.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de março de 2021

A Luz de Jesus nos tira das trevas do pecado-Helena Serpa

 

14 DE MARÇO DE 2021

 

DOMINGO DA QUARTA SEMANA 

 

DA QUARESMA 

 Cor roxo

 

 

1ª. Leitura – II Cr 36,14-16.19-23

 

Leitura do Segundo Livro das Crônicas Cr 36,14-16.19-23

Naqueles dias: 14Todos os chefes dos sacerdotes e o povo
multiplicaram suas infidelidades, imitando as práticas abomináveis das nações pagãs, e profanaram o templo que o Senhor tinha santificado em Jerusalém. 15Ora, o Senhor Deus de seus pais, dirigia-lhes frequentemente a palavra por meio de seus mensageiros, admoestando-os com solicitude todos os dias,
porque tinha compaixão do seu povo e da sua própria casa.
16Mas eles zombavam dos enviados de Deus, desprezavam as suas palavras, até que o furor do Senhor se levantou contra o seu povo
e não houve mais remédio. 19Os inimigos incendiaram a casa de Deus e deitaram abaixo os muros de Jerusalém, atearam fogo a todas as construções fortificadas e destruíram tudo o que havia de precioso. 20Nabucodonosor levou cativos, para a Babilônia,
todos os que escaparam à espada, e eles tornaram-se escravos do rei e de seus filhos, até que o império passou para o rei dos persas. 21Assim se cumpriu a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias: 'Até que a terra tenha desfrutado de seus sábados, ela repousará durante todos os dias da desolação,
até que se completem setenta anos'. 22No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:
23'Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e encarregou-me de lhe construir
um templo em Jerusalém, que está no país de Judá. Quem dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “o que pode nos levar para o exílio?”

No contexto deste relato nós percebemos nitidamente qual é a atuação do homem e a ação de Deus nos acontecimentos do mundo. O povo de Israel multiplicava as suas infidelidades e transgressões imitando as práticas dos pagãos e, por isso sofria as consequências das suas abominações. Foram deportados para o exílio na Babilônia e tornaram-se escravos do rei Nabucodonosor. Depois de setenta anos de penúria, porém, conforme prometera, o Senhor os tirou de lá pelas mãos de um homem, Ciro, escolhido por Deus para retirar o seu povo da expatriação. Ele não fazia parte do povo de Israel, mas movido pelo Espírito de Deus, exaltou o Senhor que lhe concedera o privilégio de possuir todos os reinos da terra e de construir para Ele um templo em Jerusalém. O mesmo acontece conosco, hoje. As nossas transgressões e infidelidades nos levam muitas vezes para o exílio do pecado, mas, da mesma forma, nós podemos perceber que Deus usa a quem Ele quer, do jeito que Ele quer para nos salvar do cativeiro do pecado para onde muitas vezes nós somos deportados (as). A meta do Senhor é a nossa libertação e, para que isso possa acontecer, Ele usará de todo e qualquer artifício que nós mesmos (as) não podemos compreender. - Isso tem alguma coisa a ver com a sua vida? -  Você escuta os mensageiros de Deus ou zomba deles e se afasta? – Você já experimentou o exílio? -  Quem foi o instrumento que o Senhor usou para resgatá-lo (a)?  

 

Salmo 136,1-2.3.4-5.6 (R. 6a)

 

R. Que se prenda a minha língua ao céu da boca,
se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

1Junto aos rios da Babilônia nos sentávamos chorando,*
com saudades de Sião. 2Nos salgueiros por ali* penduramos nossas harpas. R.

 

3Pois foi lá que os opressores* nos pediram nossos cânticos; nossos guardas exigiam* alegria na tristeza:
'Cantai hoje para nós* algum canto de Sião!' R.

 

4Como havemos de cantar os cantares do Senhor* numa terra estrangeira? 5Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer, que resseque a minha mão! R. 6Que se cole a minha língua e se prenda ao céu da boca, se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém*
minha grande alegria! R.

 

Reflexão - O salmo retrata a angústia do povo de Israel no exílio da Babilônia quando ele era obrigado a cantar os cantos de Sião, chorando de saudade. “Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira?”, perguntavam eles. Assim também nós nos sentimos quando estamos longe de Deus: não conseguimos nos alegrar. A nossa pátria é o céu aqui nós somos estrangeiros.

 

2ª. Leitura – Ef 2, 4-10

 

 Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,4-10

Irmãos: 4Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, 5quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos! 6Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo.  7Assim, pela bondade, que nos demonstrou em Jesus Cristo Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza da sua graça. 
8Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus!  9Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. 10Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “salvos pela graça de Deus”

Deus é bom e o seu objetivo é salvar a humanidade e é pela Sua graça que nós somos salvos, na medida da nossa fé em Jesus. Deus é rico em misericórdia, e com muito amor nos deu a vida em Cristo, quando ainda estávamos mortos (as) por causa das nossas faltas. Assim como tirou o Seu povo do Exílio na Babilônia, Deus também deseja nos tirar do exílio do pecado. Jesus Cristo é o Seu enviado para nos salvar de todas as consequências das nossas faltas e para nos fazer ressuscitar com Ele e, unidos a Ele, nos fazer também nos assentar nos céus. Tudo isto é graça e dom de Deus, portanto, não depende das nossas obras, mas das obras que Deus já nos destinou. Deus nos criou em Jesus Cristo para as boas obras que Ele mesmo preparou de antemão para que as praticássemos. E as boas obras que Deus preparou para nós são a vivência dos Seus ensinamentos os quais nos levam a praticar o amor e a justiça.   Neste tempo, quando se aproxima a Páscoa, precisamos meditar muito na graça que alcançamos e que mais uma vez iremos reviver. Não podemos nos perturbar nem entristecer por nada. O Senhor Deus é Pai e quer a nossa felicidade, por isso, Ele nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar-nos nos céus em virtude da nossa união com Ele. -  Você já se sente libertado do exílio? – Você tem praticado as boas obras que Deus lhe preparou? – Você tem consciência de que também está no céu, com Cristo?

 

Evangelho – Jo 3, 14-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 3,14-21

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão – “A Luz de Jesus nos tira das trevas do pecado”

Jesus veio ao mundo para manifestar o Amor de Deus por todos aqueles e aquelas que crerem Nele como o Seu Único Filho que morreu para nos dar uma vida nova. Ele veio como a Luz para iluminar as trevas do pecado que existe em nós. Porém, como o próprio Evangelho afirma, “a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más”. Temos a tendência de permanecer na escuridão porque o pecado nos atrai. Aquilo que é errado nós sempre fazemos às escuras. No entanto, quando nos rendemos às evidências da Salvação de Jesus nós nos conscientizamos de que temos um Pai de Amor e um Espírito que nos fortalece com este Amor. Somos chamados (as) a amar como Jesus amou, sem julgamentos, sem suposições, sem acusações. Somente amar, por Amor a Deus. Ele não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo do pecado e da morte eterna. Veio como a Luz que tira toda treva que nos faz viver na escuridão. Os que crerem Nele serão salvos! Somente será condenado (a) quem não se apossar das graças de Deus derramadas no Seu Sangue vertido da Cruz.   A Luz de Deus ilumina o homem e mostra ao mundo as suas ações. Aquele que está em pecado não consegue se aproximar de Deus, porque Deus é Luz reveladora. A vida eterna consiste em se ter comunhão com o Pai. É este o propósito da entrega de Jesus na Cruz. Nunca poderemos duvidar dessa verdade: Quem crê em Jesus Cristo não será condenado. O tempo nos é propício, não podemos mais dormir. Jesus veio para nos dar uma vida de qualidade. - Você realmente crê que Jesus é o único que pode salvá-lo (a)?  – Você já se apossou do Amor poderoso de Deus? – Você acredita que Jesus Cristo morreu por si? - Você tem coragem de dizer isso para todo mundo ou tem vergonha de tratar desses assuntos por aí a fora?

 

2 comentários:

  1. olá, Paz e bem a todos. Parabéns!!! excelentes reflexões.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir