.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de março de 2021

-O mandamento do amor-José Salviano

 

 

12 de Março de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 12,28b-34

 

 

Evangelho

Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.

 

Reflexão

 

Como para os judeus o  mandamento mais importante era o descanso sabático, e Jesus por várias vezes o desrespeitou por não aprovar  o exagero em que eles haviam chegado com relação ao dia de sábado,  aquele escriba  abordou Jesus  para testá-lo, perguntando  a Ele qual era o maior dos mandamentos.  Na verdade, o escriba queria que Jesus confessasse em público o seu descaso para o descanso sabático.

Jesus resume todos os mandamentos e todos os preceitos,  em apenas um: O AMOR !   Amor a Deus e o amor ao próximo.

Todos os demais mandamentos  são decorrentes destes dois.

Para os judeus, o descanso sabático era a maior referência no relacionamento do ser humano com Deus.  Jesus nos mostrou que na verdade, não é assim.  Pois o mais importante é o amor.

E é bom lembrar aqui que estamos falando de AMOR FRATERNO.  O que não quer dizer que o amor carnal não deva ser embasado no amor  fraterno. Não só pode, como o deve.

Entre os cônjuges deve haver o amor  carnal e o amor fraterno. Caso contrário, aquela união matrimonial não  permanecerá firme.

A resposta de Jesus nos deixa claro   a existência de uma igualdade do amor a Deus e o amor ao irmão. Um não pode existir  independente do outro.  Eu não posso amar a Deus que não vejo, se odiar  o irmão que vejo.

Podemos afirmar que existem muitas maneiras de amar o próximo. porém, SÓ HÁ UMA MANEIRA DE SE AMAR A DEUS. É AMANDO O PRÓXIMO!

É no amor ao  irmão que nós demonstramos o quanto  amamos a Deus. E não há outra maneira de se fazer isso.

Minhas irmãs e irmãos.  O amor é a marca do cristão.  Amor a Deus, amor ao irmão, amor até ao inimigo.

São palavras duras  que nos foram ditas por Jesus. Porem, é assim que deve ser. Caso contrário, todo o nosso esforço de levar uma vida de espiritualidade vazia,  solitária, egoísta, de nada valerá para a nossa salvação.  Pois a nossa salvação depende do nosso irmão.  Ela depende do nosso relacionamento com os nossos irmãos. Depende do nosso amor para com o próximo e para o nosso Deus.

E nem seria preciso lembrar que devemos amar não só com palavras, mais acima de tudo com atitudes.  Por que amar com sorrisos, palavras bonitas, elogios, declarações de amizade, isso tudo é muito fácil.

O difícil é demonstrar tudo isso na hora do aperto, na hora do desemprego, na hora  da doença, do incêndio, enfim, na hora em que o nosso irmão estiver  realmente necessitando da nossa ajuda.

Pois ser amigos nas horas  alegres, é muito fácil.  O difícil é ser amigo nas horas do desespero.

Seja amigo de verdade.  Seja cristão autêntico e aquele que vê tudo lhe dará a recompensa eterna.

 

José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário