.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 30 de março de 2021

-ALEGRAI-VOS!-José Salviano

 

05 de Abril de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 28,8-15

 


PRIMEIRA LEITURA

1ª Leitura - At 2,14.22-33

Não era possível que a morte o dominasse.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 2,14.22-33

No dia de Pentecostes,
Pedro de pé, junto com os onze apóstolos,
levantou a voz e falou à multidão:
'Homens de Israel, escutai estas palavras:
Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus,
junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais
que Deus realizou, por meio dele, entre vós.
Tudo isto vós bem o sabeis.
Deus, em seu desígnio e previsão,
determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos
ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz.
Mas Deus ressuscitou a Jesus,
libertando-o das angústias da morte,
porque não era possível que ela o dominasse.
Pois Davi dele diz:
Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à
minha direita para eu não vacilar.
Alegrou-se por isso meu coração
e exultou minha língua
e até minha carne repousará na esperança.
Porque não deixarás minha alma
na região dos mortos nem permitirás que teu Santo
experimente corrupção.
Deste-me a conhecer os caminhos da vida e
a tua presença me encherá de alegria.
Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza
que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu
sepulcro está entre nós até hoje.
Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara
solenemente que um de seus descendentes
ocuparia o trono.
É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e
anunciou com as palavras:
Ele não foi abandonado na região dos mortos
e sua carne não conheceu a corrupção.
Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus
e disto todos nós somos testemunhas.
E agora, exaltado pela direita de Deus,
Jesus recebeu o Espírito Santo que fora prometido
pelo Pai, e o derramou, como estais vendo e ouvindo.
Palavra do Senhor.

Reflexão

Com muita coragem, Pedro se dirigiu àquela multidão para dizer-lhes que era Jesus. Que Ele veio do Pai, e que tinha e tem os mesmos poderes que o Pai.  Este mesmo Pai determinou que o Seu Filho fosse entregue pelos nossos pecados, nas mãos dos ímpios.

Pedro corajosamente acusa os judeus  de terem matado o Filho de Deus.

Minhas irmãs, e irmãos. Como vai a nossa coragem? Nós temos coragem de nos confessar cristãos diante das pessoas? Temos coragem de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo?

Pedro, porém, não fica somente na morte de Jesus, mas sim, ele não se esquece de ressaltar que o Filho de Deus ressuscitou no terceiro dia, por que não era possível que a morte o vencesse. Jesus está a direita do Pai, e também aqui embaixo no meio de nós, especialmente na Igreja, principalmente durante a Santa Missa.

Estamos em tempos de Pandemia e ir à missa nos deixa com receio, cm medo, principalmente para receber a Hóstia consagrada.  Rezemos ao Pai que nos livre deste inimigo mortal. Nós estamos em uma grande guerra contra um inimigo invisível!  Um inimigo difícil de ser combatido, pois depois de tanta demora, saiu a vacina. Porém, junto com ela sai novas sepas do  Corona Vírus!

O pior de tudo é que não contamos com a colaboração ode todos. Tem gente sem máscara, tem gente se aglomerando, tem gente dizendo que esse vírus é o resultado do 5G s China ...   Olha... antes eu não pensava que existiam Pessoas deste tipo.

Só Deus sabe o porque deste vírus. E só Deus pode nos livrar dele. Portanto, rezemos mais!  

 

Salmo

Salmo - Sl 15, 1-2a.5. 7-8. 9-10. 11 (R. 1)

R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor:*
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,*
meu destino está seguro em vossas mãos!

Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,*
e até de noite me adverte o coração.
Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,*
pois se o tenho a meu lado não vacilo.

Eis por que meu coração está em festa,
minha alma rejubila de alegria,*
e até meu corpo no repouso está tranqüilo;
pois não haveis de me deixar entregue à morte,*
nem vosso amigo conhecer a corrupção. R.

Vós me ensinais vosso caminho para a vida;
junto a vós, felicidade sem limites,*
delícia eterna e alegria ao vosso lado!

 

 

Reflexão

Caríssimas e caríssimos. Vamos nos refugiar em Deus, vamos entregar a nossa vida em suas mãos.  Assim, perceberemos quando Deus fala conosco, e quando  Ele nos envia o seu socorro.  É bom, é maravilhosos ter sempre o Senhor  nos nossos olhos, pois assim  dificilmente nós vacilamos e caímos no pecado.

Quando vivemos em Deus e para Deus, a nossa alma permanece alegre, e todo o nosso corpo permanece em festa pois somente Deus nos basta.

Evangelho

Evangelho - Mt 28,8-15

Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam
para a Galiléia. Lá eles me verão.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 28,8-15

Naquele tempo:
As mulheres partiram depressa do sepulcro.
Estavam com medo, mas correram com grande alegria,
para dar a notícia aos discípulos.
De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse:
'Alegrai-vos!'
As mulheres aproximaram-se,
e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.
Então Jesus disse a elas: 'Não tenhais medo.
Ide anunciar aos meus irmãos
que se dirijam para a Galiléia.
Lá eles me verão.'
Quando as mulheres partiram,
alguns guardas do túmulo foram à cidade,
e comunicaram aos sumos sacerdotes
tudo o que havia acontecido.
Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos,
e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados,
dizendo-lhes:
'Dizei que os discípulos dele foram durante a noite
e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis.
Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos.
Não vos preocupeis.'
Os soldados pegaram o dinheiro,
e agiram de acordo com as instruções recebidas.
E assim, o boato espalhou-se entre os judeus,
até ao dia de hoje.
Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão

 

 

 

 

 

 

Alegrai-vos! Sim, meus irmãos. A Ressurreição é motivo de grande alegria! O fato de Jesus ter voltado a vida, é o sustentáculo da nossa fé.

E o ressuscitado disse: não tenhais medo. Ide anunciar aos meus amigos que Eu ressuscitei (como Eu havia prometido)... e aquelas piedosas mulheres obedeceram ao ressuscitado, e foram avisar, foram anunciar a ressurreição aos amigos de Jesus.

É o que todos nós devemos fazer. Sim. Todos nós. Pois se não podemos ou se não temos capacidade de anunciar pela palavra, podemos anunciar pela nossa vida reta, nossa vida correta, justa, orante,  uma vida de prática da fé.

Alegrai-vos. Disse Jesus  aquelas mulheres. É o que devemos dizer a nós mesmos hoje. É o que devemos dizer ao mundo que está desiludido com tantas desgraças que acontecem.

Jesus não está morto, mais sim Ele vive. E o melhor. Ele está no meio de nós. E também pode estar dentro de nós, na nossa alma, se recebermos a Eucaristia.

Fé na ressurreição, meus irmãos.  A ressurreição não foi uma invenção dos  primeiros cristãos.  Veja que os sumos sacerdotes, deram dinheiro para os guardas para eles mentir dizendo que enquanto dormiam, os amigos de Jesus vieram  e pegaram o corpo de Jesus no túmulo.

...alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido.
Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes:
'Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis.
Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos.
Não vos preocupeis.

Aqui estamos diante  de uma verdadeira  trama de pura corrupção! 

Eles precisavam esconder a verdade,  camuflar o acontecido,  pois precisavam continuar   com a sua vidinha de privilégios sem que ninguém os importunassem.  E esse alguém era Jesus, que havia voltado a vida, com toda  força e glória!

Porém, a bem da verdade, isso foi uma das  provas da ressurreição de Jesus Cristo.  A elite religiosa que estava sendo muito incomodada com a presença de Jesus,  promoveram a sua condenação injusta e a sua morte de cruz como um bandido. Mais no fundo, eles sabiam do que Jesus era capaz.  No fundo eles sabiam que Jesus era Deus feito homem,  porém, não  queriam admitir esta realidade, pois Jesus para eles era um forte concorrente, e por isso  o chamaram  de impostor.

E foi por isso que eles jogaram sujo.  Pagaram os soldados para mentir.  Para negar  a ressurreição.  Tempos depois,  os próprios soldados revelaram  essa grande farsa.

Como alguém poderia ter retirado  aquela pedra no silêncio da noite sem acordar   a guarda romana ali de plantão?  A pedra foi retirada pelo poder de Deus, para que  isso chamasse a  atenção,  e todos percebessem que o túmulo estava vazio. Que Jesus havia ressuscitado!

Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos...

Também nós não tenhamos medo de anunciar  Jesus ao mundo. De anunciar a sua ressureição,  aos  irmãos  que estão desanimados,  sem terem para quem reclamar,  nem para onde correr, com tantas injustiças.

Precisamos botar fé, pois o ressuscitado não nos abandonará. Ele estará sempre nos animando, nos protegendo,  nos encorajando,  nos alegrando  e  chamando  para   o serviço do Reino.

Vamos dizer ao mundo que Jesus está vivo! Vamos dizer a todos que Cristo vive e está no meio de nós,  e também pode estar dentro de cada um de nós, nos dando  o poder de transformar a realidade.  O poder de colaborar para que tenhamos um mundo melhor, um mundo mais justo.

 

Fica com Deus. José Salviano

   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário