.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 1 de março de 2021

Tempo de purificação-Helena Serpa

 

7 DE MARÇO DE 2021

 

DOMINGO DA TERCEIRA SEMANA

 

DA QUARESMA

 Cor roxo

 

 

1ª. Leitura Ex 20,1-17

 

Leitura do Livro do Êxodo 20,1-17

Naqueles dias: 1Deus pronunciou todas estas palavras: 
2'Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou do Egito, da casa da escravidão.  3Não terás outros deuses além de mim.  4Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, ou embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, debaixo da terra. 5Não te prostrarás diante destes deuses nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração dos que me odeiam, 6mas uso da misericórdia por mil gerações com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não deixará sem castigo quem pronunciar seu nome em vão. 8Lembra-te de santificar o dia de sábado. 
9Trabalharás durante seis dias e farás todos os teus trabalhos, 
10mas o sétimo dia é sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu gado, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades.  11Porque o Senhor fez em seis dias o céu e a terra, o mar e tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou. 12Honra teu pai e tua mãe, para que vivas longos anos na terra que o Senhor teu Deus te dará. 13Não matarás. 
14Não cometerás adultério. 15Não furtarás.  16Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. 17Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Receita para ser feliz

Deus nos deu os mandamentos não como peso, mas para nos garantir caminhar para a justiça e santidade ter felicidade e bem estar. Eles são uma receita para a nossa felicidade. Quem vive os mandamentos da Lei de Deus sempre obtém  sucesso nos seus empreendimentos, porque vive ajustado à vontade do Pai. Portanto, devemos distinguir os mandamentos da Lei de Deus como uma prova do Seu amor e da Sua misericórdia para conosco. Ele nos ensina e nos advert,e e quando erramos, Ele usa de clemência e de compaixão para conosco. Deus é muito maior do que a nossa culpa. Ele quer apenas que tenhamos uma vida feliz! – Você é fiel aos ensinamentos de Deus? Tomando o texto desta leitura, identifique os MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS, refletindo como você os tem vivenciado no seu dia a dia.

Anote no seu caderno de oração.

 

OS DEZ MANDAMENTOS

  1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
 
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
 
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
 
4°) HONRAR PAI E MÃE
 
5°) NÃO MATAR
 
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
 
7°) NÃO ROUBAR
 
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
 
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

 

Salmo 18, 8.9.10.11 (R Jo 6,68c)

 

R. Senhor, tens palavras de vida eterna.

8A lei do Senhor Deus é perfeita,*
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,*
sabedoria dos humildes.R.

9Os preceitos do Senhor são precisos,*
alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,*
para os olhos é uma luz.R.

10É puro o temor do Senhor,*
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos*
e justos igualmente.R.

11Mais desejáveis do que o ouro são eles,*
do que o ouro refinado.
Suas palavras são mais doces que o mel,*
que o mel que sai dos favos.R.

 

Reflexão - Precisamos cada vez mais saborear a lei do Senhor para que a nossa alma possa sentir o conforto e o nosso coração possa alegrar-se. O mandamento do Senhor é uma luz para a nossa caminhada, é um farol que ilumina a nossa frente e nos faz perceber todas as riquezas que Ele providencia a cada dia na nossa vida. O sabor da Palavra de Deus nós só poderemos sentir com a ajuda do Espírito Santo, pois é Ele quem nos convence iluminando a nossa inteligência. 

 

 2ª. Leitura – I Cor 1, 22-25

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1,22-25

Irmãos: 22Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus
e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus
é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus
é mais forte do que os homens. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “A insensatez de Deus é sabedoria
Porque somos fracos no entendimento das coisas do alto, às vezes, não percebemos com a nossa razão humana os mistérios de Deus. Porém, o Senhor nos dá a sabedoria para que possamos acolher a Sua “insensatez”, isto é, a Sua maneira de nos amar até a morte de Cruz. A insensatez de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens e, a Sua fraqueza, é mais forte que a fortaleza dos homens. Portanto, o que para o mundo é escândalo, para nós que somos de Cristo, é AMOR. Cristo crucificado é escândalo para aqueles que o rejeitam, mas para nós Ele é o sinal do Amor e da sabedoria de Deus. Se o nosso sinal é Cristo crucificado, nós precisamos também com Ele, deixarmos crucificar a nossa mentalidade mundana assumindo a Sabedoria que vem do alto, a fim de que também, com Cristo, ressuscitemos para uma vida nova. - Você já percebe o valor do mistério da Redenção: paixão, morte e ressurreição de Jesus? Você sente os efeitos do sacrifício de Jesus na sua vida? Você já acolheu a Cruz de Jesus? Como? Como você se sente: forte ou fraco (a)?                                                                                                                     

 

Evangelho – Jo 2, 13-25

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,13-25

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 
14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados.  15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 
16E disse aos que vendiam pombas: 'Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!'  17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: 'O zelo por tua casa me consumirá'. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: ' Que sinal nas mostras para agir assim?'  19Ele respondeu: 'Destruí, este Templo, e em três dias o levantarei.' 20Os judeus disseram: 'Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?'  21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo.  22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.  23Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome.  24Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro. Palavra Salvação.

 

Reflexão - “Tempo de purificação”

 Cada um de nós é templo do Espírito Santo e morada de Deus.  Ao mesmo tempo em que devemos respeitar a casa de Deus como um lugar sagrado, de recolhimento e oração, também precisamos fazer do nosso interior, um templo sagrado onde habita Deus. Somos a casa do Senhor, no entanto, abrigamos também dentro do nosso coração como que um verdadeiro comércio: roubos, malquerenças, divisões, julgamentos, maquinações, interesses, mágoas, inveja, etc.etc.etc.. Dentro de nós estão os vendedores de bois, os cambistas, e toda espécie de gente ruim. Assim como Jesus expulsou os vendilhões do templo, nós também com toda determinação necessitamos expulsar do nosso coração tudo o que possa transformar o nosso interior numa casa de negócios, onde paire os pensamentos maus, interesseiros e as más intenções.  O cuidado que devemos ter com a nossa morada interior onde Deus habita deve consumir os nossos dias. Não podemos em nenhum momento relaxar na vigilância diante do que falamos, do que pensamos ou imaginamos, assim como também, em tudo que possa corromper a nossa consciência. Os nossos pensamentos motivam os nossos sentimentos e estes, determinam as nossas ações.    Jesus conhece o nosso coração: Ele quer fazer uma faxina em nós para nos livrar também de tudo o que nos enfeia  e nos torna sujos e desarrumados. - Abra as portas do seu coração e deixe que o Senhor nesta quaresma faça em você uma limpeza geral.  – O que tem ocupado os seus pensamentos? – As sugestões que partem do seu interior têm sido salutares para a sua vida e a dos seus irmãos? Você guarda ódio e ressentimentos?  – Você tem um coração alegre e confiante em Deus?

 

3 comentários:

  1. Cara amiga e irmã Helena Serpa. Peço ao nosso Deus que lhe dê cada vez mais sabedoria, saúde, paz e discernimento na elaboração dos comentários da Liturgia Diária. Sou Ministro da Palavra, e seus comentários muito me ajudam na preparação das homilias - Parabéns: Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga e irmã Helena Serpa. Peço ao nosso Deus que lhe cada vez mais sabedoria, saúde, paz e discernimento na elaboração dos comentários da Liturgia Diária. Sou Ministro da Palavra, e seus comentários muito me ajudam na preparação das homilias - Parabéns: Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir