.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Mistério da Eucaristia-Diac. José da Cruz


SEXTA FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA 24/04/2015
1ª Leitura Atos 9, 1-20
Salmo Marcos 16,15 “E disse-lhes:” Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”
Evangelho João 6, 52-59

Certa ocasião indaguei a um estudioso dos povos indígenas se havia alguma justificativa para as tribos antropófagas devorarem seus adversários. Ele explicou-me que uma certa tribo havia adotado esse costume por acreditarem que, o Espírito de um Valente guerreiro, é passado aquele que comer a sua carne. Nesta tribo, os adolescentes eram convocados a saborearem a carne dos Guerreiros adversários que haviam matado. Essa idéia bem rudimentar e primitiva nos ajuda a compreender o Mistério da Eucaristia em nossa Vida.
Para se ter em nós a Vida Plena do Espírito, é preciso comer a carne do Senhor e beber o seu sangue.  Os Judeus ortodoxos ficaram escandalizados e se perguntavam, como é que Jesus iria lhes dar de comer à sua carne.
Comer o Corpo do Senhor, e beber do seu sangue, são expressões fortes para se dizer que, aquele que Nele crê, devem estar com ele em íntima comunhão a ponto de se transformar em um outro Cristo.
Entretanto, não podemos resumir a Eucaristia apenas ao Rito, que é rico em significado, a própria palavra “Comunhão” com que designamos a Eucaristia, é a sua essência. Portanto, não se trata de um rito mágico, onde ingerimos a hóstia Consagrada e o precioso vinho, transubstanciado realmente no Corpo e Sangue do Senhor ( Não do Jesus histórico) e em nosso organismo começa uma alteração química...Essa mudança só é perceptível sob o olhar da Fé, pois a vivência quotidiana deve manifestar essa prática eucarística de se estar em comunhão com o Senhor na Comunhão com os irmãos.
Estar em comunhão com o Senhor é quando eu demonstro a mesma reverência com as pessoas, que eu tenho pelo Santíssimo presente no Sacrário. Como é bonito de se ver quando o Sacerdote passa em meio aassembléia com o Ostensório. As pessoas fecham os olhos, tocam nas vestes sacerdotais, ajoelham-se, acompanham todo o percurso com o olhar em um devotamento total da alma e do coração. Terminada a celebração termina também a magia, os irmãos e irmãs são os mesmos de sempre, chatos, ranzinzas, fofoqueiros, orgulhosos, arrogantes, soberbos, e a relação com alguns da assembléia é quase impossível…Onde ficou a comunhão com o Senhor nas relações da comunidade? E há os de “Crista Erguida” que quando exortados por alguém a serem mais pacientes, caridosos e compreensivos, respondem com a velha e repugnante frase “Venho aqui por causa de Jesus e não das pessoas” .
As demais pessoas da comunidade, inclusive os dirigentes e Ministros Sagrados, nada significam, o que importa é o Jesus Eucarístico, que não incomoda ninguém, que não faz nenhuma exigência, que concorda com tudo o que eu digo , penso e faço, e ainda de vez em quando me faz alguns milagres. Que Cristianismo é esse?

Vale aqui lembrar a frase Joanina “Quem diz que ama a Deus, que não vê, mas não ama o próximo que está ao seu lado, é um mentiroso!” . Temos uma prática eucarística ou vivemos apenas no “arrebatamento” do rito? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário