.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 19 de março de 2021

SE O GRÃO DE TRIGO CAIR NA TERRA E MORRER, PRODUZIRÁ MUITO FRUTO-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA – 21/03/21- Jo12,20-33

5ºDOMINGO DA QUARESMA “

SE O GRÃO DE TRIGO CAIR NA TERRA E MORRER, PRODUZIRÁ MUITO FRUTO.”

Reflexão de Olivia Coutinho


Caros irmãos e irmãs em Cristo.

Nestes dias em que damos passos mais largos para chegarmos à Páscoa do Senhor Jesus, queremos proclamar com mais veemência a nossa fé, colocando em prática tudo o que aprendemos ao longo da nossa caminhada quaresmal. 
A liturgia deste tempo nos fez crescer na fé, nos conscientizou de que a nossa vida, só tem sentido se vivida na perspectiva da vida eterna, nos fez mergulhar no oceano do amor do Pai, nos mostrando o quão é grande o seu amor pelos os seus filhos, filhos muitas vezes ingratos... 
O evangelho que a liturgia deste 5º Domingo da Quaresma, coloca diante de nós, nos convida a pautar a nossa vida no exemplo de Jesus, a assumir a nossa fé com todas as suas consequências. 
O texto começa dizendo, que entre as pessoas que haviam subido para adorar a Deus, durante a festa dos Judeus, estavam também, alguns gregos, que sentiram desejosos de ver Jesus. Certamente, estes gregos, já tinham ouvido falar de Jesus, razão pela a qual, eles desejavam vê-lo.
Filipe, um dos discípulos de Jesus, cujo o nome era de origem grega, foi o escolhido como intermediário, talvez pela origem do nome. Eles disseram a Filipe: “Senhor, queremos ver Jesus!” Filipe convidou André e os dois, levaram o pedido destes gregos, ao conhecimento de Jesus que não se manifestou, mas, provavelmente, ao tomar conhecimento de que a sua palavra, já atingia outros povos, (no caso os gregos) o tenha motivado a falar abertamente de sua morte para os discípulos. Naquelas alturas, Jesus, convicto da necessidade da sua morte, para que a humanidade fosse salva, dá como encerrada a sua missão aqui na terra, dando a entender, que a partir de então, Ele só seria visto na cruz... 
Ciente do bem que sua morte traria para a humanidade, Jesus abraça a cruz como abraçasse a todos nós, pois seria pela a Cruz, que Ele nos libertaria do cativeiro, nos devolvendo a vida. 
Mesmo na iminência de um grande sofrimento, Jesus, angustiado, ainda encontra força para falar da fecundidade da vida, referindo-se aos frutos que seriam produzidos com a sua morte. 
A caminho da morte, Jesus fala de vida, dando o exemplo de uma semente que só produz frutos, quando cai na terra e morre. “Se o grão de trigo que cai na terra e não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muitos frutos.” 
Ao falar da dinâmica de uma semente, Jesus fala de si mesmo, Ele se via, como aquela semente, que precisaria morrer, para gerar vida, do contrário Ele não passaria de mais um pregador, que passara por este mundo e pronto... 
Falando claramente da sua morte, Jesus já delega aos discípulos, a incumbência de fazê-lo conhecido, não somente por aqueles gregos que queriam vê-lo, mas pelo o povo do mundo inteiro, o que de fato aconteceu. Foi depois da sua morte e ressurreição, que Jesus ficou conhecido em todos os rincões da terra... 
Finalizando a sua trajetória terrena, Jesus adverte os discípulos e hoje a nós, sobre o perigo do apego à vida terrena, a sua mensagem é muito clara: somente quem é desapegado, desprendido, está livre para segui-lo. 
Quem deseja verdadeiramente seguir Jesus, deve apresentar-se a Ele, completamente livre de qualquer apego. O apego escraviza, é uma forma ilusória de resguardar a vida, vida, que nem pertence a nós, pertence a aquele que nos criou... Deus nos criou para Ele, por tanto, somos Dele!
Quando resguardamos a nossa vida, podemos até nos sentir protegidos de algum infortuno, mas não realizaremos a vontade de Deus, não produziremos os frutos esperados por Ele.
 “Queremos ver Jesus!” São muitos, os que querem "ver" Jesus como aqueles gregos, mas desconhecem o caminho para chegar até Ele! Como discípulo de Jesus, tornemos caminho para que o outro possa chegar à Jesus...

Conhecer Jesus, é descobrir um tesouro de valor incalculável, é enriquecer-se preservando o coração pobre...

 

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUE NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

Um comentário:

  1. Você nos mostra Jesus, Olivia! Cada palavra impressa com fé e sentimento, nós sentimos! Obrigada! Como diz pe. Zezinho: ¨Somos velas acesas em Deus, cabe a nós Iluminar." Vez ou outra vamos querer apagar, mas, tem seres Iluminados iguais a você, a nós acender! Daí, eu vou acendendo outras velas por aqui e ali. Somos TODOS viajantes. Voltaremos de onde viemos: o Céu. Obrigada, por não me deixar desviar do caminho. Estou aqui sempre e sempre, indicando seta aos nossos irmãos. Obrigada! Deus te Abençoe e Guarde sempre.

    ResponderExcluir