.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

“LEVANTEM-SE ERGAM A CABEÇA, A LIBERTAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA.”- Olívia Coutinho


 
1º DOMINGO DO  ADVENTO
 
Dia 02 de dezembro de 2012
 
Evangelho de Lc 21,25-28. 34-36
 
Iniciamos hoje o tempo do advento! Um tempo que deve ser marcado pelo desejo de conversão de vida, algo fundamental para quem deseja fazer do seu coração uma manjedoura para acolher Jesus! Sem um retorno de todo o nosso ser, à Jesus, não tem como viver a alegria da expectativa de  Sua vinda.
O tempo do advento não se limita na preparação para o Santo Natal, mas também nos insere em toda história da salvação, levando-nos a  reviver a mesma esperança  da vinda do Messias,  vivida pelo povo de Deus, no início de toda história.  Porém, este tempo vem nos lembrar  que o Messias tão esperado já veio, já está no meio de nós!
O advento é um tempo de nascimento e renascimento que nos traz a confiança de que  novos horizontes são possíveis de  serem atingidos, quando  caminhamos na certeza de que Jesus  nasce e renasce  em nossos corações, a cada vez que O enxergamos na pessoa do irmão! É um tempo de profunda espiritualidade, tempo por excelência para  contemplarmos este precioso presente de Deus para a humanidade: Jesus!
Neste tempo de espera, o nosso coração se rejubila torna maleável aberto para acolher a Luz Maior, que vem reacender em nossos corações, a chama da esperança! Esperança que transcende as nossas necessidades materiais, que inclui uma visão de mundo, onde ainda é possível haver justiça, paz e amor, valores que mantém o equilíbrio da vida, sustentado pela relação entre o humano e o Divino!
 Deixemo-nos tocar e nos envolver pelo advento do senhor, redescobrindo a alegria, o sentido da fé e do viver segundo a vontade de Deus! 
Que neste tempo de preparação para o Natal,  o nosso coração seja inundado por um amor que liberta, que nos torna flexíveis, dóceis a ponto de nos transformar em sinal vivo de Jesus no mundo!
O evangelho que a liturgia deste  domingo nos apresenta, nos parece confuso, de difícil entendimento,  mas ao mesmo tempo  alimenta a nossa esperança, aumenta a nossa confiança no poder de Deus e  nos motiva a um engajamento maior na construção do Seu Reino.
O texto chega até a nós numa  linguagem apocalíptica, isto é, um vocabulário  simbólico, exagerado nas imagens, destacando os fenômenos da natureza para dizer que o mundo velho, corrompido pelo pecado está prestes a desaparecer e no seu lugar  surgirá  um mundo novo,  de modo que os "eleitos" de Deus, não terão mais  o que temer.
O gênero literário apocalíptico é uma forma misteriosa de falar sobre as realidades difíceis do tempo presente e não do que está por vir. É uma linguagem simbólica que tem como propósito, animar as comunidades cristãs para a denúncia profética e a resistência a tudo aquilo que se  opõe ao projeto de Deus.
É a força do testemunho das comunidades cristãs, que faz cair por terra as máscaras dos inimigos do projeto de Deus!
O evangelista Lucas, não pretende nos alarmar sobre o final do mundo, e sim, nos   convidar a levantar a cabeça e a  ficar de pé, mesmo em meio as tribulações de uma sociedade conflituosa em que vivemos, pois a nossa libertação está próxima, ou melhor, está em curso, pois Jesus, ao vencer a morte, nos resgatou do cativeiro, renovando assim, a aliança de amor quebrada pelo pecado.
Se aprofundarmos um pouco mais  no texto, vamos perceber que  a sua mensagem principal  é de esperança. A nossa esperança deve  nascer do fato de que a vitória  do projeto de Deus está garantida, foi  concretizada através  de Jesus.  Porém, a certeza desta vitória, não pode  dispensar a nossa atitude de vigilância, que deve ser constante, pois não podemos correr o risco de sermos pegos de surpresa em atitudes contrárias a vontade de Deus.
 O desafio de quem busca a eternidade, é não desanimar e nem se isolar. É  vivendo em comunidade, partilhando a vida, buscando a conversão, que  encontraremos força e motivação  para enfrentar e superar  as adversidades da vida.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário