.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 1 de dezembro de 2019

A CURA DO SERVO DE CENTURIÃO- Adélio Francisco


 EVANGELHO DO DIA 02/12/2019   (1ª SEMANA DO ADVENTO - ANO- A)
- Mateus  8,5-11
"CURA DO SERVO DE CENTURIÃO".
  
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 8 5 entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica:
6 "Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito".
7 Disse-lhe Jesus: "Eu irei e o curarei".
8 Respondeu o centurião: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
9 Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: ‘Vai’, e ele vai; a outro: ‘Vem’, e ele vem; e a meu servo: ‘Faze isto’, e ele o faz".
10 Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: "Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel.
11 Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó".
Palavra da Salvação…
      -Reflexão
A fé não é um refúgio num santuário, mas uma interminável peregrinação do coração. Só temos que confiar em Deus, pois a fé é uma resposta de reciprocidade a Deus.
  No Evangelho que a liturgia nos convida a refletir, vai nos ajudar a entender o que é uma verdadeira fé.
    Vemos que o interlocutor de Jesus não é um judeu, mas um pagão. O relato reflete muito bem a relação patrão - cliente, que era muito importante na cultura mediterrânea.
 O centurião aproximou-se de Jesus com respeito:" Senhor ", confiando em sua capacidade de curar. Todos esses gestos revelam uma atitude de fé.
   Quando Jesus se oferece para curar o seu criado, o centurião, querendo evitar-lhe a contaminação que supõe para um galileu ao  entrar na casa de um pagão, responde,
manifestando a sua fé no poder da Palavra de Jesus.
     A fé do centurião suscita a administração de Jesus. Ele vê que sua mensagem vai suscitar melhor resposta entre os não- judeus que entre os israelitas.
     E podemos confiar nele porque ele confia em nós. É a fé que possibilita ao homem ser mais homem, isto é, livrar-se de todas as enfermidades que o condicionam a tantos tipos de morte.
     Para o cristão, Cristo é aquele que renova sua maneira de ser que é sua forma. Ele o transforma; imprime-lhe uma forma nova, respeitando a sua.
      Observamos que esse homem estava com forma de homem natural. Agora está com forma de homem cristificado. Presente em cada cristão, o Cristo o informa, não destruindo seu feitio, mas consolidando-o, amadurecendo-o; ele talha, recria, respeitando sua integridade. 
  O romano deve ter ficado impressionado. Primeiro com a prontidão de Jesus que, sem  perguntas nem demora, acolhe seu pedido. Depois, com o poder que Jesus diz ter. Não vai tentar, não vai pedir pelo doente; simplesmente disse que vai curar. Isso é que nos leva a acreditar em Jesus, a reconhecer que ele o é enviado pelo pai, o Deus que vive entre nós e pode salvar nos. Ele nos basta.
       
      Meus irmãos e irmãs: Quando nós  participamos da Santa Eucaristia, a liturgia nos convida  a repetir a frase que o centurião disse a Jesus, suplicando-o para que curasse seu servo : " Senhor, não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma palavra e o meu servo será curado ". A fé  é um verdadeiro presidente de Deus e faz com que os milagres aconteçam. É impossível não ter uma resposta de Deus quando pedimos com fé. Como precisamos suplicar ao Senhor, como fizeram os apóstolos : "Senhor, aumentai nossa fé!"
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
 -- Adélio Francisco .


Nenhum comentário:

Postar um comentário