.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de março de 2021

Palavras de Vida -Jorge Lorente

 

(08694) - Palavras de Vida       [353]

 

Quarto Domingo da Quaresma – 14/março/2021

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – Bom dia para você que nos acompanha através das emissoras interligadas à Rede Imaculada de Comunicação!

 

Loc – A partir de agora apresentamos: Palavras de Vida!

 

Loc – Vamos juntos refletir e nos alimentar da Palavra de Deus deste domingo, dia do Senhor.

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – Assim é a Palavra de Deus! Ela não pode passar sem marcar nosso dia a dia, sem deixar um sinal indicativo do verdadeiro caminho.

 

LocA liturgia deste 4º Domingo da Quaresma, nos garante que Deus oferece, de forma totalmente gratuita e incondicional, a vida eterna para todos os seus filhos e filhas. Para mim e para você estão reservadas diversas sugestões de conversão e de renovação.

 

 

Vejamos as leituras de hoje:

 

 

 

Primeira leitura 2Cr 36, 14-16.19-23

 

A primeira leitura nos diz que, quando o homem se afasta de Deus e escolhe caminhos de egoísmo e de auto-suficiência, está construindo um futuro marcado por horizontes de coloração cinzenta, de dor e de morte. No entanto, o autor do Livro das Crônicas nos diz que Deus dá sempre ao seu Povo outra possibilidade de recomeçar, de refazer o caminho da esperança e da vida nova. Na verdade, a nossa experiência de todos os dias mostra como a indiferença do homem diante de Deus e às suas propostas de vida e de liberdade, gera violência, opressão, gera exploração, exclusão e sofrimento. Na leitura que o Cronista faz da história do seu Povo, há um convite claro para escutarmos Deus e a colocarmos em prática as suas propostas. A perspectiva de que a libertação do cativeiro é comandada por Deus e de que Deus oferece ao seu Povo a oportunidade de um novo começo, traz à todos a fé e a esperança de libertação. O Deus aqui apresentado é um Deus que abomina o pecado, mas ama o pecador, por isso quer sempre dar uma nova chance aos seus filhos e filhas. Por isso sempre apresenta uma oportunidade para recomeçar, reiniciar e refazer o caminho da esperança e da vida nova. Neste tempo de Quaresma, este texto nos abre horizontes de esperança e nos convida a embarcar na apaixonante aventura da vida nova proposta por nosso Pai.

 

Op - (13219) –  “Vida nova”  3’ 25”

 

 

Salmo 136 (137)

 

O salmo 136 é uma súplica dos exilados na Babilônia. Em meio à beleza de Babilônia, os exilados estão tão tristes que nem usam seus instrumentos para acompanhar suas lamentações. Uma coisa curiosa ou, quem sabe uma ironia, acontece aqui. Os opressores querem conhecer o folclore dos israelitas. No entanto, como cantar no exílio os cantos e músicas que falam e celebram a libertação e as conquistas da vida? Tudo isso não passa agora de uma triste recordação. Em vez de cantar o seu folclore, os exilados entoam uma maldição contra a Babilônia e chamam de feliz quem fizer justiça destruindo até à raiz, a ambição que gera escravidão e morte nessa devastadora cidade.

 

Op - (01532) –  “Dom de cantar”  3’ 13”

 

 

 

Segunda leitura Ef 2, 4-10

 

A segunda leitura, tirada da carta de São Paulo aos efésios, ensina que Deus ama o homem com um amor total, incondicional e desmedido; é esse amor que levanta o homem da sua condição de incapacidade e que lhe oferece um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim. Deus é rico em misericórdia e ama o homem com um amor imenso. Por isso, à situação pecadora do homem, Deus responde com a sua graça. O amor salvador e libertador de Deus não é um amor condicional, que só se derrama sobre a pessoa que não erra ou quando alguém se converte; mas é sim um amor incondicional, que atinge a pessoa mesmo quando ela continua a percorrer caminhos de pecado e de morte. A esse ser humano, orgulhoso, auto-suficiente, instalado no egoísmo e no pecado, Deus oferece uma nova vida, ressuscitando-o e sentando-o ao lado de Jesus Cristo no céu. A salvação, a vida plena, não é uma conquista do homem, nem resulta das obras ou dos méritos de alguém, mas sim um presente de Deus. Portanto, não há aqui lugar para qualquer sentimento de orgulho ou para qualquer atitude de auto-glorificação. A salvação é uma oferta gratuita que Deus faz à nós, mesmo que não a mereçamos. Da oferta de salvação que nos Deus faz, nasce em nós um homem novo, que pratica boas obras. No entanto, convém lembrar que, as boas obras são necessárias e fundamentais, mas não é a condição para se receber a salvação; a salvação é o resultado da graça que Deus, no seu amor, na sua bondade e na sua infinita misericórdia derrama gratuitamente sobre cada um de nós, seus filhos e filhas.

 

Op - (06468) –  “Gratidão”  4’ 09”

 

 

Evangelho Jo 3, 14-21

 

No Evangelho, João, através do capítulo 3, versículos de 14 ao 21, nos recorda que Deus nos amou de tal forma que enviou o seu Filho único ao nosso encontro para nos oferecer a vida eterna. Somos convidados a olhar para Jesus, a aprender com Ele a lição do amor total, a percorrer com Ele o caminho da entrega e do dom da vida. É esse o caminho da salvação, da vida plena e definitiva.  A conversa entre Jesus e Nicodemos apresenta três etapas, ou três fases. Na primeira fase Nicodemos reconhece a autoridade de Jesus, graças às suas obras; mas Jesus acrescenta que isso não é suficiente: o essencial é reconhecer Jesus como o enviado do Pai. Na segunda etapa Jesus anuncia a Nicodemos que, para entender a sua proposta, é preciso “nascer de Deus” e explica-lhe que esse novo nascimento é o nascimento da água e do Espírito. E, na terceira fase, Jesus descreve a Nicodemos o projeto de salvação de Deus; mostra-lhe que esse projeto é uma iniciativa do Pai, tornada presente no mundo e na vida dos homens através do Filho e que vai se concretizar através da cruz. O texto de hoje pertence a esta terceira parte. Jesus começa explicando a Nicodemos que o Messias tem de ser levantado ao alto, assim como Moisés levantou a serpente no deserto, referindo-se ao episódio da caminhada pelo deserto quando os hebreus mordidos pelas serpentes, olhavam uma serpente de bronze levantada num estandarte por Moisés e se curavam. A imagem do levantamento de Jesus refere-se, naturalmente, à cruz, passo necessário para chegar à exaltação, à vida definitiva. É aí que Jesus manifesta o seu amor e que indica aos homens o caminho que eles devem percorrer para alcançar a salvação. Aos homens é sugerido que acreditem no Filho do Homem levantado na cruz, para que não pereçam, mas tenham a vida eterna. Acreditar no Filho do Homem significa aderir a Ele e à sua proposta de vida; significa aprender a lição do amor e fazer, como Jesus, doar-se totalmente, a ponto de entregar a própria vida a Deus e aos irmãos. Claro que não é tão simples assim, mas essa é a única forma de se chegar à glória eterna.

 

 

Op - (04038) –  “Quem perde sua vida a encontra”  3’ 10”

 

Loc – Com os trabalhos técnicos de ..................... e apresentação de Jorge Lorente, nós encerramos a nossa meditação da Palavra de Deus. Obrigado por seu carinho e audiência. Palavras de Vida volta no próximo domingo neste mesmo horário. Continue conosco, em instantes estaremos rezando com você através das canções que falam de fé, amor e fraternidade. Deus abençoe seu lar e sua semana. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e salve Maria Imaculada!

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir