.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas - Missionários Claretianos



26 de novembro

Segunda-feira, 26 de novembro de 2012
34ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Amador de Autun (bispo), Básolo de Verzy (eremita), Belino de Pádua (bispo, mártir), Conrado de Constância (bispo), Estiliano de Adrianópolis (eremita), Pedro (bispo), Fausto, Dídio, Amão, Fileas, Hesíquio, Pacômio, Teodoro e Companheiros (mártires de Alexandria, no Egito), João Berchmans (religioso jesuíta), Leonardo de Porto Maurício (presbítero franciscano), Marcelo da Nicomédia (mártir), Martinho de Arades (monge), Nicon Metanoite (monge), Pedro de Alexandria (bispo, mártir), Silvestre Gozzolini (abade).
Primeira leitura: Apocalipse 14, 1-3.4b-5.
Tinham a fronte marcada com o nome de Cristo e o do seu Pai. 
Salmo responsorial: 23, 1-6.
É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel. 
Evangelho: Lucas 21, 1-4 .
Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas.
Para o evangelho, o critério para avaliar uma realidade é, antes de tudo, qualitativo e não quantitativo. E a qualidade está ligada às possibilidades de cada pessoa, grupo, comunidade e instituição. A generosidade dos donativos dos ricos é somente aparente já que ali colocam quantidade limitada; o donativo da viúva pobre é maior, porque ela da com maior generosidade ao entregar aquilo que tem para viver.
Jesus nunca confia a continuidade da missão à enorme multidão que o segue, mas ao pequeno grupo de homens e mulheres, liderados pelos apóstolos, que os acompanhavam no dia a dia. Não confia na generosidade dos ricos que se multiplicam na Galiléia, mas na solidariedade dos publicanos que abandonam seu oficio e acolhem o evangelho.
Tampouco confia a eficácia de sua missão à abundancia de dinheiro, mas sim na força que o evangelho tem para transformar a cultura social. Alguns cristãos se preocupam muito porque o número de fiéis nos templos está se reduzindo notoriamente ano após ano, ou porque o número de crianças batizadas decresce enquanto aumentam as exéquias; mesmo sendo um dado que se deve analisar com urgência, é preciso priorizar a formação qualitativa dos cristãos que se mantém fiéis à fé de seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário