.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça - Missionários Claretianos



28 de novembro


Quarta-feira, 28 de novembro de 2012
34ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Catarina Labouré(virgem), Estêvão, o Grande, com Basílio, Pedro, André e Companheiros (monges mártires), Estêvão, o Jovem (mártir de Constantinopla), Gregório III (papa), Hipólito de Saint-Claude (monge, bispo), Honesto de Nimes (presbítero), José Pignatelli (religioso jesuíta), Papiniano e Mansueto (bispos africanos, mártires), Rufo e Companheiros (mártires), Sóstenes (companheiro do Apóstolo Paulo, citado em At 18,17 e 1Cor 1,1), Tiago de Marca (franciscano), Valeriano, Urbano e Companheiros (bispos).
Primeira leitura: Apocalipse 15, 1-4.
Entoavam o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro. 
Salmo responsorial: 97, 1-3. 7-9.
Como são grandes e admiráveis vossas obras, o Senhor e o nosso Deus onipotente! 
Evangelho: Lucas 21, 12-19 .
Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça
A crítica que Jesus dirige contra o Templo de Jerusalém, contra as famílias que controlavam o sacerdócio e contra a perigosa conivência entre as autoridades locais e as autoridades romanas se torna perigosa para ele e para seus seguidores. Em pouco tempo se desataria uma perseguição que duraria séculos. Ante essa perspectiva, o evangelista recorda que esse traço é um elemento constitutivo do evangelho.
Não se pode mudar o mundo, sem que o mundo se volte contra quem tentar. O mérito do cristianismo, em seus primeiros séculos de existência, foi o de servir de fermento que transformou a situação de milhões de pessoas marginalizada; o grande risco que correu foi de assimilar a cultura dominante e terminar como parte do que se queria mudar.
Dizem que até o melhor machado é domesticado porque seu corte não se conserva com o passar do tempo. Uma boa alternativa para o cristianismo é deixar que Jesus nos de novamente a prudência e a eloqüência de sua palavra. Voltar uma vez mais à fonte, quando sintamos que o corte da espada da fé já não toca a cultura que queremos mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário