.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

“O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!” – Olívia Coutinho


 
DOMINGO: SOLENIDADE DA  FESTA DE CRISTO REI.
 
Dia 25 De Novembro de 2012 
 
 Evangelho  Jo 18, 33 - 37
 
 Neste último domingo do mês de novembro, a Igreja conclui o ano  litúrgico com a solenidade da festa de Cristo Rei, quando revivemos  a feliz conclusão da peregrinação de Jesus, junto a humanidade.
Iluminada pelo Espírito Santo, a igreja foi muito feliz em colocar esta solenidade nesta ocasião, pois é ao nosso Rei: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que devemos ofertar toda a nossa caminhada de fé realizada ao longo deste ano litúrgico que se finda.
O evangelho que é colocado diante de nós neste domingo, está inserido no processo final contra Jesus que culminou  na sua condenação, porém, os “alicerces” do Reino já estavam estabelecidos quando  Jesus é apresentado como  Rei:   o Rei do universo, que teve  como trono a cruz!
O evangelista concentra o tema da realeza de Jesus, nesta passagem de sua vida, para deixar  claro que tipo de rei Ele é. 
Jesus é o único  Rei   que se apresenta aos homens, sem nenhum aparato de segurança, pois no  Reino que Ele veio implantar,  a arma mais poderosa é o amor, a autoridade é  o serviço, o grande é aquele que serve, o perdão é a ponte que une os irmãos! Neste Reino não há lugar para a violência  e nem para o  ódio, as  operações de guerra, se  concentram nos serviço ao próximo, uma dessas operações, o próprio Jesus  realizou na véspera de sua morte, quando  numa atitude  de humildade e serviço, curvou-se  para lavar os pés dos apóstolos
 Ao apresentar o seu Reino a Pilatos, Jesus esclarece: “O meu Reino não é deste mundo.” Com esta afirmativa, Ele não quis dizer que o seu reinado começaria nos limiares Celestiais,  o que na verdade Jesus quis dizer, é que os valores que norteiam a vida no seu Reino, não são aceitos nos reinos do mundo, nos  reinos implantados pelos poderosos.
Embora o  Reino de Deus não seja deste mundo, o reinar de Jesus não está fora mundo! Em outras passagens do evangelho, o próprio Jesus  nos assegura: “O Reino de Deus já está entre vós”, o que nos  dá  a garantia de que, mesmo entre as turbulências dos outros reinos, podemos vivenciar, já aqui na terra, as alegrias do Reino do céu!
O modelo de rei visto pela lógica dos  homens em nada assemelha  a condição de rei aplicada a Jesus. O Seu reinar independe dos esquemas deste mundo, do toma lá dá cá.  O  reinar de Jesus,  só depende do querer do Pai!
Juntamente  com a festa de Cristo Rei,  celebra-se  também o dia do Leigo,  vocação imprescindível, na vida da Igreja, mas que  às vezes é pouco reconhecida  devido a nossa  tendência  em acreditar que vocacionados, são somente os padres, os  bispos  e religiosos.
Ser leigo (a) no mundo de hoje, chega a ser  um grande desafio, pois não é fácil dar testemunho de Jesus, vivendo no mundo, sem ser do mundo. 
“É importante tomarmos consciência de que os Leigos  ocupam importantes ministérios na Igreja,  entre tantos, assumem  a vocação particular de constituir família, o compromisso cristão de atuar profissionalmente com ética, dedicação e diferencial positivo, no sentido de ser uma pessoa diferente, no meio de tantas”. Enfim, leigos e leigas, assumem o grande desafio de serem pedras vivas da Igreja terrestre, são eles, os trabalhadores do Reino.
Como povo de Deus que peregrina aqui na terra, rumo a Pátria definitiva, somos  todos convidados a vivenciar o Reinado de Jesus, ciente de que; assim como Ele, nós também passamos pela cruz.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário