.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 25 de novembro de 2012

“A viúva ofertou tudo que tinha” - Claudinei M. Oliveira.




 Segunda - feira, 26  Novembro  de 2012.
Evangelho: Lc 21, 1-4
             Neste lindo Evangelho  aparece um mensagem reflexiva para o amadurecimento do cristão na fé, pois o Senhor oferece  as melhores coisas para seus filhos e em troca espera seu amor, dedicação e sua valoração. A viúva ao oferecer duas moedinhas  no templo não ofertou a sobra, mas aquilo que era mais precioso, ou seja, depositou sua esperança e seu comprometimento com a casa do Pai.
O elogio de Jesus remonta vivacidade  de uma pessoa que vai ao encontro do Pai  na certeza da missão cumprida. As moedinhas representam a sinceridade, sem máscaras, despojadas dos encantos mundanos porque almeja uma vida junto ao Pai na eternidade.
Ao oferecer a sobra supérflua o homem não está entregando algo de si, mas algo que não vai fazer falta. Não que se deva oferecer algo a Deus que faça falta, mas diante do que tem  como única fonte de sobrevivência pode demonstrar o comprometimento com a lei do Senhor.
A viúva não tinha dinheiro em abundância para oferta em voz alta  como faziam os homens ricos, porém tinha algo que muito valoroso. Não se sentiu envergonhada e colocar duas moedinhas na oferenda porque sabia que seu papel estava sendo cumprida.
Para o homem moderno, carente de bens materiais, ofertar algo para Deus faz uma falta muito grande. Tudo que ganha na vida a partir do suor e da labuta no trabalho já tem direcionamento para cercar-se de quinquilharias.  Esquece de Deus, das vicissitudes e da misericórdia com toda a criação.
Deus não quer um lugarzinho na vida do cristão recebendo resto. Ele quer participar totalmente da vida do cristão ou participar iluminando totalmente os passos da vida de cada pessoa. Deus deve estar integralmente ativo na vida do cristão. Para tanto, o homem deve abrir o coração para o Senhor e deixar que Ele atue de forma sistemática.
A ligação homogenia entre Deus e o homem perpassa o comprometimento e dedicação no decorrer das ações diárias. As realizações diárias são objetos da vontade de Deus, nada acontece sem a Sua  intervenção. Entretanto, tristemente  o Pai permanece quando seu filho não corresponde sua graça, ou seja, quando o homem esquece do projeto de vida e passa construir metas mirabolantes que não atende a missão divina. Quanto mais valor em bens materiais o homem dispõe, mais distante na essência de Deus permanece. Pode até freqüentar a igreja, devolver o dízimo, ofertar volumes generosos a Deus, mas não passa de engodo e comprometimento. Na verdade, como os poderosos da cidade grande no tempo de Jesus, ofertavam a sobra para Deus. Deus não quer sobra, mas quer a dedicação e a generosidade fraternal de cristão verdadeiro.
Não que Deus é exigente. Deus exige do homem a vontade e ações que privilegiam a segurança e a comodidade de todos. O homem cristão deve comprometer-se com o outro na totalidade.  Ser justo e amar as criaturas divinas sem medidas.
Portanto, as moedinhas da viúva fizeram a diferença no templo e para Jesus que observava quem depositava suas ofertas. Que estas moedinhas cheguem ao coração de cada um e ajude a construir a verdadeira caminhada rumo à salvação. Amém!
Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário