.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Comentário Prof.Fernando - SOBRE A QUARTA-FEIRA DE CINZAS


Comentário Prof.Fernando(*)       início da QUARESMA 13fevereiro2013
– perfuma a cabeça e lava o rosto –

RESUMOS       CINZAS            Joel 2,12-18   Sl 51   2Cor 5,20-6,2   Mt 6,1-6.16-18
voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes
Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido
Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus
quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti,-- quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e fala ao teu Pai que está oculto.-- quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto para que os homens não vejam que estás jejuando

QUARTA-feira de CINZAS – sinal de mudança de rumo
Os antigos no Oriente tinham o costume de se cobrir de Cinzas como sinal de penitência, arrependimento, remorso. É reconhecer os erros. É querer mudar de vida. Também é reconhecer que somos mortais, limitados e necessitados de salvação.

·                     A mitologia egípcia representa o deus Anúbis no mundo dos mortos julgando a pessoa ao colocar no prato de uma balança o coração (sede da consciência) humano. No outro prato da balança está uma pena, símbolo da deus Maat, da verdade e da justiça. Só o coração equilibrado pela verdade/justiça, permitia que o ser humano passasse do mundo dos mortos para uma região de felicidade junto aos deuses.

·                     Em todas as culturas antigas – mas ainda hoje – o coração é identificado com a consciência e as escolhas humanas. Também a simbologia bíblica aponta o coração como o centro da vida humana. Conversão significa “fazer a volta, mudar de direção”. É o “retorno”. Converter-se é esquecer os erros passados em direção à Verdade e à Justiça. É o resumo também dos “Dez Mandamentos” que são o núcleo da fé dos hebreus. Os “Mandamentos” foram adotados pelo judaísmo e pelo cristianismo. Na verdade, hoje, mesmo para os não crentes, agnósticos ou ateus eles são aceitos sob a forma dos “Direitos Humanos” adotados universalmente por todas as nações – ao menos como Lei moral defendida pelas Constituições e Tribunais no Estado de Direito.

·                    No Oriente antigo “rasgar o manto” era um gesto dramático e a Bíblia traz muitos exemplos, pois era usado: a) ou como sinal de luto (Gn37,24); b) ou de tristeza (2Sam13,19); c) ou de escândalo frente à blasfêmia ou desrespeito a Deus (At1l4,14; 22,23; Mt 26,65); d) ou de remorso e arrependimento (1Rs21,27). Mas o profeta Joel lembra que não adianta o gesto exterior se não se “rasgar” o Coração, como também nos lembra o salmo da Quarta-feira de Cinzas. O Mestre de Nazaré insiste em que a esmola, a oração e o jejum – caminhos da “conversão” – não são para exibição hipócrita diante da sociedade. Mas atitude secreta e discreta que só Deus vê. A Quaresma e a Semana Santa envolve muitos costumes folclóricos e culturais. Mas o que importa mesmo é a preparação interior para crer no Homem-Deus que lutou até a morte pela Verdade e pela Justiça. Por isso Deus o ressuscitou. Então será Páscoa.

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
 http://homiliadominical2.blogspot.com.br  (*) Prof.(Usu-Rio) Educação, teologia e ética fesomor2gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário