.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

“ESTE É O MEU FILHO, O ESCOLHIDO. ESCUTAI O QUE ELE DIZ”! - Olívia Coutinho


“ESTE É O MEU FILHO, O ESCOLHIDO. ESCUTAI O QUE ELE DIZ”! - Olívia Coutinho

II DOMINGO DA QUARESMA

Evangelho de  9, 28-36

Estamos no segundo domingo da quaresma, nos preparando para vivermos  com intensidade a Páscoa do Senhor Jesus!
Junto com a Quaresma, a Igreja nos apresenta  a Campanha da Fraternidade, com suas preocupações e desafios: “FRATERNIDADE E JUVENTUDE”.  Lema: “EIS ME AQUI, ENVIA-ME”(Is 6,8) É a Igreja no Brasil, convidando-nos  a voltar o nosso olhar para a juventude e a sua realidade!
Neste tempo reflexivo, somos convidados a  contemplar a luz de Cristo, para que possamos,  iluminados por ela, viver a nossa realidade humana, dentro do plano de Deus, no respeito e no cuidado com a vida.
Se quisermos tomar parte com Jesus, o nosso primeiro passo tem que ser a conversão.  A conversão nos abre à luz de Cristo, nos tira da escuridão das treva, nos fazendo enxergar e  desmascarar os projetos que nos mantém à sombra da injustiça e da pobreza!
Iluminados pela luz de Cristo, tornaremos uma luz peregrina, a resgatar aqueles que estão  nas trevas, os que ainda não conheceram a luz!
Em muitas situações, ser luz,  pode implicar grandes riscos, porém, o pior risco, é de não  aceitarmos  o desafio de ser luz, o que pode nos condenar à pior de todas as trevas: estar longe de Jesus!
 Aproveitemos pois, este tempo precioso para revisar o quanto há de luz e o quanto há de sombras em nossa vida!
Somos  filhos amados do Pai, que mais uma vez deseja percorrer o caminho que  Jesus percorreu, atualizando esta caminhada no contexto do mundo de hoje.
O Evangelho que a liturgia deste domingo coloca diante de nós, nos mostra a belíssima cena da transfiguração de Jesus!
 “Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu a montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.”
A transfiguração  de Jesus, foi o prenúncio do seu retorno glorioso ao céu!
 A cena revela aos discípulos, a Sua  intimidade com o Pai, assegurando-os da Sua ressurreição após Sua morte de cruz!
Na transfiguração, os discípulos Pedro, Tiago e João, puderam visualizar o encontro de Jesus com o Pai. A partir de então, eles, que andavam tristes, desapontados com as últimas revelações  de Jesus, sobre a proximidade de sua morte, se encheram de alegria, com a  certeza de que a vida e ação de Jesus, não terminaria com a sua morte.
Assim como Pedro desejou construir três tendas para que eles pudessem ficar no alto da montanha com Jesus, longe dos perigos e sem precisar batalhar a vida, nós também, certamente desejaríamos  o mesmo, essa  pode  ser a  nossa grande tentação dos dias de hoje: buscar nossa comodidade sem pensar no outro. 
Jesus é muito claro: rezar, ouvir e meditar a palavra de Deus é muito bom e O agrada muito, mas precisamos descer do alto da “montanha”, ir mais além, andar com os pés neste chão duro, com olhar sempre voltado para as margens do caminho, pois é lá, que estão os rostos desfigurados de tantos irmãos, que contam  conosco para se transfigurarem!
Precisamos sair de nossas tendas, do nosso  comodismo, descruzar os  nossos braços, desvendar os  nossos olhos e nos por à caminho!
O episódio da transfiguração deve nos animar ao longo de toda nossa vida, especialmente quando esta transfiguração mostra o lado da cruz. Jesus nos ensina com a própria vida a não temermos a cruz, Ele nos trouxe a certeza de que a cruz não é sinal de morte e sim, sinal de vida!
Guardemos dentro de nós, o brilho do rosto transfigurado de Jesus, brilho que nos  servirá de farol,  para iluminar as  travessias escuras de nossa  vida.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário