.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

AS DUAS CASAS-Adélio Francisco


EVANGELHO DO DIA 05/12/2019
-(Mateus 7,21.24-27) 
1ª SEMANA DO ADVENTO-ano A

          "AS DUAS CASAS"
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
   Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 21 "Nem todo aquele que me diz: ´Senhor, Senhor´, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
24 Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.
26 Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.
27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.
 28 Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina.
29 Com efeito, ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os seus escribas.
Palavra da Salvação.
     -Reflexão:
"Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai."
Essa é uma palavra de Jesus sempre  muito atual para nós. Isso porque muito  facilmente ficamos em teorias e boas ideias, ou em práticas religiosas, sem assumir de fato as propostas de Deus. A proposta de Jesus é que toda nossa vida seja orientada pelo Pai, ou como ele mesmo insistiu, que amemos a Deus de todo o coração, e amemos o próximo como a nós mesmos.  Muito simples.
Veja que as palavras do texto do evangelho de hoje marcam o fim do Sermão da Montanha. Através delas, Jesus nos exorta a prática de seus ensinamentos. 
    Essa é a atitude de muitos cristãos que, em tempos de crises, levam suas vidas ao Desastre, porque são apenas ouvintes e não seguidores do Senhor. 
    Pelo contrário, os que seguem a Jesus, que não são apenas ouvintes, mas que são firmemente centrados em sua Pessoa, sempre têm coragem para superar qualquer problema da vida sem, com isso, gerar sua ruína  e sem comprometer seu destino final. 
     
    A parábola das duas casas é um excelente testemunho das preocupações catequéticas do evangelista Mateus. Ele conserva especialmente das parábolas de Jesus todo o que se aplica  à vida.
Amados irmãos e irmãs: a "casa" da nossa alma constrói-se pela observância dos mandamentos de Deus. O temor a Deus predispõe a alma a guardar os mandamentos. Para edificar- se a "casa" da alma é preciso pôr primeiro o alicerce, que é a fé. Depois colocam-se as pedras, para que o edifício fique bem fundamentado: obediência, paciência, temperança, compaixão, abnegação, mansidão. Deve-se colocar sobretudo coragem e constância. Eu falo isso não por teoria, mas por experiência própria, pois com o ofício de pedreiro, trabalhei grande parte da minha vida construindo casas. Sei dizer que o construtor deve ser hábil e não desses que põem uma pedra e depois tira outra. Aquele que se humilha sabe bem o que faz:: é um bom e hábil construtor, capaz de edificar solidamente a sua casa.
   A "casa" indica muito bem a missão do cristão e o fundamento sobre o qual ela se estabelece.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
--Adélio Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário