.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 27 de outubro de 2013

“COM QUE PODEREI AINDA COMPARAR O REINO DE DEUS”? - Olívia Coutinho


Dia 29 de Outubro de 2013

Evangelho Lc 13,18-21

Passamos grande parte de nossa vida, correndo atrás de coisas grandes, com isto não enxergamos os valores escondidos nas coisas simples presentes no nosso cotidiano, valores  que muitas vezes desprezamos!
São  nas pequenas realidades do nosso dia a dia, que  o Reino de Deus se faz presente no meio de nós: pode ser no sorriso de uma criança, na palavra de uma mãe, no abraço de um amigo, no desabrochar de uma flor, no amanhecer de um novo dia...
As coisas grandes nos fascinam, mas são nas coisas pequenas, que estão escondidos os grandes valores que devem nortear a nossa vida!
Por onde Jesus passava, Ele arrastava multidões, porém, conhecedor do coração de cada ser humano, Ele sabia que nem todos os que estavam à sua volta, tinha o coração aberto para acolher a sua mensagem! No meio do povo simples, que de fato, queriam segui-Lo,  estavam  também os que queriam  apenas confrontá-Lo,  para poder incriminá-lo, como os fariseus e os doutores da lei.
Jesus, na sua infinita sabedoria, aproveitava a realidade do  povo simples para passar grandes ensinamentos,  de modo  que só entenderia a sua mensagem, aqueles que de fato, viviam tais realidades e que estavam abertos para acolher à  sua proposta.
O jeito simples de Jesus ensinar, nos faz compreender que a grandiosidade do Reino de Deus se faz através do “pequeno”!
Se observarmos bem as coisas simples da vida, vamos perceber que elas nos falam de Deus! Deus se faz presente nos pequenos, naquilo e naqueles que o mundo despreza!
Quem não observa as coisas simples, tem dificuldades para entender as comparações que Jesus costumava fazer para falar do Reino dos céus. 
Enquanto ficamos na expectativa de grandes momentos de emoções para sentir a presença do Reino, perdemos a oportunidade  de vivenciá-lo no aqui e no agora, no nosso convívio familiar, na comunidade, nas coisas simples do nosso cotidiano, ou seja, em todos os lugares onde o amor e a justiça se fazem presentes!
Através das parábolas, Jesus fala da grandiosidade do Reino dos céus, de um Reino de justiça, de amor e de paz, que à princípio, pode parecer pequeno. 
Era com esta pedagogia, que Jesus confundia os "grandes," estes, não  tinham o contato com as  coisas simples, como o plantio da semente, o preparar da massa do pão e por não viverem estas  realidades, não  entendiam o que Jesus falava.
O anuncio do reino, só encontra resposta, nos que se fazem pequenos, nos que se esvaziam de si mesmo, para preencher-se da graça de Deus!
Uma semente por menor que seja, quando lançada na terra, germina cresce, produz frutos, assim também acontece com o  Reino de Deus, uma pequena palavra de vida, quando acolhida no coração humano, pode crescer, expandir e produzir muitos frutos!
O evangelho de hoje, coloca diante dos nossos olhos uma das mais belas características próprias do Reino dos céus; Ele é algo que cresce lentamente, como uma pequena semente, ou uma porção de fermento que faz crescer a massa.
Quem quiser realmente encontrar o Reino de Deus, deve buscá-lo nas realidades mais simples do seu dia a dia!
O Reino de Deus é algo que cresce à mediada em que vamos compreendendo a sua dinâmica!
O Reino de Deus acontece na nossa vida, quando fazemos do nosso existir uma oferta de amor e de partilha!
O reino de Deus é  doação de vida, é vivencia permanente em Jesus!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia


Um comentário:

  1. dizer outra coisa que não que voce foi brilhante, eu estaria indo contra meus sentimentos, parabens!

    ResponderExcluir