28 de novembro
Quarta-feira,
28 de novembro de 2012
34ª Semana
do Tempo Comum
Santos do Dia: Catarina Labouré(virgem), Estêvão, o Grande, com Basílio, Pedro, André e
Companheiros (monges mártires), Estêvão, o Jovem (mártir de Constantinopla), Gregório
III (papa), Hipólito de Saint-Claude (monge, bispo), Honesto de Nimes
(presbítero), José Pignatelli (religioso jesuíta), Papiniano e Mansueto (bispos
africanos, mártires), Rufo e Companheiros (mártires), Sóstenes (companheiro do
Apóstolo Paulo, citado em At 18,17 e 1Cor 1,1), Tiago de Marca (franciscano),
Valeriano, Urbano e Companheiros (bispos).
Primeira leitura: Apocalipse 15, 1-4.
Entoavam o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro.
Salmo responsorial: 97, 1-3. 7-9.
Como são grandes e admiráveis vossas obras, o Senhor e o nosso Deus onipotente!
Evangelho: Lucas 21, 12-19 .
Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça
Entoavam o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro.
Salmo responsorial: 97, 1-3. 7-9.
Como são grandes e admiráveis vossas obras, o Senhor e o nosso Deus onipotente!
Evangelho: Lucas 21, 12-19 .
Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça
A crítica
que Jesus dirige contra o Templo de Jerusalém, contra as famílias que
controlavam o sacerdócio e contra a perigosa conivência entre as autoridades
locais e as autoridades romanas se torna perigosa para ele e para seus
seguidores. Em pouco tempo se desataria uma perseguição que duraria séculos.
Ante essa perspectiva, o evangelista recorda que esse traço é um elemento
constitutivo do evangelho.
Não se
pode mudar o mundo, sem que o mundo se volte contra quem tentar. O mérito do
cristianismo, em seus primeiros séculos de existência, foi o de servir de
fermento que transformou a situação de milhões de pessoas marginalizada; o
grande risco que correu foi de assimilar a cultura dominante e terminar como
parte do que se queria mudar.
Dizem que
até o melhor machado é domesticado porque seu corte não se conserva com o
passar do tempo. Uma boa alternativa para o cristianismo é deixar que Jesus nos
de novamente a prudência e a eloqüência de sua palavra. Voltar uma vez mais à
fonte, quando sintamos que o corte da espada da fé já não toca a cultura que
queremos mudar.
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