.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

“Ditosos os que vêem e ouvem...” – Diac. José da Cruz


04 de dezembro - Terça Feira
Terça Feira da 1ª Semana do Advento 04/12/2012
1ª Leitura Isaias 11, 1-10
Salmo 71 (72), 7 “Florescerá em seus dias a justiça e a abundância da paz, até que cesse a luz de brilhar”
Evangelho Lucas 10, 21-24

“Ditosos os que vêem e ouvem...” – Diac. José da Cruz
Há algo inédito que os discípulos de Jesus conseguem ver e ouvir, e que antes de ser um privilégio ou uma conquista humana é puro Dom de Deus. Nesse evangelho, conhecimento e Revelação têm o mesmo significado. Em Jesus Cristo o Ser Humano nesta Vida têm a possibilidade real e única de conhecer a Deus, não como algo estranho e alheio á natureza humana, um Ser Espacial e cósmico, estranho e inatingível, ao contrário, um Deus bem dentro de si, nas profundezas do Homem, e que lhe dá um novo olhar e um novo ouvir. Se antes Deus falava com os homens de dentro de uma nuvem, ou em uma sarça ardente ou em meio ao fogo, a partir de Jesus Ele fala de dentro do homem, dando um novo significado á sua existência.
É isso precisamente os efeitos da Salvação oferecida por Jesus a cada homem! Esta Salvação satisfaz a todos os anseios humanos, liberta de todas as amarras e alienações,, cura de todas as feridas. O Discípulo não só denuncia as estruturas que agem contrariamente a essa Salvação, mas experimenta de modo concreto seus efeitos em sua vida pois anuncia algo que experimentou e conhece. Os discípulos são os primeiros e depois deles, todo aquele que crê e se permite ser atingido por essa Graça.
É esse o motivo da Alegria de Jesus, seus discípulos ainda não são homens santos e perfeitos, de conduta moral inabalável, virtuosos e justos, mas apesar disso já experimentam os efeitos primeiros da Salvação que Ele trouxe e que irá consolidar-se com sua morte e ressurreição. Através do Espírito Santo ela já vai acontecendo, em todos os que o buscam, enquanto Deus e Senhor, como de fato Ele é, porque assim se revela.
Sábios e inteligentes são todos os que, por aquele tempo e nos dias de hoje, não compreenderam o que é a Salvação, ou julgam que poderão alcançá-la com o esforço humano, a prática das virtudes e o seguimento a leis e preceitos. Os pequeninos de ontem e de hoje, são todos os que descobriram essa Verdade, de que a Salvação é um processo dinâmico que nos acompanha desde o nascimento até a morte, consolando o nosso coração e alimentando a Esperança, quando nos deparamos com nossos limites e fragilidades, quando reconhecemos que não somos capazes de nos salvar, e por isso descobrem a cada instante, que no meio de toda essa insegurança e incerteza, somos crianças conduzidas pela mão pelo Senhor de Nossa Vida, o Salvador Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário