.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

QUANTOS PÃES TENDES? Olivia Coutinho



Dia 05 de Dezembro de 2018

Evangelho de Mt15,29-37

Estamos no tempo do advento, tempo de preparação para o Santo Natal!
Será que a nossa consciência vai nos deixar ter um Natal feliz, sabendo que enquanto estamos sentados numa mesa farta, podendo escolher o que comer, muitos irmãos não tem se quer, o alimento básico?
É difícil de acreditar, mas é a mais dura realidade, em um mundo de tanta fartura de alimentos, há muita gente passando fome,  são as vítimas do nosso abandono, da nossa indiferença.  
A todo instante, pessoas necessitadas de ajuda, desfilam diante dos nossos olhos, são irmão nossos, pessoas desprovidas de tudo, e muitos de nós, que dizemos seguidores de Jesus, as ignoramos, e o pior, costumamos,  justificar  a nossa impassibilidade diante desses irmãos, culpando-os pelo o seu fracasso.
A exemplo de Jesus, não podemos fechar os olhos diante as necessidades do nosso irmão, e muito menos, transferir para outros a nossa responsabilidade para com eles. Precisamos nos conscientizar, de que somos corresponsáveis pela vida do outro, por tanto, não podemos permanecer indiferentes aos seus problemas, problemas, que ao chegarem até a nós, passam a serem nossos também!
Como verdadeiros seguidores de Jesus, precisamos colocar em prática os seus ensinamentos. De nada adianta, ficarmos erguendo as nossas mãos para louvar o Senhor, se não estamos dispostos a abaixá-las, para erguer o irmão que está no chão!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, mostra-nos mais uma vez, a sensibilidade de Jesus diante a necessidade humana! O texto nos apresenta o episódio que marcou o milagre da multiplicação dos pães, ou seja, o milagre da partilha! O ponto fundamental deste acontecimento, é o amor, é o amor que nos leva a partilha! 
Jesus, se quisesse, poderia realizar a multiplicação dos pães sem a participação dos discípulos, mas Ele numa aula prática, quis envolver a todos, no sentido de despertá-los sobre a importância de ter um coração aberta à partilha! Um coração que se abre a partilha, é um coração configurado no coração de Jesus!
Hoje, somos nós, os encarregados de saciar a fome dos nossos irmãos, fome de pão e fome de amor! Se não o fazemos, não estamos colocando em prática os ensinamentos.   
Jesus nos garante: se colocarmos em suas mãos, o pouco que temos, Ele transformará este pouco em muito!
Onde existe amor, existe partilha, onde existe partilha, Jesus entra, e o milagre da multiplicação acontece.
É também, compromisso cristão, despertar no outro, a necessidade de Deus, mas antes, é preciso saciar a sua fome física. É saciando a fome do irmão, que começamos a falar de Deus para ele, pois ele vai  ver na nossa pessoas, a presença do próprio Deus que nos enviou para socorre-lo. Foi a partir da necessidade do pão material, que Jesus despertou no povo, a necessidade do pão da vida eterna, que era Ele! 
A fome de tantos irmãos é uma ferida que ainda sangra no coração de Jesus e está em nossas mãos, a cura desta ferida, afinal, quem de nós, não tem um pouco de “pão” e de alguns “peixinhos” para partilhar?

FIQUE NA PAZ DE JESUS!  – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir