.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de março de 2021

-Queres ficar curado?-José Salviano

 

16 de Março de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 5,1-16

 


Evangelho

Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.
Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.

Reflexão

Jesus hoje está lhe perguntando: Queres ficar curado?

Ele está perguntando a você e a mim, se aceitamos a sua ajuda e a sua proteção.

Interessante a coincidência com o meu estado de saúde.  Estou a 4 dias em repouso absoluto  por causa do último esforço que fiz. E hoje, levantei com a pressão alta, já fiz a reflexão do Evangelho de ontem cujo tema principal é a cura, e estou fazendo a reflexão deste Evangelho (com a pressão a 17,6X12,1), e Jesus me pergunta:  Queres ficar curado?

Irmãs e irmãos. Peço sua permissão para fazer um testemunho. Eu tenho complicações renais, hepáticas e cardiovasculares, vou completar 80 anos no dia 22 deste mês ( fevereiro 2021).

Estou lutando contra a morte desde  2012 e ainda estou vivo pela graça de Deus. Estudei tudo que pude  sobre o meu quadro de saúde. E busco seguir  os protocolos, ou parâmetros,  por assim dizer, sem cometer abusos, com exceção  dos esforços que a própria vida me obriga a fazer, (como carregar as compras, moro no 3º andar). Dou graças ao Espírito Santo que me orienta  sobre o que devo fazer e que devo evitar. (não tenho plano de Saúde, e evito tomar medicamentos alopatas, e raramente vou ao médico).  Com todo respeito ao pessoal da saúde, o meu médico predileto é Jesus.

Levei uma vida de trabalho intenso  com evangelização em paralelo.  Sempre tive problemas de pressão alta, mas infelizmente não sabia disso. Não sabia como controlar... ía trabalhar muitas vezes me sentindo mal sem ter idéia do que  eu tinha. Pensava que era apenas cansaço extremo. 

Em 2012 aconteceu: Cardiomiopatia dilatada, cirrose hepática,  e mais tarde nefrite (por causa de um antibiótico). Corri a vários médicos sem nenhum sucesso relevante no meu quadro de saúde. No ano seguinte parei com as consultas,  comecei a me cuidar sozinho com  ajuda de Deus.  Escapei da morte por muitas vezes, e hoje, ainda estou aqui servindo ao Reino de Deus, como você está vendo.

Aquele homem disse a Jesus: Não tenho ninguém que me leve  até as águas quando ficam agitadas... e você tem alguém que lhe leva ao médico? Ao hospital, alguém que lhe socorre nos momentos de crise?

E você? Ajuda aos parentes e amigos doentes? Pelo menos reza por eles?

Hospitais - conheci um médico que disse: Quando estiver passando perto de um hospital, atravesse pelo outro lado da rua.  Ora, sabemos que nem sempre somos salvos de verdade indo ao hospital. Ainda mais nestes tempos de pandemia,  prestes a  se chegar a uma mega pandemia.

E os remédios?  Eles nos curam mesmo? Ou nos prejudicam com seus efeitos colaterais? 

Mais efeitos colaterais existem até em ervas medicinais. Você sabia que quebra pedra, esta erva maravilhosa para os rins, ela prejudica o fígado?  Então tome cuidado!

Para manter a sua saúde, o que você tem de fazer? Em um estado de crise, por exemplo: Repouso,  oração,  alimentação sadia, acupuntura (caseira), exercícios...

Mais tome cuidado. O repouso  demais vira sedentarismo que por sua vez é a causa de tantos males principalmente para o seu coração. Viu só os efeitos colaterais estão em quase tudo, menos na ORAÇÃO.  Recorra a Deus e Ele lhe faz ficar curado(a).

 

Fica com Deus. José Salviano

 

 

3 comentários:

  1. belíssimo testemunho, Deus abençoe sempre você.

    ResponderExcluir
  2. Sempre rezo pela alma dele, me ajuda muito com as sua meditação.

    ResponderExcluir
  3. Heudes Andrade (Colatina)

    ResponderExcluir