.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de março de 2021

-Judas vendeu Jesus-José Salviano

 

31 de Março de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 26,14-25

 


Primeira leitura

1ª Leitura - Is 50,4-9a

Não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.
(3º canto do Servo do Senhor)

Leitura do Livro do Profeta Isaías 50,4-9a

O Senhor Deus deu-me língua adestrada,
para que eu saiba dizer
palavras de conforto à pessoa abatida;
ele me desperta cada manhã
e me excita o ouvido,
para prestar atenção como um discípulo.
O Senhor abriu-me os ouvidos;
não lhe resisti nem voltei atrás.
Ofereci as costas para me baterem
e as faces para me arrancarem a barba:
não desviei o rosto
de bofetões e cusparadas.
Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador,
por isso não me deixei abater o ânimo,
conservei o rosto impassível como pedra,
porque sei que não sairei humilhado.
A meu lado está quem me justifica;
alguém me fará objeções? Vejamos.
Quem é meu adversário? Aproxime-se.
Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador;
quem é que me vai condenar?
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

 

O Senhor nos deu tudo para que possamos fazer o bem. Ele nos deu braços e pernas, olhos, e uma língua adestrada para falar bem dos irmãos e irmãs, e para anunciar a sua palavra. 

Usemos o nosso corpo para engrandecer ao Senhor do Céu e da Terra!  Usemos todos os recursos que  o nosso Deus nos deu para colaborar com o seu Plano de amor.

E assim possamos seguir com  decisão e coragem, pois temos um protetor  que nunca nos abandonará. Quando  as dores nos parecer abater, gritemos ao Senhor que nos cure, nos alivie os nossos sofrimentos. Quando os  inimigos nos ameaçar, rezemos e confiemos na proteção divina.  Pois Ele pode até tardar, mas não vai nos abandonar.

Salmo

Salmo - Sl 68, 8-10. 21bcd-22. 31. 33-34 (R. 14cb)

R. Respondei-me pelo vosso imenso amor,
neste tempo favorável, Senhor Deus.


Por vossa causa é que sofri tantos insultos, *
e o meu rosto se cobriu de confusão;
eu me tornei como um estranho a meus irmãos, *
como estrangeiro para os filhos de minha mãe.
Pois meu zelo e meu amor por vossa casa *
me devoram como fogo abrasador;
e os insultos de infiéis que vos ultrajam *
recaíram todos eles sobre mim!R.

O insulto me partiu o coração;+
Eu esperei que alguém de mim tivesse pena;*
21dprocurei quem me aliviasse e não achei!
Deram-me fel como se fosse um alimento, *
em minha sede ofereceram-me vinagre!R.

Cantando eu louvarei o vosso nome *
e agradecido exultarei de alegria!
Humildes, vede isto e alegrai-vos: +
o vosso coração reviverá, *
se procurardes o Senhor continuamente!
Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, *
e não despreza o clamor de seus cativos.R.

 

Reflexão

Isso é verdade. Isso pode acontecer. De nos tornar um estranho para os nossos próprios irmãos de sangue! Tudo isso acontece quando nos  entregamos de corpo e alma ao serviço do Reino de Deus,  e não somos compreendidos pelos nosso próprios parentes.  Ora, isso já aconteceu com o próprio Jesus, quando seus familiares disseram que Ele estava louco, pois se dedicava de mais  ao serviço do Pai.

Eu esperei que alguém de mim tivesse pena; procurei quem me aliviasse e não achei! Deram-me fel como se fosse um alimento, em minha sede ofereceram-me vinagre!

Como vemos aqui, é claro que o salmista está anunciando  Jesus, e seu martírio.

Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos.

Irmãos e irmãs.  Não tenhamos preguiça de rezar. Pois os nossos clamores serão todos ouvidos pelo nosso Pai eterno.

 

Evangelho

Evangelho - Mt 26,14-25

O Filho do Homem vai morrer,
conforme diz a Escritura a respeito dele.
Contudo, ai daquele que o trair.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 26,14-25

Naquele tempo:
Um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes,
foi ter com os sumos sacerdotes
e disse: 'O que me dareis se vos entregar Jesus?'
Combinaram, então, trinta moedas de prata.
E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade
para entregar Jesus.
No primeiro dia da festa dos Ázimos,
os discípulos aproximaram-se de Jesus
e perguntaram: 'Onde queres que façamos os preparativos
para comer a Páscoa?'
Jesus respondeu: 'Ide à cidade,
procurai certo homem e dizei-lhe:
'O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo,
vou celebrar a Páscoa em tua casa,
junto com meus discípulos'.'
Os discípulos fizeram como Jesus mandou
e prepararam a Páscoa.
Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa
com os doze discípulos.
Enquanto comiam, Jesus disse:
'Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair.'
Eles ficaram muito tristes
e, um por um, começaram a lhe perguntar:
'Senhor, será que sou eu?'
Jesus respondeu:
'Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato.
O Filho do Homem vai morrer,
conforme diz a Escritura a respeito dele.
Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem!
Seria melhor que nunca tivesse nascido!'
Então Judas, o traidor, perguntou:
'Mestre, serei eu?'
Jesus lhe respondeu: 'Tu o dizes.'
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

 

Judas vendeu Jesus por 30 moedas de prata!  Será que nós já vendemos alguém?  E por quanto?

Sabemos  de casos  em que os pais ou as próprias mães vendem as filhas para  os agentes da prostituição.  É muito triste abordar  essas coisas aqui, mais infelizmente, este é um  grande exemplo  de pessoas que vendem pessoas.

Pais que no desespero da fome, da falta de dinheiro para comprar o básico necessário para matar a fome, no desespero da luta pela sobrevivência, acabam  cometendo tamanho  crime!  Que o Deus altíssimo e misericordioso tenha pena de  tais pais!  Dizem que  esta triste realidade já aconteceu no Nordeste e em certos lugares da Região Norte, e por esse mundo afora!...

É duro pensar no que se passava na mente de uma mãe no momento de  ter de tomar a decisão de fazer  uma coisa dessas! E pensar que o dinheiro daquela venda, logo se acaba, e só resta a saudade, a dor, o sentimento de culpa, e o medo que poderá acontecer com sua filha...

Outro exemplo é  o sequestro de crianças para  a venda de órgãos.  Palhaços que foram  sequestrados e obrigados por quadrilhas  criminosas a  agradar crianças e as levar para o carro da fuga.  Crianças que foram pegas no banheiro de Shoppings, e adormecidas com lenços molhados  de anestésicos, com a cabecinha coberta  por um pano, e levadas no ombro da pessoa criminosa, como se estivesse dormindo!

Isso sem falar na venda de mulheres escravas,  que se tornaram prisioneiras em países distantes,  e obrigadas a fazer o que lhes mandam...

Queridas e queridos irmãos.  A venda de pessoas pode estar acontecendo bem aqui perto de nós, e não sabemos de nada!

Isso por que nós vivemos em um mundo  cheio de muitas maldades e crueldades. Assim, temos muitos judas espalhados por aí, a espreitar como serpentes esperando o momento de dar o bote, semelhante aos leões predadores, escondidos na relva das savanas africanas, aguardando pacientemente o momento de atacar a presa.

Vamos nos apegar com Deus, vamos rezar mais, vamos confiar na proteção divina, que nos livre dos predadores deste mundo, dos vendedores não só de corpos mais também de almas.

Sim. Nossas almas podem estar sendo vendidas neste momento para o maligno, por alguém desalmado e endemoniado, que fez parceria com o capeta, e pode nos prejudicar, caso não nos aproximemos cada dia mais de Deus.  Nem pense em se afastar do Criador! Pois ao fazer isso, o demônio pode se aproximar de você, e o estrago será grande, por vezes irreparável!

 

Fica com Deus. José  Salviano. 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário