.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 1 de dezembro de 2019

-SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO Ano A-José Salviano


SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO
Ano A

08 de Dezembro de 2019
Evangelho – Lc 1,26-38

 

- MARIA CHEIA DE GRAÇA- Lc 1,26-38-José Salviano

Evangelho - Lc 1,26-38

Naquele tempo:
26O anjo Gabriel foi enviado por Deus
a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27a uma virgem, prometida em casamento
a um homem chamado José.
Ele era descendente de Davi
e o nome da virgem era Maria
28O anjo entrou onde ela estava e disse:
'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a
pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe:
'Não tenhas medo, Maria,
porque encontraste graça diante de Deus.
31Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus.
32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,
e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim'.
34Maria perguntou ao anjo:
'Como acontecerá isso,
se eu não conheço homem algum?'
35O anjo respondeu:
'O Espírito virá sobre ti,
e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra.
Por isso, o menino que vai nascer
será chamado Santo, Filho de Deus.
36Também Isabel, tua parenta,
concebeu um filho na velhice.
Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril,
37porque para Deus nada é impossível'.
38Maria, então, disse:
'Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!'
E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.

 

 

A escolha de Maria, a portadora de graça plena para ser a mãe de Jesus, foi uma decisão pensada e planejada pelo próprio Pai. Maria antes mesmo de nascer já foi preparada para essa missão.  Pois Deus a cumulou de todos os predicados, de todas as virtudes, de modo que ela tinha tudo o que era preciso para que pudesse receber o Espírito Santo, que iria engravidá-la e protegê-la por toda a sua vida.
O anjo veio e disse: Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus.
Assim foi que  o  Espírito de Deus desce sobre Maria através do anjo para avisá-la que ela seria transformada na mulher mais importante da face da Terra, para aqueles  que acreditam em Deus e no seu plano de salvação. Para os que não acreditam neste mistério, Maria não passa de uma mulher qualquer sem importância e sem nenhum poder. É claro que o poder de Maria lhe vem de seu Filho, que mostrou ser o próprio Deus pelos milagres.
Minhas irmãs e irmãos. Não dá para acreditar que alguém que se diz crer em Deus, e o pior, se apresenta como seguidor e anunciador de Jesus, não aceite a pessoa de Maria. E vai além. Tem o maior ódio da mãe de Jesus. Uma coisa dessas é inconcebível. Não admitir que Maria era virgem durante a concepção pelo Espírito Santo, é o mesmo que não admitir que DEUS PODE TUDO. Não acreditar no mistério da encarnação é o mesmo que não acreditar na multiplicação dos pães, na ressurreição de Lázaro, na cura dos dez leprosos etc.
A Igreja celebra hoje  festa de Maria Mãe de Deus. É a solenidade da Santa mãe de Deus.  Maria foi aquela escolhida que aceitou colaborar  com o  projeto do Pai de enviar ao mundo o seu Filho, o Salvador.  Maria foi aquela que se prontificou a nos oferecer a salvação por meio de Jesus, o nosso Salvador. Maria sendo mãe de Jesus que é o próprio Deus encarnado, ela é a mãe de Deus. E se Maria é mãe de Jesus, o Filho de Deus e  o nosso irmão, e nós também somos filhos de Deus, logo Maria também é nossa mãe.  Maria é, portanto, a mãe de todos os que aceitam o projeto do Pai.
O anjo anunciou a Amaria a grande notícia, sobre o Plano de Deus com relação à humanidade. E neste plano, aquela jovem tão pura e correta, foi  a escolhida para uma tão grande missão, que a transformou  na mulher mais santa e importante do todo o Mundo. No início, ela surpreendida com tamanha responsabilidade, teve uma reação natural como toda pessoa poderia ter. Mas no caso dela, a estranheza inicial diante das palavras do anjo, foi muito determinada pela sua modéstia.  Maria era uma menina que vivia sua vida de forma totalmente entregue nas mãos de Deus, e não tinha nenhuma pretensão de ser uma pessoa importante. Porém, logo em seguida, tocada pelo Espírito de Deus, ela sentindo sua presença naquele anúncio feito pelo anjo, entende, detecta a vontade de Deus, volta atrás, e responde favoravelmente àquela proposta feita pelo Pai, nas palavras do mensageiro. Desta forma, Maria disse SIM, e fez a vontade do Pai.
Quantas vezes você já disse SIM a Deus? Quantas vezes você parou para pensar onde estava a vontade do Pai neste ou naquele acontecimento bom ou ruim que já aconteceu na sua vida? Diante de cada coisa que nos acontece, precisamos buscar, detectar, identificar o que Deus está nos dizendo com aquilo que aconteceu. É preciso ver a mão de Deus em tudo que nos acontece, para fazermos como Maria fez. Fazer a vontade do Pai.
O ANJO GABRIEL - Seu nome significa: "Homem de Deus". É o arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação, sendo comumente associado a uma trombeta - é a Voz de Deus, o transmissor das boas novas.
Este arcanjo é citado várias vezes na Bíblia Sagrada. Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a vinda do Redentor. Disse assim o profeta: "Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas de anos (ou seja 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos"
Ao arcanjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais haja sido confiada a alguém: anunciar a encarnação do Filho de Deus. Por isso é muito venerado desde a antiguidade.
O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus"
E assim "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo". Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: "Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim".
Segundo a tradição, Gabriel e seus anjos são os mensageiros das boas notícias, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorremos quando necessitamos desses dons.
Assim como fez Maria, vamos também nós dizer sim ao chamado de Deus para sermos  instrumentos de sua paz, e que reconheçamos Maria mãe de Deus e nossa mãe, como intercessora dos nossos clamores enquanto estivermos penando neste vale de lágrimas! Amém.
Tenha um bom e sando dia  sob a proteção de Maria. José Salviano



Um comentário: