.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 18 de novembro de 2012

Imediatamente deixaram as redes e o seguiram.-Missionários Claretianos




Sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Santo André, Apóstolo (Festa).
Outros Santos do Dia: Arnaldo de Gemblours (abade), Cástulo e Euprépio (mártires), Constâncio de Roma (presbítero), Justina de Constantinopla (virgem, mártir), Maura de Constantinopla (virgem, mártir), Sapor de Beth-Nictor, Isaac de Beth-Seleucia e Companheiros (bispos, mártires), Trojano de Tréguier (bispo), Tugal de Tréguier (abade, bispo).
Primeira leitura: Romanos 10,9-18.
A fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo.
Salmo responsorial: Sl 18 (19), 2-3. 4-5 (R/. 5a).
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
Evangelho: Mateus 4,18-22.
Imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
Os primeiros discípulos de Jesus se apresentam como modelos de vocação cristã. Jesus lhes faz um chamado que se assemelha em muito à maneira como os profetas de Israel convocavam seus seguidores. Jesus vai a seus locais de trabalho e ali mesmo, no trabalho cotidiano, comunica seu chamado. Esses discípulos respondem com generosidade, prontidão e decisão extraordinárias, já que compreendem que é Deus quem lhes chama pela voz de uma pessoa que para eles era quase desconhecido.
Esse chamado tem vários momentos. Primeiro, um encontro com Jesus que, enquanto eles se ocupam de seu sustento, ele se consagra à pregação do evangelho. Segundo, depois do encontro vem o convite para que o acompanhem e algum dia se convertam em pescadores da nova humanidade. O caminho que ele lhes propõe tem um começo, mas seu final é uma incógnita.
O terceiro momento é a resposta que implica em deixar tudo, romper com a vida anterior e se lançar no desconhecido. Não é um caminho para todos, mas para aqueles que querem estar com ele. Para a multidão, Jesus procurará uma formação mais geral, uma mensagem mais simples e simbólica. Para seus seguidores, homens e mulheres de toda classe, raça e nação, Jesus propõe um caminho novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário