REFLEXÃO DO DOMINGO DE PÁSCOA - 04/04/121 - Jo20,1-9
Reflexão de Olivia Coutinho
Caros irmãos e irmãs em Cristo
Celebramos hoje, o ponto alto da nossa fé, o acontecimento que marcou o início de um tempo novo: A RESSURREIÇÃO DE JESUS!
Morte, trevas, era sempre noite no coração da humanidade, até que numa noite mais clara do que o dia, a vida vence a morte, as trevas dão lugar a luz. O acontecimento mais belo que já se viu na terra, tirou das trevas a humanidade corrompida pelo o pecado, tornando o céu mais próximo da terra!
Agora não vivemos mais ao léu, temos uma direção, nossa vida ganhou um novo sentido, temos em quem confiar, a quem seguir, as promessas de Deus se cumpriram, Jesus Ressuscitou, pagou com o seu sangue o preço da nossa liberdade! Inseridos no Mistério Pascal, que é a vida de Jesus em nós e a nossa vida Nele, tornamos sinal vivo da sua presença no mundo, dando continuidade a missão iniciada por Ele. Na ressurreição de Jesus, é manifestado o amor de Deus por cada um de nós, um amor tão grande que o levou a investir alto no nosso resgate, permitindo que seu Filho morresse para nos devolver a vida! É a ressurreição de Jesus, que retira as vendas dos nossos olhos, que nos faz enxergar as maravilhas que antes não víamos por estarmos focados no nosso sofrimento, sofrimento, que muitas vezes, sem perceber alimentamos dentro de nós. É no encontro com o Cristo Ressuscitado, que nós também ressuscitamos, que encontramos força para saímos do sofrimento e vivermos as alegrias de um novo dia! A Luz do Cristo ressuscitado coloca brilho no nosso olhar, nos aponta novos horizontes, transforma nossas noites escuras em dias claros!
A todo instante, somos chamados a fazer a experiência do Cristo Ressuscitado, experiência, que nos leva a viver e a comunicar vida!
O coração humano, quando se deixa tocar pelo o amor do Cristo Ressuscitado, abraça a vida em toda sua dimensão, tornando fonte de luz no mundo a tirar da escuridão muitos corações sombrios!
É partilhando a vida, que vamos nos envolvendo no Mistério Pascal, levando vida onde a morte insiste em predominar.
“Muito mais do que compreendermos o que é a Páscoa, é celebrá-la, é sermos Pascais, é viver como o Ressuscitado, alimentando dentro de nós, o amor do Pai, manifestado nas ações misericordiosas!”
Viver a Páscoa, não significa somente crer no Deus que em Cristo nos redimiu e nos ressuscitará, mas se trata em saber quem é Cristo para nós, qual é o lugar que Ele ocupa em nossa vida, somente assim, seremos Pascais e viveremos verdadeiramente as alegrias da ressurreição.
A alegria, é a marca de quem vive a ressurreição de Jesus, é o sinal de sua adesão à Ele! Quem se deixa iluminar pela Luz do Cristo Ressuscitado irradia alegria por onde passa, uma alegria consistente, que independe das circunstancias em que ele esteja vivendo.
O evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, apresenta-nos a primeira evidencia da ressurreição de Jesus: que foi o túmulo vazio! Maria Madalena foi a primeira pessoa a fazer esta constatação, mas por estar mergulhada no sofrimento causado pela ausência do seu Mestre e Senhor, ela não consegue assimilar o túmulo vazio com a ressurreição de Jesus! Sua primeira reação, diante o túmulo vazio, foi de desolação, ela foi visitar um morto e não encontra. Correndo, Maria vai ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo citado como discípulo que Jesus amava... Encontrando-os ela, tomada de tristeza desabafa: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.” Os dois vão correndo para o sepulcro, e lá chegando, Pedro entra do túmulo e constata: “De fato, Jesus não está aqui!” E João, diante do túmulo vazio, no seu silencio, acredita: "Ele ressuscitou!”
Maria Madalena foi a primeira pessoa a deparar-se diante o túmulo vazio, mas foi num outro momento que ela fez a experiência do encontro com o Ressuscitado!
Segundo o evangelho que refletimos hoje, o apóstolo João, foi o primeiro a acreditar na ressurreição de Jesus, mas foi Maria Madalena, a primeira discípula a ter o encontro com o Ressuscitado, o que vemos em outra passagem bíblica.
Assim como Maria Madalena e os dois discípulos tiveram pressa para chegar ao sepulcro, onde constataram as evidencias da ressurreição de Jesus, nós, que não temos somente evidencias, e sim a certeza da ressurreição de Jesus, graças ao testemunho dos apóstolos, devemos ter pressa de levar ao outro, esta Boa Notícia: Jesus Cristo ressuscitou, Ele está no meio de nós!
DESEJO A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
Amém!!!
ResponderExcluirOlivia, obrigada por nos mostrar a Páscoa que existe no seu coração, em formas de palavras.
Feliz Páscoa!!!
Feliz Páscoa!!!
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.
ResponderExcluir