.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de março de 2021

-3º DOMINGO DA QUARESMA-José Salviano

 

 

3º DOMINGO DA QUARESMA

07 de Março de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 2,13-25

 

-NÃO FAÇAIS DA CASA DO MEU PAI UM MERCADO-José Salviano

 

Evangelho

E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou.
Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto?
Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do templo do seu corpo.
Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.
E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.
Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia;
E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.


Reflexão

PRIMEIRA LEITURA - Eu sou o Senhor teu Deus, e não terás outros deuses além de mim.  O mundo está cheio de deuses falsos, mentirosos, e até satânicos. O dinheiro, o poder, o celular, o computador, a garrafa de vodca, cigarros de folhas verdes e secas, o pó, a pedra no cachimbo improvisado, o carro possante, a moto de 1500 cilindradas, a loira, a morena...

Na ânsia louca de substituir Deus, o ser humano comete as maiores loucuras!  Mas o que consegue é somente se matar em doses homeopáticas, ou mesmo aceleradas. Muitos jovens já estão mais velhos que seus pais. O desgaste causado pelas aventuras em busca de um delírio extasiante, acaba distorcendo a realidade fora e dentro de si.

        

Por outro lado, os filhos da luz se desesperam em busca de soluções  imediatas e impacientes diante da lentidão com que Deus olha por nós, tornam-se insensíveis e não enxergam a presença de Deus agindo do seu jeito bem aqui no meio de nós. Os devotos rezam e rezam, e aplicam ao Reino de Deus os seus cálculos mundanos exigindo soluções rápidas, espetaculares e eficazes tudo isso de acordo com a ótica humana. E logo se decepcionam por não conseguirem soluções prontas e imediatas, entendendo com isso que Deus está dormindo ou coisa desse tipo, acham que o Pai se esqueceu de nós, por Ele não apressar o ritmo da implantação do Reino definitivo e sustentável para os seus filhos.
Ora, é importante entender ou lembrar que a construção do Reino de Deus acontece através da união da ação divina com a ação humana. Deus hoje age no mundo através de nós principalmente os seus escolhidos. Mas para que isso aconteça, é indispensável que façamos a nossa parte. O resto fica por conta de Deus.
Quando é que vamos nos conscientizar que o tempo e o agir de Deus é diferente do nosso?

 

SEGUNDA LEITURA - Enquanto uns pedem soluções ou sinais milagrosos para a triste realidade a que estamos vivendo, outros  apelam para a sabedoria. Seja uma solução científica, uma solução da biomédica, ou mesmo da sabedoria de Deus para que possamos restabelecer o equilíbrio das forças sociais e dasforças diabólicas que agem e interagem na dinâmica de uma sociedade decadente: A maconha está sendo liberada, o adultério não é mais crime em alguns países, o menor pode matar, o desvio do dinheiro público não tem punição, entre outras liberalidades da conduta sexual, as quais nem é bom a gente especificar pois pode-se ser enquadrado como discriminação...

        

E nós, que somos aqueles que muitos olham esperando que façamos alguma coisa que realmente promova uma solução calma, porém  firme e verdadeira diante de todo esse caos, o que nós estamos fazendo? Estamos pregando um Cristo crucificado? Ou estamos anunciando um Cristo ressuscitado, que está no meio de nós? É preciso reavaliar os nossos sermões. Será que ficamos enrolando com palavras ingênuas e repetitivas, trocando o cérebro pelo coração?  Ora, o coração é uma bomba. Ele não pensa, não sente emoções e nem muito menos peca. Tudo isso acontece no cérebro e pode afetar tragicamente a nossa alma. O fato do nosso coração  bater forte quando estamos emocionados, não significa que as emoções acontecem no coração.

        

A nossa catequese precisa ser otimista, mas não de um otimismo ingênuo, sentimental, portanto, sem efeito positivo para o mundo de hoje.

        

Enquanto ficarmos anunciando um Jesus morto estamos correndo parados ( como que numa esteira). Ao contrário, se em vez disso mostrarmos à sociedade um Jesus vivo e atuante no mundo através dos seus escolhidos, estamos avançando para a construção do Reino, para a construção de um mundo melhor, ou pelo menos, um mundo menos violento e menos corrupto e injusto.  

        

Que o nosso Deus forte, sensato, sábio, imortal e presente entre nós nos oriente em como falar dele de modo mais efetivo, de uma forma que  contribua para a conversão definitiva do nosso irmão, da nossa irmã. Amém!

 

EVANGELHO

        

No Evangelho deste domingo, deparamos com um Jesus indignado, irado (cheio de energia, ou cheio de ira profética), revoltado de ver  a Casa de seu Pai que foi feita para a oração e a busca de Deus, estar sendo usada para o comércio.        

Jesus disse que destruiria aquele templo e o reconstruiria em três dias, mas ninguém entendeu nada, nem mesmo os discípulos. Estes só entenderam depois de sua ressurreição. Pois Jesus estava se referindo ao seu corpo, que passou a ser um novo templo de encontro com o Pai. Pois só por meio dele chegaremos a Deus.

        

Os vendilhões do templo transformaram a sua casa em uma casa de comércio. Existem muitas religiões hoje nas quais se fala muito pouco do Evangelho e fala muito sobre dinheiro. Dizem que Deus nos quer ricos, pedem dinheiro a todo instante aos que ali vão em busca de curas mirabolantes, e voltam frustrados para suas casas. Nessas supostas igrejas, que na verdade são empresas,  a pastoral do dízimo é a mais importante. Eles amedrontam os "fiéis" ou clientes, dizendo que para se salvar é necessário dar mais dinheiro a Deus, ou seja, a eles. 

        

Isso é um absurdo! A religião não pode ser usada como meio de ganhar dinheiro, como faziam os doutores da lei e todos os demais membros da elite judaica. Não podemos explorar a ingenuidade dos humildes de baixa renda, e sob ameaças  de condenação eterna, tirar o seu pobre dinheirinho. E pensar que tem muita gente fazendo isso ainda hoje! E tudo isso é feito em nome de Jesus.  Os judeus apresentavam um deus que exigia a contribuição do pobre, e era tolerante com os abusos e injustiças dos ricos. Hoje também, essas tais religiões que pregam a prosperidade econômica, apresentam uma imagem distorcida de Deus. Eles inventaram um deus que quer que sejamos ricos. Um deus que exige o seu depósito nas contas bancárias daqueles que se auto proclamam   “bispos”, e pastores.

        

Caríssimos. Catequista que pede dinheiro não é catequista, mas sim, esperto, e ambicioso comerciante. Pois a graça de Deus não se vende. "De graça recebestes, de graça devereis dar". O verdadeiro catequista está interessado em mudar o mundo para melhor, através da conversão do seu irmão, e não em ficar rico. Porém, o sustendo do padre é de inteira responsabilidade nossa. E assim, se a catequese for eficiente, nós estaremos conscientes dessa responsabilidade. E nem precisa pedir dinheiro para um cristão que está ciente do seu dever. Ele vai colaborar automaticamente, naturalmente.  

        

Ninguém imaginava que o dócil Jesus fosse um dia se indignar contra uma situação de injustiça, ao ponto de derrubar as mesas dos cambistas no camelódromo do Templo. Mas com aquele gesto, O Filho de Deus quer nos mostrar que o cristão não é aquele cara bonzinho, ou bobinho, que deixa todos pisar nele. Santidade não é bem isso. Santidade também é indignar-se com as injustiças, com a corrupção, com os salários injustos, com a pedofilia, com o roubo do dinheiro público, com o Estatuto do Menor, e com toda impunidade que gera violência gratuita. Se você é um desses revoltados contra o abuso dos fora do Plano de Deus, não se sinta culpado, mas pelo contrário. Sinta-se um imitador de Cristo.

Vai lá. Jesus te ama e te chama para corrigir o irmão que vive errado. Pois se você não repreender o erro do seu  irmão, passará a fazer parte do erro dele. É como acolher em sua casa um fugitivo da lei.

 

Bom domingo, José Salviano.


(Vídeo)3º DOMINGO DA QUARESMA-NÃO FAÇAIS DA CASA DO MEU PAI UM MERCADO-Vera Lúcia

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir