.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 31 de março de 2021

ELE QUE TINHA AMADO OS SEUS QUE ESTAVAM NO MUNDO, AMOU-OS ATÉ O FIM-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 01/04/21 Jo13, 1-15

QUINTA-FEIRA SANTA

“ELE QUE TINHA AMADO OS SEUS QUE ESTAVAM NO MUNDO, AMOU-OS ATÉ O FIM.”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje, Quinta-Feira Santa, o Evangelho narra a cena do lava-pés, e a segunda Leitura narra a instituição da Eucaristia. São os dois eventos principais da celebração de hoje.

A liturgia tem como tema central a Memória. Memória, não, no sentido de uma simples lembrança, e sim, no sentido de viver e de reviver o Mistério, de celebrar algo essencial para a nossa fé: A oferta do amor do Pai, que na pessoa de seu Filho, se deu por inteiro a nós, se fazendo nossa comida e nossa bebida...

O evangelista João, começa a narrar os acontecimentos do Tríduo Pascal com as seguintes palavras: “Ele que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. João vê todos os acontecimentos dos últimos dias de Jesus aqui na terra, como desdobramentos do seu amor por nós; um amor imenso, incondicional, um amor sem limites.

Jesus celebrou com os seus discípulos a última Ceia instituindo assim, a Eucaristia, também chamada de Comunhão (Lucas 22:19-20). Em seguida, num gesto de inteira humildade, Ele lavou os pés dos discípulos, inclusive, os pés do seu traidor...
Com o gesto de lavar os pés, Jesus quis mostrar aos discípulos e hoje a nós, como deve ser o nosso amor ao próximo: um amor que deve ser vivido na prática, no serviço gratuito à aqueles que necessitam da nossa ajuda.
“Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.” Lavar os pés, naquele tempo, não era um rito, era uma necessidade constante, devido à poeira e ao fato de as pessoas, andarem descalços ou de sandálias. Um ótimo exemplo usado por Jesus, para mostrar que amar é servir, é atender às necessidades do outro, independente de quem seja.
Nas famílias, quem costumava lavar os pés daquele que chegava, eram os servos e Jesus, sendo um Mestre, se fez servo, o que causou estranheza em Pedro que não queria que Jesus lavasse os seus pés. Só mais tarde, Pedro compreendeu este ensinamento de Jesus, se tornando um grande servidor da Igreja.
Esta passagem do evangelho, vem afirmar que a vida cristã, é marcada pela vida de comunhão e acima de tudo, de humildade e serviço.
Em outra passagem Jesus explica: “Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos” (Mc 10,43-44)
Na última Ceia, ao mesmo tempo em que Jesus instituiu a Eucaristia Ele instituiu também o sacerdócio ministerial. Através deste Ministério, o Sacramento da Eucaristia se perpetuará, tornando viva a presença de Jesus em nós...

A melhor forma de agradecermos a Deus por tão grande amor, é fazer o mesmo que Jesus fez: fazer da nossa vida uma oferta de amor. Esta, é a verdadeira comunhão que fazemos com Cristo e em Cristo: nos alimentado Dele e alimentando o outro...

QUE DEUS NOS ABENÇOE!

FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

2 comentários: