.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

-Os fariseus criticaram os discípulos por comerem com as mãos impuras - Sal


Dia 12


            Jesus enquanto Deus sabia muito bem que temos de ter regras de higiene, para evitar as contaminações, e consequentemente, as doenças. Porém, Jesus reprimiu a mania dos judeus lavarem as mãos de forma ritual, não necessariamente por higiene em si, mas pela tradição e deixando de lado as coisas que realmente nos tornam impuros:  que são os nossos pensamentos, palavras e obras.  É evidente que se comermos veneno, ou comina contaminada, isso vai fazer muito mal ao nosso organismo, porém a nossa alma ficará inalterada. Pois o que vem de fora para dentro do nosso corpo, não fará mal à nossa alma. Por outro lado, não adianta nada nos preservar dos vírus,  fungos, bactérias, toxinas... se mantemos os nossos pensamentos envenenados de ódio, nossa memória contaminada de lembranças ruins e de mágoas do nosso irmão, nossa mente programada para fazer o mal ao nosso semelhante, etc.
Pois tudo isso nos fará muito mal, ou seja o pior mal. Porque nos deixará indignos de merecer a vida eterna.
            Os fariseus e alguns dos escribas vindos de Jerusalém tinham se reunido em torno de Jesus. E perceberam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as lavar.
(Com efeito, os fariseus e todos os judeus, apegando-se à tradição dos antigos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; e, quando voltam do mercado, não comem sem ter feito abluções. E há muitos outros costumes que observam por tradição, como lavar os copos, os jarros e os pratos de metal.)  Os fariseus e os escribas perguntaram-lhe: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos impuras?
Jesus disse-lhes: Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Em vão, pois, me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos (Is 29,13).
Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à tradição dos homens.
Tendo chamado de novo a turba, dizia-lhes: Ouvi-me todos, e entendei.
Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem.
Porque é do interior da mente dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos,
adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez.
Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem.
Caríssimos. Ter hábitos de higiene é indispensável para preservar a nossa saúde. Porém, não nos esqueçamos de manter nossa mente higienizada de toda maldade, de toda impureza que nos faz tanto mal.

José Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário