.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 18 de novembro de 2012

“O QUE QUERES QUE EU FAÇA POR TI?” - Olívia Coutinho



Dia 19 Novembro de 2012

 Evangelho – Lc 18,35-43

Às vezes preferimos ser  "cegos" diante às inúmeras injustiças que desfilam diariamente  diante dos nossos olhos, para não termos que tomar atitudes.  Preferimos acreditar que estas injustiças contra os nossos irmãos, não são  problemas nossos. Porém Jesus, vem nos mostrar o contrário, afirmando com o seu próprio testemunho que  podemos e devemos fazer  algo em defesa dos injustiçados.  
A presença de Jesus, acalenta, inspira confiança, os seus ouvidos estão sempre atentos  aos  gritos dos excluídos. É Ele que vem nos libertar da pior de todas as  cegueiras: a cegueira de quem não quer enxergar.
 Como seguidores de Jesus, precisamos tomar  consciência  de que somos co-responsáveis pela vida do outro!
O maior testemunho do cristão, é o amor ao próximo, é nesse amor que se  resume a lei e o sentido do grande mandamento que nos faz entender, que é amando o próximo, que amamos a Deus!
Por onde Jesus passava, Ele atraia multidões, as pessoas buscavam  Nele a cura dos  seus males, mas nem todos eram curados, muitos ainda não tinham uma fé suficiente, capaz de  tocar Jesus: “Vai, a tua fé te curou”.
O evangelho de hoje, nos presenteia com o belo relato de uma cura realizada por Jesus, revelando definitivamente a presença do Reino de Deus  entre os homens.
Caminhando rumo a Jerusalém  juntamente com os seus discípulos e uma grande multidão,  Jesus, passando pela cidade de Jericó, sente ecoar nos seus ouvidos, um pedido de socorro, um grito que  partia de  um cego chamado Bartimeu, cuja cegueira era apenas a privação de um dos seus sentidos, ou seja, uma cegueira física e não espiritual. 
Sentado à beira do caminho, aquele cego percebe o que muitos de nós ainda hoje não percebemos; a passagem de Jesus pela nossa vida!
A  fé do cego de Jericó, era mais luminosa  do que as vistas daqueles que enxergavam.  
 Bartimeu, reconhece em Jesus a presença transformadora do poder de Deus, um poder que liberta os excluídos, estes, que são  abandonados por uma sociedade que tenta abafar o sua voz. 
O grito do cego  incomodou àqueles que  não queriam que Jesus interrompesse aquela caminhada, mas  quanto mais tentavam calar a sua voz, mais alto ele gritava!  E aquele grito de fé, tocou Jesus: “Filho de Davi tende piedade de mim”!
Tomado de compaixão, Jesus diz: “Chamai-o”! Os mesmos que antes tentaram calar a voz do cego, agora o encorajam: “Coragem, levante-te, porque Jesus está chamando você". Movido pela fé, Bartimeu larga tudo, isto é, o único bem que possuía; um manto e vai ao encontro de  Jesus.  Dirigindo-lhe  a palavra, Jesus pergunta: “O que queres que eu faça por ti”? “ Mestre, que eu veja”!
A resposta de Jesus, como sempre uma resposta de amor, transforma a vida daquele homem: "Vai a tua fé te curou." No mesmo instante  aquele que era cego passou a enxergar, sua cura foi fruto da sua fé. E curado, ele faz do caminho de Jesus o seu caminho, tornando um dos seus fieis  seguidores, um verdadeiro  modelo para todos nós que queremos “seguir Jesus, rumo a uma nova Jerusalém. 
A princípio, pode nos parecer estranho Jesus ter lhe perguntado: ”Que queres que eu faça por você”?   Certamente, Jesus sabia o que ele queria, mas Ele desejava ouvir dos seus próprios lábios, com isto, Jesus  nos ensina que  a oração é um exercício de fé que aprimora também o nosso relacionamento com Deus, um pedido que elevamos a Deus, é uma oração!
 Para Jesus, era importante curar o cego por inteiro,  colocá-lo de pé, inserindo-o na sociedade.
Ao ser curado, Bartimeu  sente ampliar  a sua visão espiritual, ele não foi embora para viver a vida à sua maneira, passou a seguir Jesus, não ficou  mais sentado à beira do caminho e sim,  à caminho...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário