.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de março de 2021

QUERES FICAR CURADO?-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA- 16/03/21 - Jo 5,1-16


TERÇA-FEIRA DA 4º SEMANA DA QUARESMA

“QUERES FICAR CURADO?”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo

A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, mostra-nos mais um uma vez, a proximidade de Jesus com os sofredores...
Ao curar um paralítico, Jesus deixa transparecer a sua compaixão para com os que sofrem. O episódio acontece em Jerusalém, numa festa dos judeus e Jesus, sendo um judeu, também foi a esta festa, mas ao chegar, Ele não subiu para o templo com fizeram os judeus, Jesus ficou na porta das ovelhas, um local onde as ovelhas que eram oferecidas em sacrifício entravam. Neste Lugar, que podemos chamar de periferia, lugar do abandono, ficavam os coxos, os paralíticos, os cegos, que buscavam através de uma crença, a cura de seus males.  Excluídos pela sociedade, este povo sofrido, ficava amontoado ao redor de uma piscina, a espera de que um anjo viesse movimentar a água da piscina. Eles acreditavam que depois do borbulhar das águas, o primeiro doente que entrasse na piscina, cuja a água, eles atribuíam ter um poder sobrenatural, ficaria curado.
Ao contrário dos fariseus, que estavam preocupados somente em guardar o sábado, Jesus permaneceu ali, junto deste povo que não era acolhidos pelos os  judeus.  
O olhar de Jesus, pairou sobre um paralítico, um excluído dos excluídos, que estava ali há 38 anos, (o que significa uma vida inteira) a espera do milagre. Jesus pergunta-o: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente.” Jesus disse a ele: “Levanta-te, pega sua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Podemos nos perguntar: se Jesus, já sabia que aquele paralítico estava ali, há tantos anos a espera de um  milagre, porque perguntar-lhe: “queres ficar curado?” Ao fazer esta pergunta ao paralítico, Jesus, mostra à aquele homem que a sua intenção, não era somente fazê-lo andar fisicamente, mas também despertá-lo para a vida,  é como se Ele quisesse dizer ao paralítico: “ei, acorde para a vida, não fique preso a essa deficiência física, não espere pelo movimento de alguém, movimente você mesmo, faça o que você pode fazer...”
Hoje, Jesus pode também, nos fazer perguntas semelhantes: o que queres? O que podes fazer?
Não podemos ficar paralisados, presos no nosso comodismo, sem saber até mesmo o que queremos. Precisamos deixar de nos esconder atrás de pequenas “deficiências” para justificar o nosso comodismo.
O paralítico, que ficou 38 anos a espera de uma cura, simboliza todo aqueles que ficam presos nas suas deficiências, que não lutam para saírem de situações difíceis...
O texto nos chama a atenção também, sobre a nossa falta de solidariedade, ainda não aprendemos a enxergar o outro com olhar de Jesus, um olhar que não apenas constate a sua necessidade, mas que nos leve a ajuda-lo.
As águas que borbulhavam vez por outro na piscina, simboliza a imagem de um falso deus, um deus que lembra de vez em quando do seu povo, diferente do nosso Deus. O nosso “Deus” é o Deus verdadeiro, um Deus presente, que nos ama, que nunca nos abandonará! Somos nós, que muitas vezes o ignoramos, não correspondemos ao seu amor...
Tenhamos o cuidado de não nos contaminar com a pior de todas as cegueiras: a cegueira de quem não quer enxergar e com a pior de todas as paralisias: o comodismo!
Não esqueçamos: Atrás de uma doença física, pode estar escondida uma ferida na alma, e muitas vezes, está em nossas mãos, a cura desta ferida.
Sejamos, pois, presença do próprio Jesus na vida dos que sofrem...

 


QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir