.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de abril de 2021

-Todos temos fome e sede de Deus-José Salviano

 

21 de Abril de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 6,35-40

 


Primeira leitura

1ª Leitura - At 8, 1b-8

Iam por toda a parte, pregando a Palavra.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 8, 1b-8

Naquele dia começou uma grande perseguição
contra a Igreja de Jerusalém.
E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram
pelas regiões da Judéia e da Samaria.
Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão
e observaram grande luto por causa dele.
Saulo, porém, devastava a Igreja:
entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres,
para atirá-los na prisão.
Entretanto, aqueles que se tinham dispersado
iam por toda a parte, pregando a Palavra.
Filipe desceu a uma cidade da Samaria
e anunciou-lhes o Cristo.
As multidões seguiam com atenção
as coisas que Filipe dizia.
E todos unânimes o escutavam,
pois viam os milagres que ele fazia.
De muitos possessos saíam os espíritos maus,
dando grandes gritos.
Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados.
Era grande a alegria naquela cidade.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

Se por um lado a perseguição  a Igreja nascente era cruel, com Saulo liderando  toda violência contra os cristãos, por outro,  os cristãos que fugiram, que se dispersaram, continuavam a anunciar o Cristo ressuscitado com  muita coragem, pois a força de Deus estava com eles 24 horas.

Filipe se destacou  com  a sua pregação  ardorosa,  e principalmente pelos seus milagres realizados.  Muitos o seguiram,  e era grande a alegria daquela cidade da  Samaria.

Minhas irmãs e irmãos. Precisamos ter a coragem  daqueles  apóstolos  que mesmo diante das perseguições, fugiam para outras cidades, e continuavam a evangelizar.

Muitas vezes a  nossa coragem de  testemunhar a nossa fé é uma atitude muito pálida.  Podemos ficar com vergonha de cantar na missa, de rezar em voz alta, ou de fazer o sinal da cruz.

Muitos têm vergonha de falar do Evangelho, de falar de Jesus e das coisas de Deus com seus amigos. Isso precisa acabar.  Não se trata de nos tornar uns chatos saindo por aí citando trechos  e versículos da Bíblia a torto e a direito, mas sim de testemunhar  a ressurreição de Jesus em palavras e atos.  Precisamos transpirar o Cristo que vive em nós. Transpirar o Cristo que recebemos na hora da comunhão, para o mundo que nos rodeia.

 

EVANGELHO

Evangelho - Jo 6,35-40

Esta é a vontade do meu Pai:
toda pessoa que vê o Filho tenha a vida eterna.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,35-40

Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
'Eu sou o pão da vida.
Quem vem a mim não terá mais fome
e quem crê em mim nunca mais terá sede.
Eu, porém, vos disse
que vós me vistes, mas não acreditais.
Todos os que o Pai me confia
virão a mim,
e quando vierem,
não os afastarei.
Pois eu desci do céu
não para fazer a minha vontade,
mas a vontade daquele que me enviou.
E esta é a vontade daquele que me enviou:
que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu,
mas os ressuscite no último dia.
Pois esta é a vontade do meu Pai:
que toda pessoa que vê o Filho e nele crê
tenha a vida eterna.
E eu o ressuscitarei no último dia.'
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

 

Jesus reafirma que Ele é o Pão vida. Deste modo, a Eucaristia  é o centro da vivência da nossa fé. Todo ser humano mortal tem sede e fome de Deus, muito embora muitos não o saibam. Pensam esta fome, esta sede, não passam de um vazio deixado pelas decepções e frustrações desta vida. Mais o que são as decepções da nossa vida, senão o resultado da nossa indiferença para com o Criador? Jesus nos garante que somente o Pão da vida é que nos mata a sede e a fome da nossa alma.

Sim. Todos nós temos fome de Deus, embora muitos não o sabem. Pensam que é outro tipo de fome. A assim, buscam  saciar esta mesma fome, nos prazeres, na comida, nas festas, no consumismo, etc.

Enquanto isso, vão colhendo frutos de amarguras, de perdas, frutos gerado pelo vazio interior, que é gerado pela falta de Deus.

Neste Evangelho Jesus nos afirma que Ele veio para fazer não a sua vontade, mas sim, a vontade daquele que o enviou, ou seja, o Pai. Jesus promete que seremos ressuscitados um dia. E Ele deixa bem claro qual é a vontade do Pai: Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia.

Irmãs, e irmãos. Que bom que o desejo de Jesus é que Ele não perca nenhum daqueles escolhidos por Deus na fé, mas sim, que todos um dia estaremos com ele na glória eterna.

Porém, o centro dessa reflexão, é saber que todos os que crer no Filho de Deus e seguir os seus ensinamentos, ressuscitarão dos mortos um dia, e estará eternamente ao lado da Santíssima Trindade na glória eterna.

Infelizmente há muitos que não conseguem acreditar na ressurreição dos mortos. Como vivem com suas mentes voltadas para o materialismo, interpretam essa verdade como sendo uma abstração, e não conseguem absorver a realidade das palavras de Jesus, quando prometeu a ressurreição para os que crerem e praticarem.  Os niilistas (descrentes) não conseguem assimilar essa verdade evangélica a qual não é um DOGMA, mas sim, uma das promessas de Jesus Cristo.

 

E se acreditamos no filho de Deus, não tem por que não acreditar na ressurreição, anunciada, ou dita por Ele.

É importante frisar aqui, que não se trata necessariamente de uma ressurreição do tipo que andam divulgando por aí. A ressurreição prometida por  Jesus, é a volta ao nosso próprio corpo, em sua melhor forma vital.

Ora se o Espírito Santo que ressuscitou Jesus habitar em nós, terá o poder de nos fazer voltar ao nosso corpo, embora já estejamos  mortos.  Foi assim que aconteceu com Lázaro. Lembra? Porque para Deus nada é impossível.

Muitos têm dúvida dessa promessa de Cristo, pelo fato de se lembrar que a palavra “carne” significa fraqueza e morte.  Porém, Deus todo poderoso, poderá não só elevar a nossa alma imortal para os Céus, como também pode juntar a ela, o nosso corpo mortal, depois de readquirir vida, depois de glorificado. Por que para Deus, tudo  é possível.

Para os de fraca fé, essa realidade da nossa existência parece algo fantasioso, e impossível. Pois eles acreditam com uma fé morna, e não conseguem se aprofundar nos ensinamentos de Deus anunciado pelo   seu Filho Jesus.

Uns preferem não tocar nesse assunto, poucos contestam, e ainda outros querem crer, ao ponto de pedir a Jesus que lhes aumente mais a sua fé. Essa última opção parece ser a mais prudente. Porém, não custa nada reler as palavras de Jesus: ”E eu o ressuscitarei no último dia!”.

Sabe qual é o problema? É que estamos cheios de promessas que nunca são cumpridas. Eles nos prometem, prometem e acabamos votando neles. E depois? O que eles fazem? Nada! Só enchem os seus bolsos e saem na maior impunidade, rindo da nossa cara!  Nós também prometemos aos nossos filhos, aos nossos alunos, à nossa esposa, ao nosso esposo, e nem sempre cumprimos tudo aquilo. Você concorda, ou, não?

É também por isso que ficamos com uma cara de duvidosos em algumas das promessas de Cristo.

Rezemos:

Creio em Deus Pai, todo poderoso criador do Céu e da Terra...

 

José Salviano.

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir