.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de março de 2021

-Você é livre?-José Salviano

 

24 de Março de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 8,31-42

 

Evangelho

Evangelho - Jo 8,31-42

Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8,31-42

Naquele tempo:
Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado:
'Se permanecerdes na minha palavra,
sereis verdadeiramente meus discípulos,
e conhecereis a verdade,
e a verdade vos libertará.'
Responderam eles:
'Somos descendentes de Abraão,
e nunca fomos escravos de ninguém.
Como podes dizer:
`Vós vos tornareis livres'?'
Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade vos digo,
todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.
O escravo não permanece para sempre numa família,
mas o filho permanece nela para sempre.
Se, pois, o Filho vos libertar,
sereis verdadeiramente livres.
Bem sei que sois descendentes de Abraão;
no entanto, procurais matar-me,
porque a minha palavra não é acolhida por vós.
Eu falo o que vi junto do Pai;
e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.'
Eles responderam então:
'O nosso pai é Abraão.'
Disse-lhes Jesus:
'Se sois filhos de Abraão,
praticai as obras de Abraão!
Mas agora, vós procurais matar-me, a mim,
que vos falei a verdade
que ouvi de Deus.
Isto, Abraão não o fez.
Vós fazeis as obras do vosso pai.'
Disseram-lhe, então:
'Nós não nascemos do adultério,
temos um só pai: Deus.'
Respondeu-lhes Jesus:
'Se Deus fosse vosso Pai,
vós certamente me amaríeis,
porque de Deus é que eu saí, e vim.
Não vim por mim mesmo,
mas foi ele que me enviou.
Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão

 

Tem gente que diz: Eu sou  livre para fazer u que me der vontade. O corpo é meu, e eu faço dele o que eu bem quiser.

Então vamos analisar se este conceito de liberdade realmente bate com a realidade da vida!

Ele é livre, e por tanto, poderá beber toda cerveja que quiser, usar toda droga que tiver vontade. Só que a sua liberdade estará em risco. Logo ficará prese em uma cama, num hospital, com cirrose hepática, cirrose alcoólica, ou outras complicações sérias na sua saúde.

O outro se diz totalmente livre. Vai matar, vai roubar e daí?  Ele vai continuar livre, ou terá que pagar uma pena na cadeia?

Aquele marido é livre, apesar de ser um homem casado. Se julga livre o suficiente para ter uma aventura amorosa fora de casa...

Só que ele se esqueceu que Deus vê tudo, e um dia ele  será pego em fragrante, e terá a sua linda família desmoronada!

E aquela garota ultra moderna?  Ela é livre, tem um bom emprego, por tanto independente financeiramente, e por isso ela pode fazer o que bem entende. Você entendeu? Pois é. O tempo foi passando, o seu corpo foi engordando, e ela já não é mais aquela... e agora? Ela está com uma doença muito grave! Doença adquirida nas suas aventuras muito loucas, muito livres. Sozinha, sem parentes por perto, tem recursos,  porém os seus amigos todos sumiram, e ela está sem liberdade pra se cuidar. Para cuidar da sua saúde bastante abalada...

Nós desejamos tanto a liberdade, porém, ao longo de nossa vida nós vamos praticando atos os quais  vão ao longo do tempo reduzindo a nossa liberdade. 

Aquela piloto  de fórmula livre das madrugadas da vida, hoje se encontra prisioneiro em uma cadeira de rodas. Ele é rico, porém, não tem liberdade...

Aquele jovem que saiu de casa para ser livre e fazer o que bem queria, hoje está muito doente, e por tanto nem um pouco livre...

Não existe liberdade fora do Plano de Deus.  Nós sabemos que muitos astros  do cinema e do rock, que curtiram suas liberdades de fazer o que lhes bem entendiam,  terminaram suas vidas sem liberdade...

Minhas irmãs, e irmãos. Liberdade é o poder de agir ou não agir, o poder de ir e vir, é ter o controle sobre os seus próprios atos... porém, a  verdadeira liberdade consiste em fazer  tudo de acordo com a vontade do Pai.  A verdadeira liberdade é escolher agir certo em vez de agir errado. Pois o se achar livre para fazer coisas erradas, isso acaba por nos aprisionar de alguma maneira. Seja num hospital, sema em nossa própria casa, seja na cadeia...

Quando dizemos que A VERDADE NOS LIBERTARÁ, muitos dizem que não entendem.  Isso significa que a PALAVRA DE DEUS verdade e vida, é a única realidade que nos liberta. Pois quanto mais praticarmos  o bem, mais livres nós seremos.  Pois se a minha  consciência está tranquila, se estou na presença de Deus, eu sou livre. Livre para um dia viajar para  a felicidade sem fim.

 

Tenha cuidado. José Salviano

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário