.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

“O templo é a casa de oração” - Claudinei M. Oliveira.



Sexta - feira, 23 Novembro  de 2012.
Evangelho: Lc 19,45-48


Disse Jesus à multidão no pátio do templo: “nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte:  a minha casa será uma 'Casa de oração'."  
 Jesus chegou à cidade grande e foi direto para o Templo que ficava no centro. Encontrou um antro de podridão apoderando-se da casa do Pai. Na verdade Jesus veio para a cidade para tomar posse da casa de oração e vigorar os ensinamentos do Pai.
Aqueles que tomavam conta do Templo tinham objetivos claros: limpar de forma concisa a riqueza material do povo pobre tendo por base a religiosidade e a fé. Não tinham escrúpulo no ato do fazer as coisas erradas. Tinham consciência da manipulação do povo que sofria as angústias e a falta de acomodação decente.  Assim, os fariseus, ou seja, todos os poderosos que comandavam o poder da cidade alimentavam suas máscaras da falsa riqueza em nome de Deus. Usavam o templo para negociar a salvação. Implantavam meios convincentes de arregimentar mais poderes coercivos. Enquanto isso, o povo padecia na esperança de um dia a vida conquistar a plena libertação.
Porém, o Mestre de Nazaré, carregava em seu bojo o desejo do amor fraterno e a liberdade de todos para uma vida digna e feliz. Jesus não compactuava com o maltrato do povo, tanto que energicamente, colocou-se diante dos injustiçados, mostrou o caminho da vida e motivou  todos para fazer o bem sempre.
A religião deve libertar de todas as injustiças e almejar o homem para as maravilhas do reino de Deus. A religião não deve prender o homem, castigar e fazer sofrer demasiadamente. A religião, que significar re-ligar, juntar, unir o povo em prol de uma construção coletiva, não pode ser desvirtuada  para um fim político interesseiro.
Jesus  ensina todos os dias algo novo. Mas o que ele ensina?  Ensina uma doutrina da paz, do amor, da concordância fiel, do apego ao Senhor, da misericórdia. Ensina tantas maravilhas do bem, de ser justo e acolhedor. Jesus ensina sempre a bondade e a fidelidade para com todos os irmãos. Mas, por que o homem não aprende seus ensinamentos?
Entretanto, estes ensinamentos de Jesus incomodam muita gente que só pensam em si mesmos, não sabem partilhar com os irmãos as graças recebidas dos céus. Estes interesseiros, tanto da época de Jesus, quanto hoje, têm vergonha da palavra da libertação. Sentem-se ameaçados e tramam estratégias para eliminar a Vivacidade  de sua frente.
Portanto, a casa de Deus é um lugar de oração, de meditação, de laboração para o bem. A casa de Deus não pode ser usada para enganar, para trair a confiança do povo, mas para dar vida plena e cheia de espetáculo. Ao dirigir para a igreja ousa-se  na justiça e na comunhão fraterna com a comunidade. Viva e seja feliz ao lado de Deus que lhe quer muito bem. Amém!
Claudinei M. Oliveira

Um comentário:

  1. Olá Claudinei paz e bem!!!
    Gostaria de lhe dizer que no seu segundo parágrafo da homilia de hoje você comete um erro contra os fariseus. Estes não eram os detentores do templo e do poder na cidade Jerusalém. Confira no livro de Joacchim Jeremias, Jerusalém no Tempo de Jesus.
    Abraço e paz em Cristo

    ResponderExcluir