FESTA DE DOMINGO DE RAMOS
28 de Março de
2021-Ano B
Evangelho Mc 14,1-15,47
-FESTA DE DOMINGO DE RAMOS-José
Salviano
Evangelhos
Evangelho - Procissão - Mc 11,1-10
Evangelho - Mc 14,1-15,47
PRIMEIRA LEITURA
1ª Leitura - Is
50,4-7
Não desviei meu rosto das
bofetadas e
cusparadas; sei que não serei humilhado.
Leitura do Livro do Profeta Isaías
50,4-7
Senhor Deus deu-me língua adestrada,
para que eu saiba dizer
palavras de conforto à pessoa abatida;
ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido,
para prestar atenção como um discípulo.
Senhor abriu-me os
ouvidos;
não lhe resisti nem voltei atrás.
Ofereci as costas para me baterem e
as faces para me arrancarem a barba;
não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.
Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador,
por isso não me deixei abater o ânimo,
conservei o rosto impassível como pedra,
porque sei que não sairei humilhado.
Palavra do
Senhor.
REFLEXÃO
- O Senhor deu-me língua
adestrada para que eu saiba dizer palavra de conforto à pessoa abatida.
...O Senhor abriu-me os ouvidos...
Quando
Jesus disse que veio ao mundo para abrir os olhos dos cegos, dar audição aos
surdos e libertar os oprimidos, todos entenderam que Ele estava falando apenas
de curas. Não. O Mestre se referia não somente às suas curas físicas, mas
também da abertura dos olhos da alma, e a cura da surdez do nosso espírito, Ele
estava se referindo àqueles que vendo não enxergam, nem ouvem os apelos do Pai
para mudar de vida e colaborar na construção do seu Reino que também é nosso.
Jesus curou um
mudo, que não falava porque não ouvia. É assim que funciona. Se alguém não
ouve, esse alguém também não fala, porque não aprende a falar, portanto
está aí a causa da mudez. Os franceses falam francês e não outra língua,
porque desde pequenos eles ouviram falar aquela língua. Crianças perdidas ou
largadas na selva não falam quando crescem. Apenas imitam os grunhidos dos
animais. Do mesmo modo, as pessoas que não ouvem a palavra de Deus, que não a
estuda, acabam também ficando surdas com relação à evangelização. Se não sei,
se não ouvi, se não li, se não aprendi, jamais poderei falar a respeito de um
assunto. O papel do Espírito Santo, além de nos inspirar, é de nos lembrar o
que aprendemos, na hora de falar. Se não aprendemos...
É interessante
observar e copiar o jeito de Jesus anunciar a palavra. Ele aproveitava o
dia-a-dia daquele povo, principalmente dos agricultores. "Um homem
saiu a semear..." "Vai trabalhar na vinha...". Assim
também hoje, não podemos anunciar a palavra de Deus isolada da nossa realidade,
do nosso dia-a-dia. O Evangelho é sempre atual porque ele precisa ser
confrontado com a nossa experiência vital, com o nosso aqui e agora. Senão a
palavra de Deus se torna MUDA.
Infelizmente,
existem muitos surdos na sociedade. Eles não conseguem ouvir a palavra. Estão
indiferentes. E as causas principais dessa surdez é o apego aos bens materiais,
ao consumismo desenfreado, e a influência dos amigos.
Você
reparou que ao batizar uma pessoa o padre coloca a mão nos nossos ouvidos e na
sua boca, e diz: “Efatá!”? Esse gesto significa que nossos ouvidos e a
nossa boca precisam estar abertos para ouvir e anunciar a palavra.
SALMO
Salmo
- Sl 21,8-9.17-18a.19-20.23-24 (R.2a)
R. Meu Deus, meu Deus, por que me
abandonastes?
Riem de mim todos aqueles que me vêem,*
torcem os lábios e sacodem a cabeça:
'Ao Senhor se confiou, ele o liberte*
e agora o salve, se é verdade que ele o ama!'R.
Cães numerosos me rodeiam furiosos,*
e por um bando de malvados fui cercado.
Transpassaram minhas mãos e os meus pés
e eu posso contar todos os meus ossos.*
Eis que me olham e, ao ver-me, se deleitam! R.
Eles repartem entre si as minhas vestes*
e sorteiam entre si a minha túnica.
Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe,*
ó minha força, vinde logo em meu socorro! R.
Anunciarei o vosso nome a meus irmãos*
e no meio da assembléia hei de louvar-vos!
Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores,
glorificai-o, descendentes de Jacó,*
e respeitai-o toda a raça de Israel!
REFLEXÃO
-
Meu Deus! Meu Deus! Eu sei que não me abandonastes!
Jesus
enquanto homem, na agonia do sofrimento da cruz, sentiu-se por um momento que o
Pai o havia abandonado. Nada disso! Deus não nos abandona um só segundo, ainda
mais o Seu Filho unigênito. Também nos momentos de desespero geralmente
sentimos um Deus distante de nós, um Deus que nos abandonou à própria sorte.
Meus
irmãos. Isso não acontece! Deus está sempre do nosso lado, mesmo quando o nosso
sofrimento foi causado pela nossa própria culpa, nossa grande culpa. Portando,
rezemos: Meu Deus me ajuda aqui. Salva-me de mais essa enrascada! Eu sei que
não me abandonastes!
SEGUNDA LEITURA
2ª Leitura - Fl
2,6-11
Humilhou-se a si mesmo; por
isso,
Deus o exaltou acima de tudo.
Leitura da Carta de São Paulo aos
Filipenses 2,6-11
Jesus Cristo, existindo em condição divina,
não fez do ser igual a Deus uma usurpação,
mas ele esvaziou-se a si mesmo,
assumindo a condição de escravo
e tornando-se igual aos homens.
Encontrado com aspecto humano,
humilhou-se a si mesmo,
fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Por isso, Deus o exaltou acima de tudo
e lhe deu o Nome que está acima de todo nome.
Assim, ao nome de Jesus,
todo joelho se dobre no céu,
na terra e abaixo da terra,
e toda lingua proclame : 'Jesus Cristo é o Senhor',
para a glória de Deus Pai.
Palavra do
Senhor.
REFLEXÃO
Jesus
enquanto natureza divina, podia realizar qualquer coisa, podia até mexer nas
forças físicas alterando o ciclo da natureza como o fez, acalmando a
tempestade, e ressuscitado Lázaro depois de 4 dias morto... Porém, em nenhum
momento Jesus se vangloriou dos seus poderes, os quais não eram poucos. "A
mim foi dado todo o poder no Céu e na Terra".
Agora
vejamos como nós somos depois de receber algum tipo de poder: Quando somos
fracos, (Exemplo: as crianças). Olhamos os grandes de baixo para cima e os
obedecemos (aos pais). Quando crescemos, (adolescentes). Começamos a
olhar os demais de cima para baixo, e nos recusamos a obedecê-los.
Quando
somos funcionários da empresa, tratamos os colegas de igual para igual, com
todo respeito. Assim que somos promovidos a gerente, ou a chefe de
departamento, mudamos completamente, e encaramos os demais de cima para baixo,
e ai daquele que não acatar as nossas ordens.
Quando
somos pedestres, paramos para os carros passar, conformados com a nossa
condição. Quando somos motoristas, olhamos os pedestres de cima para baixo, e
nos recusamos a sermos gentis com eles.
Quando
somos pobres, somos conformados com a nossa situação, e até podemos bajular os
ricos para conseguirmos a nossa sobrevivência. Já quando somos ricos, olhamos
os pobres com desprezo, achando que a sua pobreza é causada pela preguiça, e
achamos que não precisamos deles, portanto, não temos nenhuma obrigação de
agradá-los...
Quando
somos candidatos, somos suaves, nos mostramos amigos dos pobres, (porque é
deles que vem a maioria dos votos) e defensores da sua causa. Uma vez no poder
político, mudamos completamente. Arrogância, desmandos, e tudo mais o que bem
sabemos. Pois o poder corrompe. Só não corrompeu a Jesus!
EVANGELHOS:
Evangelho -
Procissão - Mc 11,1-10
Bendito o que vem em nome do
Senhor.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus
Cristo segundo Marcos 11,1-10
Quando se aproximaram de Jerusalém,
na altura de Betfagé e de Betânia,
junto ao monte das Oliveiras,
Jesus enviou dois discípulos,
dizendo: 'Ide até o povoado que está em frente,
e logo que ali entrardes,
encontrareis amarrado um jumentinho
que nunca foi montado.
Desamarrai-o e trazei-o aqui!
Se alguém disser: 'Por que fazeis isso?',
dizei: 'O Senhor precisa dele,
mas logo o mandará de volta'.'
Eles foram e encontraram um jumentinho amarrado
junto de uma porta, do lado de fora, na rua,
e o desamarraram.
Alguns dos que estavam ali disseram:
'O que estais fazendo,
desamarrando este jumentinho?'
Os discípulos responderam como Jesus havia dito,
e eles permitiram.
Trouxeram então o jumentinho a Jesus,
colocaram sobre ele seus mantos, e Jesus montou.
Muitos estenderam seus mantos pelo caminho,
outros espalharam ramos que haviam apanhado nos campos.
Os que iam na frente e os que vinham atrás gritavam:
'Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!
Bendito seja o reino que vem,
o reino de nosso pai Davi!
Hosana no mais alto dos céus!'
Palavra da
Salvação.
2º EVANGELHO
Evangelho - Mc
14,1-15,47
Procuravam um meio de
prender Jesus à traição, para matá-lo.
+ Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo
segundo Marcos 14,1-15,47
Faltavam dois dias para a Páscoa
e para a festa dos Ázimos.
Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei
procuravam um meio de prender Jesus à traição,
para matá-lo.
Eles diziam: 'Não durante a festa,
para que não haja um tumulto no meio do povo.'
Derramou perfume em meu corpo, preparando-o para a
sepultura.
Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso.
Quando estava à mesa,
veio uma mulher com um vaso de alabastro
cheio de perfume de nardo puro, muito caro.
Ela quebrou o vaso
e derramou o perfume na cabeça de Jesus.
Alguns que estavam ali ficaram indignados e comentavam:
'Por que este desperdício de perfume?
Ele poderia ser vendido
por mais de trezentas moedas de prata,
que seriam dadas aos pobres.'
E criticavam fortemente a mulher.
Mas Jesus lhes disse:
'Deixai-a em paz! Por que aborrecê-la?
Ela praticou uma boa ação para comigo.
Pobres sempre tereis convosco
e quando quiserdes podeis fazer-lhes o bem.
Quanto a mim não me tereis para sempre.
Ela fez o que podia: derramou perfume em meu corpo,
preparando-o para a sepultura.
Em verdade vos digo,
em qualquer parte que o Evangelho for pregado,
em todo o mundo,
será contado o que ela fez,
como lembrança do seu gesto.'
Prometeram a Judas Iscariotes dar-lhe dinheiro.
Judas Iscariotes, um dos doze,
foi ter com os sumos sacerdotes
para entregar-lhes Jesus.
Eles ficaram muito contentes quando ouviram isso,
e prometeram dar-lhe dinheiro.
Então, Judas começou a procurar
uma boa oportunidade para entregar Jesus.
Onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus
discípulos?
No primeiro dia dos ázimos,
quando se imolava o cordeiro pascal,
os discípulos disseram a Jesus:
'Onde queres que façamos os preparativos
para comeres a Páscoa?'
Jesus enviou então dois dos seus discípulos
e lhes disse: 'Ide à cidade.
Um homem carregando um jarro de água
virá ao vosso encontro. Segui-o
e dizei ao dono da casa em que ele entrar:
'O Mestre manda dizer: onde está a sala
em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos?'
Então ele vos mostrará, no andar de cima,
uma grande sala, arrumada com almofadas.
Ali fareis os preparativos para nós!'
Os discípulos saíram e foram à cidade.
Encontraram tudo como Jesus havia dito,
e prepararam a Páscoa.
Um de vós, que come comigo, vai me trair.'
Ao cair da tarde, Jesus foi com os doze.
Enquanto estavam à mesa comendo,
Jesus disse: 'Em verdade vos digo,
um de vós, que come comigo, vai me trair.'
Os discípulos começaram a ficar tristes
e perguntaram a Jesus, um após outro:
'Acaso serei eu?'
Jesus lhes disse:
'É um dos doze, que se serve comigo do mesmo prato.
O Filho do Homem segue seu caminho,
conforme está escrito sobre ele.
Ai, porém, daquele que trair o Filho do Homem!
Melhor seria que nunca tivesse nascido!'
Isto é o meu corpo.
Isto é o meu sangue, o sangue da aliança.
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão
e, tendo pronunciado a bênção,
partiu-o e entregou-lhes, dizendo:
'Tomai, isto é o meu corpo.'
Em seguida, tomou o cálice, deu graças,
entregou-lhes e todos beberam dele.
Jesus lhes disse:
'Isto é o meu sangue, o sangue da aliança,
que é derramado em favor de muitos.
Em verdade vos digo,
não beberei mais do fruto da videira,
até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de
Deus.'
Antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me
negarás.
Depois de terem cantado o hino,
foram para o monte das Oliveiras.
Então Jesus disse aos discípulos:
'Todos vós ficareis desorientados,
pois está escrito:
'Ferirei o pastor e as ovelhas se dispersarão.'
28Mas, depois de ressuscitar,
eu vos precederei na Galiléia.'
Pedro, porém, lhe disse:
'Mesmo que todos fiquem desorientados,
eu não ficarei.'
Respondeu-lhe Jesus:
'Em verdade te digo,
ainda hoje, esta noite,
antes que o galo cante duas vezes,
três vezes tu me negarás.'
Mas Pedro repetiu com veemência:
'Ainda que tenha de morrer contigo, eu não te negarei.'
E todos diziam o mesmo.
Começou a sentir pavor e angústia.
Chegados a um lugar chamado Getsêmani,
disse Jesus aos discípulos:
'Sentai-vos aqui, enquanto eu vou rezar!'
Levou consigo Pedro, Tiago e João,
e começou a sentir pavor e angústia.
Então Jesus lhes disse:
'Minha alma está triste até a morte.
Ficai aqui e vigiai.'
Jesus foi um pouco mais adiante
e, prostrando-se por terra, rezava
que, se fosse possível, aquela hora se afastasse dele.
Dizia: 'Abbá! Pai! Tudo te é possível:
Afasta de mim este cálice!
Contudo, nóo seja feito o que eu quero,
mas sim o que tu queres!'
Voltando, encontrou os discípulos dormindo.
Então disse a Pedro:
'Simão, tu estás dormindo?
Não pudeste vigiar nem uma hora?
Vigiai e orai, para não cairdes em tentaçóo!
Pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.'
Jesus afastou-se de novo
e rezou, repetindo as mesmas palavras.
Voltou outra vez e os encontrou dormindo,
porque seus olhos estavam pesados de sono
e eles não sabiam o que responder.
Ao voltar pela terceira vez, Jesus lhes disse:
'Agora podeis dormir e descansar.
Basta! Chegou a hora!
Eis que o Filho do Homem é entregue
nas mãos dos pecadores.
Levantai-vos! Vamos!
Aquele que vai me trair já está chegando.'
Prendei-o e levai-o com segurança!'
E logo, enquanto Jesus ainda falava,
chegou Judas, um dos doze,
com uma multidão armada de espadas e paus.
Vinham da parte dos sumos sacerdotes,
dos mestres da Lei e dos anciãos do povo.
O traidor tinha combinado com eles um sinal,
dizendo: 'É aquele a quem eu beijar.
Prendei-o e levai-o com segurança!'
Judas logo se aproximou de Jesus, dizendo:
'Mestre!', e o beijou.
Então lançaram as mãos sobre ele e o prenderam.
Mas um dos presentes puxou a espada
e feriu o empregado do sumo sacerdote,
cortando-lhe a orelha.
Jesus tomou a palavra e disse:
'Vós saístes com espadas e paus para me prender,
como se eu fosse um assaltante.
Todos os dias eu estava convosco, no Templo, ensinando,
e não me prendestes.
Mas isto acontece para que se cumpram as Escrituras.'
Então todos o abandonaram e fugiram.
Um jovem, vestido apenas com um lençol,
estava seguindo a Jesus, e eles o prenderam.
Mas o jovem largou o lençol e fugiu nu.
Tu és o Messias, o Filho de Deus Bendito?
Então levaram Jesus ao Sumo Sacerdote,
e todos os sumos sacerdotes, os anciãos
e os mestres da Lei se reuniram.
Pedro seguiu Jesus de longe,
até o interior do pátio do Sumo Sacerdote.
Sentado com os guardas, aquecia-se junto ao fogo.
ra, os sumos sacerdotes e todo o Sinédrio
procuravam um testemunho contra Jesus,
para condená-lo à morte, mas não encontravam.
Muitos testemunhavam falsamente contra ele,
mas seus testemunhos não concordavam.
Alguns se levantaram
e testemunharam falsamente contra ele, dizendo:
'Nós o ouvimos dizer:
'Vou destruir este templo feito pelas mãos dos homens,
e em três dias construirei um outro,
que não será feito por mãos humanas!`'
Mas nem assim o testemunho deles concordava.
Então, o Sumo Sacerdote levantou-se no meio deles
e interrogou a Jesus:
'Nada tens a responder ao que estes
testemunham contra ti?'
Jesus continuou calado, e nada respondeu.
O Sumo Sacerdote interrogou-o de novo:
'Tu és o Messias, o Filho de Deus Bendito?'
Jesus respondeu: 'Eu sou.
E vereis o Filho do Homem
sentado à direita do Todo-Poderoso,
vindo com as nuvens do céu.'
O Sumo Sacerdote rasgou suas vestes e disse:
'Que necessidade temos ainda de testemunhas?
Vós ouvistes a blasfêmia! O que vos parece?'
Então todos o julgaram réu de morte.
Alguns começaram a cuspir em Jesus.
Cobrindo-lhe o rosto, o esbofeteavam e diziam:
'Profetiza!'
Os guardas também davam-lhe bofetadas.
Nem conheço esse homem de quem estais falando.
Pedro estava em baixo, no pátio.
Veio uma criada do Sumo Sacerdote,
e, quando viu Pedro que se aquecia,
olhou bem para ele e disse:
'Tu também estavas com Jesus, o Nazareno!'
Mas Pedro negou, dizendo:
'Não sei e nem compreendo o que estás dizendo!'
E foi para fora, para a entrada do pátio.
E o galo cantou.
A criada viu Pedro,
e de novo começou a dizer aos que estavam perto:
'Este é um deles.'
Mas Pedro negou outra vez.
Pouco depois,
os que estavam junto diziam novamente a Pedro:
'É claro que tu és um deles, pois és da Galiléia.'
Aí Pedro começou a maldizer e a jurar, dizendo:
'Nem conheço esse homem de quem estais falando.'
E nesse instante um galo cantou pela segunda vez.
Lembrou-se Pedro da palavra que Jesus lhe havia dito:
'Antes que um galo cante duas vezes,
três vezes tu me negarás.'
Caindo em si, ele começou a chorar.
Vós quereis que eu solte o rei dos judeus?
Logo pela manhã, os sumos sacerdotes,
com os anciãos, os mestres da Lei e todo o Sinédrio,
reuniram-se e tomaram uma decisão.
Levaram Jesus amarrado e o entregaram a Pilatos.
E Pilatos o interrogou:
'Tu és o rei dos judeus?'
Jesus respondeu: 'Tu o dizes.'
E os sumos sacerdotes
faziam muitas acusações contra Jesus.
Pilatos o interrogou novamente:
'Nada tens a responder?
Vê de quanta coisa te acusam!'
Mas Jesus não respondeu mais nada,
de modo que Pilatos ficou admirado.
Por ocasião da Páscoa,
Pilatos soltava o prisioneiro que eles pedissem.
Havia então um preso, chamado Barrabás,
entre os bandidos, que, numa revolta,
tinha cometido um assassinato.
A multidão subiu a Pilatos e começou a pedir
que ele fizesse como era costume.
Pilatos perguntou:
'Vós quereis que eu solte o rei dos judeus?'
Ele bem sabia que os sumos sacerdotes
haviam entregado Jesus por inveja.
Porém, os sumos sacerdotes instigaram a multidão
para que Pilatos lhes soltasse Barrabás.
Pilatos perguntou de novo:
'Que quereis então que eu faça
com o rei dos Judeus?'
Mas eles tornaram a gritar: 'Crucifica-o!'
Pilatos perguntou: 'Mas, que mal ele fez?'
Eles, porém, gritaram com mais força: 'Crucifica-o!'
Pilatos, querendo satisfazer a multidão,
soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus
e o entregou para ser crucificado.
Teceram uma coroa de espinhos e a puseram em sua cabeça.
Então os soldados o levaram para dentro do palácio,
isto é, o pretório,
e convocaram toda a tropa.
Vestiram Jesus com um manto vermelho,
teceram uma coroa de espinhos
e a puseram em sua cabeça.
E começaram a saudá-lo: 'Salve, rei dos judeus!'
Batiam-lhe na cabeça com uma vara.
Cuspiam nele e, dobrando os joelhos,
prostravam-se diante dele.
Depois de zombarem de Jesus,
tiraram-lhe o manto vermelho,
vestiram-no de novo com suas próprias roupas
e o levaram para fora, a fim de crucificá-lo.
Levaram Jesus para o lugar chamado Gólgota.
Os soldados obrigaram um certo Simão de Cirene,
pai de Alexandre e de Rufo, que voltava do campo,
a carregar a cruz.
Levaram Jesus para o lugar chamado Gólgota,
que quer dizer 'Calvário'.
Ele foi contado entre os malfeitores.
Deram-lhe vinho misturado com mirra,
mas ele nóo o tomou.
Então o crucificaram
e repartiram as suas roupas, tirando a sorte,
para ver que parte caberia a cada um.
Eram nove horas da manhã quando o crucificaram.
E ali estava uma inscrição
com o motivo de sua condenação: 'O Rei dos Judeus'.
Com Jesus foram crucificados dois ladrões,
um à direita e outro à esquerda.
Porque eu vos digo:
É preciso que se cumpra em mim
a Palavra da Escritura:
'Ele foi contado entre os malfeitores.'
A outros salvou, a si mesmo não pode salvar!
Os que por ali passavam o insultavam,
balançando a cabeça e dizendo:
'Ah! Tu que destróis o Templo
e o reconstróis em três dias,
salva-te a ti mesmo, descendo da cruz!'
Do mesmo modo, os sumos sacerdotes,
com os mestres da Lei,
zombavam entre si, dizendo:
'A outros salvou, a si mesmo não pode salvar!
O Messias, o rei de Israel...
que desça agora da cruz,
para que vejamos e acreditemos!'
Os que foram crucificados com ele também o insultavam.
Jesus deu um forte grito e expirou.
Quando chegou o meio-dia,
houve escuridão sobre toda a terra,
até as três horas da tarde.
Pelas três da tarde, Jesus gritou com voz forte:
'Eli, Eli, lamá sabactâni?',
que quer dizer: 'Meu Deus, meu Deus,
por que me abandonaste?'
Alguns dos que estavam ali perto, ouvindo-o, disseram:
'Vejam, ele está chamando Elias!'
Alguém correu e embebeu uma esponja em vinagre,
colocou-a na ponta de uma vara
e lhe deu de beber, dizendo:
'Deixai! Vamos ver se Elias vem tirá-lo da cruz.'
Então Jesus deu um forte grito e expirou.
Aqui todos se ajoelham e faz-se uma pausa.
Neste momento a cortina do santuário
rasgou-se de alto a baixo, em duas partes.
Quando o oficial do exército,
que estava bem em frente dele,
viu como Jesus havia expirado, disse:
'Na verdade, este homem era Filho de Deus!'
Estavam ali também algumas mulheres,
que olhavam de longe;
entre elas, Maria Madalena,
Maria, mãe de Tiago Menor e de Joset, e Salomé.
Elas haviam acompanhado e servido a Jesus
quando ele estava na Galiléia.
Também muitas outras
que tinham ido com Jesus a Jerusalém, estavam ali.
José rolou uma pedra à entrada do sepulcro.
Era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,
e já caíra a tarde.
Então, José de Arimatéia,
membro respeitável do Conselho,
que também esperava o Reino de Deus,
cheio de coragem, veio a Pilatos
e pediu o corpo de Jesus.
Pilatos ficou admirado,
quando soube que Jesus estava morto.
Chamou o oficial do exército
e perguntou se Jesus tinha morrido há muito tempo.
Informado pelo oficial,
Pilatos entregou o corpo a José.
José comprou um lençol de linho,
desceu o corpo da cruz e o envolveu no lençol.
Depois colocou-o num túmulo, escavado na rocha,
e rolou uma pedra à entrada do sepulcro.
Maria Madalena, e Maria, mãe de Joset,
observavam onde Jesus foi colocado.
Palavra da
Salvação.
REFLEXÃO
A entrada do
Filho de Deus na cidade de Jerusalém foi na verdade, uma grande provocação, um
ato revolucionário, de quem está disposto a tudo, disposto a enfrentar,
satirizando o poder dos reis e os hipócritas vestidos de religiosos da época.
A impressão que
nos dá é que Jesus quis fazer uma paródia dos reis daquela época, os quais após
dominar uma cidade com seus poderosos exércitos, tomavam posse delas
atravessando-as montando um cavalo de guerra bem possante. Na verdade, Jesus
estava desafiando o poder político, e religioso. Pois Ele foi hosanado como um
rei, e como o Messias. Pois o povo ali presente, o aclamou como um Rei e como o
Messias. Dizendo: Bendito o que vem em nome do Senhor!
Porém, Jesus escolheu não um cavalo de guerra,
mas um humilde jumento usado na agricultura pelo homem simples do campo. Ou melhor,
Ele escolheu uma jumenta. Valorizando assim, o sexo feminino, valorizando
a força da mulher na construção do Reino de Deus, a começar por Maria.
O gesto humilde
de Jesus, deve ser seguido por nós. Devemos entrar na cidade, entrar na
sociedade, com humildade, não pilotando uma Ferrari, mas um carrinho modesto,
apenas uma condução. Aquele que pretende ser um seguidor de Cristo, um
anunciador da palavra, tem de ser como o Mestre! Humilde, porém corajoso!
Jesus não negou
que Ele era Rei. "Tu o disseste". Foi a sua resposta
quando lhe perguntaram se Ele era mesmo um rei. Só que Jesus é o Rei da
justiça, um Rei humilde ao ponto de lavar os pés dos seus discípulos, um Rei
que se identificava com o pobres e excluídos. Um Rei que não era desse mundo,
mas sim, Ele veio para salvar o mundo!
A entrada de
Jesus na cidade de Jerusalém nos desperta para uma grande realidade: Assim como
Ele mudou o mundo não com armas, mas com o seu amor infinito, nós, seus
seguidores, também podemos contribuir para um mundo melhor, podemos derrubar o
poder das armas derramando na sociedade a palavra e a bondade divina. Para isso
basta humildade, muita fé, preparo, santidade, dedicação, coragem...
Vai e faça o
mesmo! Bom domingo, José Salviano.
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LEIA MAIS
RAMOS - A festa de ramos marca o início da Semana Santa que, por sua
vez, é o centro do grande acontecimento da nossa fé, ou seja, o Mistério da
paixão, morte e ressurreição de N.S.Jesus Cristo. Hoje Jesus vem a nós
não como um rei soberano, tirano e dominador. Mas como um Rei humilde e
servidor.
Na mesma cidade onde o rei Davi
havia entrado com uma pomposa procissão, após a vitória sobre os filisteus e, entre cantos, trombetas, ramos de
palmeiras o povo o exaltava como o Rei vitorioso, o Rei Jesus
entrou de forma humilde montado em um simples jumento em vez de um
pomposo cavalo para mostrar que o seu reino não é desse mundo. E
essa entrada triunfal de Jesus em Jerusalém foi para mostrar também a
presença de Deus no meio de seu povo. Deus que está acima de todos os
deuses, acima de todos os reis da Terra, desceu até nós para realizar o seu
Plano de Salvação da humanidade.
É comum a gente pensar que aquelas mesmas pessoas que aclamaram Jesus como rei
no domingo de ramos foram as mesmas pessoas que o condenaram dizendo em coro:
Crucifica-o! Crucifica-o!
A bem da realidade dos fatos não foi bem assim que aconteceu.
Porque a multidão que aclamou Jesus em sua entrada triunfal pela
cidade de Jerusalém, eram formada de pessoas agradecidas pelas grandes
maravilhas realizadas por Jesus, especialmente os milagres de curas. Foram
pessoas que reconheceram a divindade, o poder e o imenso amor de Jesus
principalmente para com os oprimidos.
Ao contrário, aquele grupo de pessoas manipuladas pelos fariseus que revoltadas
gritaram: Crucifica-o! não eram aquelas mesmas pessoas do domingo de ramos.
Veja: Jesus ao condenar as atividades comerciais do Templo,um covil de ladrões
como Ele disse, ao condenar a exploração ali realizada para fins
lucrativos, ao virar as mesas dos cambistas com um chicote na mão naquele
camelódromo do Templo, Ele arrumou muitos inimigos. E foram exatamente esses
inimigos insatisfeitos que os fariseus arrebanharam para aclamar a
sua condenação diante de Pilatos. E veja que Pilatos percebeu isso. Pilatos
estando consciente de que Jesus não tinha nenhum pecado, apresentou um
plano "B", sugerindo a morte de cruz ao ladrão Barrabás. Porém, as
pessoas insufladas pelos judeus, não aceitaram. Finalmente, Pilatos lavou as
mãos, se inocentando do sangue daquele inocente.
Por outro lado, notamos que na missa de Domingo de Ramos que a
igreja fica lotada. Será mesmo que todos estão consciente que se trata do
início da Semana Santa, do seu significado e importância para a nossa
salvação? Ou será que muitos estão ali ansiosos para pegar o ramo bento e
levá-lo para casa e se proteger de todo mal, numa atitude de quase superstição?
Qual seria melhor? Um ramo bento ou levar para casa em sua própria pessoa o
Cristo Eucarístico? O ramo é bom. Além do seu significado, ele é bento.
Mais é muito mais eficaz, o próprio Cristo na Hóstia consagrada, que recebemos
na comunhão e o levamos para nossa casa para que haja paz, harmonia e
para que Cristo sacramentado nos livre de todos os males, principalmente do
pior mal que é o mal de nos afastar de Deus.
PAIXÃO - Jesus morreu por nós. Jesus morreu pelos nossos
pecados. Jesus é o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.
Meus irmãos. Estas são frases que ouvimos sempre, principalmente da boca do
padre, mas que nem sempre entendemos o seu significado, sem nunca questionar.
Minha avó dizia isso e eu acredito. Acreditar sem entender não é uma atitude
científica diante do fenômeno psicológico da fé, mais sim uma atitude de uma fé
cega, que na adolescência pode cair, desfalecer, diluir-se diante das chacotas
dos amigos incrédulos.
Então vamos solidificar a nossa fé? Vamos entender para nunca duvidar?
Compreender e acreditar para não ser presa fácil dos incrédulos que movidos por
satanás, estão sempre tentando nos arrastar para a descrença?
Então. Nos tempos antigos, no Antigo Testamento, Moisés, Abraão, Isaac, Jacob
tiveram experiências com Deus, o qual mantinha com o seu povo através desses
patriarcas, uma ALINANÇA, ou seja, um acordo de Pai para filhos. E nessa
Aliança, era aceito por Deus, os sacrifícios de animais. Eles matavam o
melhor novilho, ou o melhor cordeiro do rebanho, e queimavam-no, e como a
fumaça da combustão subia, entendiam assim que estavam fazendo uma oferta a
Deus, pelo perdão dos seus pecados. E aquilo era chamado de holocausto, diziam
que o cordeiro foi imolado, oferecido ao Pai pelos pecados.
Nos tempos de Jesus, o sacrifício de animais era um verdadeiro comércio. No
Templo havia a sala dos sacrifícios, onde o povo queimava animais, como bois,
cordeiros, e até pombas, que eram oferecidas pelos pobres, pois os animais
grandes oriundos das fazendas dos saduceus, custavam caro. Vinha gente de
todo lugar, até dos países vizinhos, para se purificar dos seus pecados, mediante
a queima de animais, o que deixava a elite judaica cada dia mais rica, com o
comércio dos animais para o sacrifício.
Jesus ficou indignado com aquilo, pois sabia muito bem que por traz da oferenda
a Deus, estava a exploração do povo pelos judeus, os quais ganhavam rios
de dinheiro.
Foi por isso que Jesus disse "Não quero sacrifício, mas sim
CARIDADE". Então, no lugar de matar e queimar um animal, de
preferência um cordeiro, para oferecer a Deus, nós podemos e devemos fazer uma
oferenda a Deus, na pessoa do irmão carente, pelo perdão dos nossos pecados
veniais, ou leves. E dando uma esmola ao pobre, estamos dando a Deus e
construindo um tesouro no Céu. "Todas as vezes que você der uma
esmola a um pobre, foi a mim que você deu".
Quanto ao holocausto, ao cordeiro imolado, Jesus virou a mesa, e propôs uma
nova solução, Jesus anunciou A NOVA ALIANÇA: Disse Ele que a sua
pessoa seria oferecida em sacrifício ÚNICO ao Pai pelos pecados de toda a
humanidade, e que não precisaríamos mais sacrificar os animais, nem fazer
nenhum tipo de sacrifício como oferenda pelos nossos pecados. "Não
quero sacrifício, mas sim CARIDADE".
Jesus é o cordeiro de Deus, porque esse animal preferido nos holocaustos,
morre calado, sem dar nenhum gemido, não faz nenhum barulho ao contrário dos
demais animais. Jesus Morreu pelos nossos pecados, isto é, ofereceu-se ao Pai
em sacrifício por nossa culpas, SEM RECLAMAR, SEM MEDO, SEM CHORAR. "Pai.
Tudo está consumado. A ti entrego o meu espírito"
CONCLUSÃO
- Caríssimos. Que o verde dos ramos signifique
para nós hoje, o verde da ESPERANÇA de um mundo sem violência, de um mudo
convertido, e o verde da esperança da vida eterna.
Não façamos sacrifícios pelo perdão dos nossos pecados leves. Façamos caridade.
Promessas, subir de joelhos a escadaria do morro até a capela de Nossa Senhora
do Monte, nada disso agrada a Deus. Agrade-O na pessoa do irmão caído no chão,
sem teto, sem roupa, sem alimento, sem nada.
Vá i faça o
mesmo.
Comece a Semana
Santa com o pé direito.
Bom domingo de
ramos.
José Salviano
Início da semana santa
Evangelho - Mt 26,14-27,66
Nesse domingo nós festejamos a entrada triunfal de Jesus na cidade
de Jerusalém montado em uma jumenta. Episódio que significa a
manifestação de sua grandeza, porém com humildade.
O povo aclamou Jesus, reconhecendo a sua
divindade. Hoje também existem muitos cristãos pelo mundo todo que
reconhecem Jesus como o Messias, o enviado do Pai ao mundo para salvação da
humanidade.
A liturgia de Domingo de Ramos retrata
fielmente a sequência da realidade vivida e sofrida pelo Filho de Deus na
Terra. Ela divide-se em duas partes:
1ª - PROCIÇÃO DE RAMOS - É uma cena de um rei
se aproximando vitoriosamente em uma cidade, aclamado pelo
povo. Ele não vinha em uma carruagem luxuosa puxada por vários cavalos
fogosos, ou em uma limousine...
Mas o carinho daquele povo era de
reconhecimento pelos milagres recebidos, era uma recepção calorosa e sincera de
pessoas simples que não tendo nada para dar ao homenageado, dava o seu
louvor, e colocaram tapetes de folhagem gritando Hosana! Hosana ao
rei que se aproxima deles com toda glória, ao mesmo tempo com toda humildade.
2ª PAIXÃO E MORTE - No Domingo de
Ramos, festejamos este fato histórico, de grande alegria, para em seguida,
depois da procissão, lembrar outro fato histórico, o da paixão e morte daquele
que veio ao mundo para nos fornecer tudo o que precisamos para nos livrar do
fogo eterno e um dia desfrutar das maravilhas do Paraíso.
Muitos que viram aquela cena, ficaram
admirados com a glória de Jesus, semelhante a um rei quando entrava em
Jerusalém. Já outros pensaram que se tratasse de uma brincadeira festiva...
Um grande contraste marca então, a liturgia
deste domingo: Na primeira parte, alegria pela glória do Filho de Deus, entre
os humildes. Para em seguida, vermos o rosto de Jesus envolto em grande
tristeza, por estar sendo humilhado pelos algozes a mando da elite que o
queria ver eliminado.
Na verdade são vários contrastes. Veja:
Guerrico d’Igny nos ajuda meditar na comemoração do domingo dos
ramos: “A procissão nos leva a pensar em honras reservadas ao rei; a leitura da
paixão mostra os castigos reservados aos ladrões. Num primeiro momento ele é
cercado de glória e honra, do outro não tem beleza nem formosura (Is. 53,2). Na
procissão ele é a alegria dos homens e glória do povo, do outro lado, o
opróbrio dos homens e objeto de desprezo dos homens” (Sl. 22,7). De um lado é
aclamado: hosana ao filho de Davi. Bendito o que vem, o rei, em nome do Senhor”
(Mc. 11,10); de outro lado é declarado digno de morte e é ridicularizado o que
se dizia rei de Israel. Num primeiro momento vai-se ao encontro dele com ramos
de palmas. Do outro lado as mesmas mãos machucam seu rosto e o golpeiam com uma
cana. Na procissão é cumulado de louvores, na liturgia no templo é coberto de
insultos. De um lado as pessoas cobrem a estrada por onde ele passa com vestes
e mantos, de outro lado é despojado de suas vestes. Num momento é acolhido em
Jerusalém como rei justo e salvador e de outro é expulso de Jerusalém como um
criminoso e um impostor. Senta-se sobre um asno, cercado de honra, depois é
suspenso no madeiro da cruz, marcado pela flagelação, coberto de chagas,
abandonado pelos seus… Se queremos, irmãos, seguir nosso caminho sem vacilar
tanto nos momentos felizes como nas adversidades, contemplemos o senhor cercado
de honra na procissão dos ramos, coberto de ultrajes e de sofrimentos na
paixão… tal mudança de circunstâncias não mudou seus pensamentos….” (Guerrico
d’Igny)
Depois da procissão, na leitura e reflexão do
segundo Evangelho, nós lembramos a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, aquele
que se entregou por nós. Aquele deixou que o matassem. Aquele que morreu
em oferenda ao Pai pelo perdão dos nossos pecados.
Iniciamos a homilia pela traição de Judas,
aquele que entregou Jesus aos soldados por trinta moedas. Muitos questionam:
Mas Jesus não era conhecido de todos, principalmente ao sumo sacerdote,
doutores da Lei e escribas? Por que Ele teria de ser entregue, ou identificado
por Judas?
Sim. Jesus naquela altura de sua vida, era
conhecido por muitos, mas não para os soldados romanos que foram
prendê-lO. Além disso, a prisão de Jesus aconteceu à noite, e também tanto
Jesus como os seus amigos, os apóstolos, se vestiam mais ou menos iguais.
Portanto, era necessário que alguém, no caso Judas, mostrasse de alguma forma
quem realmente era Jesus, para que não fosse preso o homem errado. Não que os
judeus estivessem preocupados em não matar outra pessoa inocente, mas sim,
porque eles estavam obcecados e determinados a prender Jesus e não outro.
E dessa forma, foi entregue um inocente para
ser condenado a morte de cruz. Hoje também muitos inocentes são presos
por engano, ou são mortos confundidos com outros que praticaram alguma
atrocidade, ou que não cumpriram os regulamentos do crime organizado.
Antes de sua morte, Jesus e seus apóstolos
comemoraram a Páscoa, e nesse encontro Jesus inventou: A missa, a Eucaristia
e o sacerdócio.
A MISSA, porque aquele jantar foi a primeira
missa realizada na Terra, e que é repetida em todos os altares do mundo inteiro
diariamente, pelos sacerdotes e cristãos católicos.
A EUCARISTIA, porque Jesus tomando o pão e
abençoando-o, disse: “Isto é o meu corpo...”
O SACERDÓCIO, porque Ele disse: “Fazei
isso em memória de mim...” Dando o poder aos apóstolos, de
transformar o pão e o vinho em seu corpo e seu sangue. Também disse em outro
momento: “Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos”, o que
significa que aqueles primeiros padres seriam substituídos por outros até o fim
dos tempos.
Pedro O negou por três vezes. E você? E
eu? Quantas vezes já negamos a Jesus? Não dá nem para contar. Se
tivéssemos agora em notas de cem reais ou de cinqüenta, em relação às vezes em
que negamos Jesus, estaríamos ricos!
Negamos Jesus quando não respeitando os seus
ensinamentos, agimos de acordo com o nosso egoísmo, de acordo com o instinto,
de acordo com os ditames da carne, de acordo com a ditadura do liberalismo, de
acordo com a moda, de acordo com o consumismo, enfim, de acordo com o mundo.
Negamos Jesus quando temos vergonha de nos confessar cristãos diante dos homens
e das mulheres, como o fez Pedro com medo de também ser preso e morto.
Negamos Jesus quando não nos preparamos adequadamente para fazer um bom sermão,
uma boa homilia, e confiando no nosso conhecimento próprio, nos aventuramos a
falar algumas palavras de improviso, nos esquecendo que a catequese é a coisa
mais importante da santa missa, depois da Eucaristia. Negamos Jesus
quando pecamos, quando ignoramos o nosso irmão, quando o excluímos,
quando o discriminamos, etc.
Jesus começou a ficar triste e angustiado, e
foi com os discípulos ao um lugar chamado Getsêmani para rezar. Também
nós por vezes ficamos angustiados quando alguma coisa não está dando certo em
nossa vida, quando ficamos doentes, por exemplo, quando perdemos um ente
querido, quando se aproxima a nossa hora como foi o caso de Jesus Deus e
homem. E para nos dar o exemplo, Jesus enquanto homem se dirigiu ao Pai.
Ele estava nervoso. Pois enquanto Deus, Ele sabia de tudo pelo qual iria
passar. E enquanto homem, sentia uma tristeza mortal. "Então Jesus lhes disse: 'Minha alma está triste até á morte.
Ficai aqui e vigiai comigo!'
Este mesmo Jesus-homem, sentiu-se
abandonado pelo Pai nos seus minutos finais de vida, e bradou: 'Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?'
Muitos de nós também já nos sentimos
abandonados por Deus por várias vezes na vida. E costumamos perguntar: Por que,
meu Deus?!
Meus irmãos. Precisamos confiar mais em Deus!
Precisamos rezar mais. Aquele momento de angústia, assim como de
desespero que Jesus-homem experimentou, passou logo. Enquanto que nós,
pela nossa falta de fé e pela ausência de oração, podemos ficar dias angustiados
e infelizes quando algo ruim nos acontece.
Mas a final. Por que mataram Jesus? Esta é uma pergunta que paira o
tempo todo na mente daqueles que participam ou assistem a Paixão de
Cristo. Acontece que naqueles tempos, na Galiléia, lugar de
gente explorada e marginalizada, para a qual a missão de Jesus se tornou,
de fato, uma boa nova, a qual trazia, junto com suas ações as palavras, a
libertação dos oprimidos, dos humilhados, dos deixados de lado. E esse trabalho
de conscientização, atraiu sobre a pessoa de Jesus, a ira dos poderosos
injustos. Jesus estava atrapalhando os seus negócios tão lucrativos.
Para entender melhor isso, é importante aqui
nos reportar a realidade político-econômica e social porque passava
a sociedade do tempo de Jesus:
Além da invasão romana, aquela
sociedade, os cristãos da Galiléia, estava sofrendo o ataque ou a
invasão dos “bandidos” que fizeram uma verdadeira tomada de Jerusalém.
Aconteceu que pequenos proprietários rurais que perderam suas terras pelos
altos impostos, e pela improdutividade gerada pela infertilidade do
ano sabático, que segundo o judaísmo, era um ano sem plantar, e a isso convém
acrescentar os altos juros cobrados pelos saduceus os quais lhes emprestavam
dinheiro, esses pequenos proprietários rurais revoltados passaram a
assaltar em grupos. Eles se escondiam nas cavernas, e assaltavam principalmente
as caravanas romanas, e num trabalho semelhante ao de Robin hood, eles
repartiam o produto do roubo com os excluídos. Por isso, os chamados “bandidos”,
contavam com o apoio e a simpatia do povo faminto e explorado pelos ricos
proprietários de terras, entre eles, os sumos sacerdotes e doutores da Lei.
A fúria e a revolta desses
pequenos proprietários de terra chegou ao ponto deles invadirem Jerusalém onde
se achavam os arquivos e os documentos de suas dívidas injustas dos seus
credores exploradores, entre eles, os anciãos, membros do Sinédrio, sumos
sacerdotes. Naquela ocasião, que foi no ano de 66, os “bandidos”
queimaram os referidos documentos e mataram os seus respectivos credores.
Foi por isso que Jesus foi escolhido no lugar
de Barrabás, condenado e morto como se fosse um bandido, e até sendo
crucificado entre dois deles, numa manifestação da prepotência da elite judaica
que arrolou o poder romano para concretizar aquela chacina, ou a morte de
um inocente, o qual foi condenado exatamente por ser justo. Por defender os
pobres da exploração dos ricos.
O ladrão Dimas que Jesus perdoou no seu
momento final na cruz, na realidade, não era um assassino cruel, mas sim um
daqueles chamados “bandidos” que na companhia de outros agricultores
revoltados, reclamava, apesar de forma violenta, os seus direitos de ter
um a vida com abundância.
Jesus foi preso à noite. Por isso, era
necessário alguém, que no caso foi Judas, para indicá-lo aos soldados romanos
que vieram prendê-lo.
A morte de Jesus já estava decretada pelas autoridades religiosas.
Só restava apenas pegá-lo quando menos se esperasse. Por isso mesmo, Jesus só
ficava em Jerusalém durante o dia, à noite dormia fora da cidade. Ele bem sabia
que entre os discípulos havia um traidor. Assim se explica o aspecto
clandestino da ida de Jesus à noite a uma casa da cidade para celebrar a
Páscoa.
Jesus é a vida que nasce da morte. No mundo
inteiro, a repetição diária da
celebração da Paixão do Senhor na Santa Missa, é necessária e indispensável
para nos fazer entender o que significa a vitória do derrotado, o sucesso do
fracassado, a glória da humilhação, a vida que nasce da morte.
A morte de Jesus, portanto, não ocorreu por acaso, mas é resultado
de um plano diabólico de morte arquitetado pelos líderes religiosos e
políticos, para anular a sua ação libertadora.
Porém, nada disso adiantou. Jesus ressuscitou e está vivo no meio
de nós, assim como suas idéias, a sua Boa Nova, o Evangelho, que continua vivo
até hoje no nosso meio, fertilizando as nossas mentes para semearmos o amor de
Deus e a conscientização entre os oprimidos e os explorados.
Então vai, e faça o mesmo!
Bom domingo.
José Salviano.
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.
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