.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de abril de 2021

-Como é que ele pode dar a sua carne a comer?-José Salviano

 

23 de Abril de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 6,52-59


Primeira leitura

1ª Leitura - At 9,1-20

Esse homem é o instrumento que escolhi
para anunciar o meu nome aos pagãos.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 9,1-20

Naqueles dias:
Saulo só respirava ameaças e morte
contra os discípulos do Senhor.
Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote
e pediu-lhe cartas de recomendação
para as sinagogas de Damasco,
a fim de levar presos para Jerusalém
os homens e mulheres
que encontrasse seguindo o Caminho.
Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco,
Saulo, de repente,
viu-se cercado por uma luz que vinha do céu.
Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia:
'Saulo, Saulo, por que me persegues?'
Saulo perguntou: 'Quem és tu, Senhor?'
A voz respondeu:
'Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo.
Agora, levanta-te, entra na cidade,
e ali te será dito o que deves fazer.'
Os homens que acompanhavam Saulo
ficaram mudos de espanto,
porque ouviam a voz, mas não viam ninguém.
Saulo levantou-se do chão
e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada.
Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco.
Saulo ficou três dias sem poder ver.
E não comeu nem bebeu.
Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias.
O Senhor o chamou numa visão: 'Ananias!'
E Ananias respondeu: 'Aqui estou, Senhor!'
O Senhor lhe disse:
'Levanta-te, vai à rua que se chama Direita
e procura, na casa de Judas,
por um homem de Tarso chamado Saulo.
Ele está rezando.'
E, numa visão, Saulo contemplou
um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos
para que recuperasse a vista.
Ananias respondeu:
'Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem
e do mal que fez aos teus fiéis
que estão em Jerusalém.
E aqui em Damasco ele tem plenos poderes,
recebidos dos sumos sacerdotes,
para prender todos os que invocam o teu nome.'
Mas o Senhor disse a Ananias:
'Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi
para anunciar o meu nome aos pagãos,
aos reis e ao povo de Israel.
Eu vou mostrar-lhe
quanto ele deve sofrer por minha causa.'
Então Ananias saiu, entrou na casa,
e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo:
'Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus,
que te apareceu quando vinhas no caminho,
ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista
e fiques cheio do Espírito Santo.'
Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas
e ele recuperou a vista.
Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado.
Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado.
Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco,
e logo começou a pregar nas sinagogas,
afirmando que Jesus é o Filho de Deus.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

 

Paulo. A MAIOR CONVERSÃO DE TODA A HISTÓRIA!

O nome dele era Saulo e sua missão era perseguir os discípulos de Deus.   Em sua viagem para Damasco, quando já estava perto de chagar, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu.
Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”   Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” 

A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo”.  Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer.”

Todos ficaram espantados, pois ouviam uma voz, mas não via ninguém falando.   

Essa foi a cena, do acontecimento fatal que mudou completamente a vida de Saulo que passou a se chamar Paulo. E de perseguidor dos cristãos, passou a evangelizar corajosamente a mensagem de Jesus Cristo, dedicando-se totalmente sem nenhuma restrição, a causa do Reino, até a sua morte. ESTA FOI A CONVERSÃO FATAL, A MAIOR DE TODA A HISTÓRIA!

Paulo é digno de ser imitado e seguido por nós. Pois “Quem não é por mim, é contra mim”, disse Jesus. Você pode afirmar: Eu nunca persegui a Igreja e pratico a minha espiritualidade.  Mas pense bem. Será que você não poderia fazer algo mais que isso? O simples fato de você nem criticar nem defender a sua Igreja, não é o bastante. E é parecido com Saulo que vivia perseguindo os cristãos. Pois se você não está movendo uma palha pela conversão dos seus irmãos, você está sendo OMISSO. Está pecando por omissão. Por não estar fazendo nada pelo Reino de Deus. Você poderia ser um católico ativo, mas prefere viver a sua vidinha de casa para o trabalho e do trabalho para casa.

Mude! Mude hoje, mude agora! Não tem tempo? Jesus vai dar um jeito. Acredite como Paulo acreditou! Deixe Jesus transformar você em um novo Paulo, em uma nova Paula para colaborar na salvação desse mundo sem Deus!

Pode acontecer também que alguns de nós possam ter uma conversão envolvida em um fato marcante. Um sequestro, um incêndio, perigos em uma viagem, ou coisa parecida. A verdade, é que Deus pode nos enviar um grande puxão de orelhas, uma forte sacudida, para que acordemos e ouçamos o seu chamado. Ele nos chama, e chama, e não estamos nem aí. De repente, Deus cheio de ira, ou energia, decide agir com mais força, agir sob pressão, para nos tirar do caminho errado e nos colocar na estrada certa e reta, sem curvas perigosas, e sem buracos traiçoeiros. É assim que Deus age. Do jeito dele, e na hora que menos esperamos.

 

Nós podemos questionar. Como um perseguidor da Igreja pode ser escolhido para ser um anunciador do Evangelho? 

Esta é a lógica de Deus!  Ele é imprevisível! Porém, é bom lembrar, que somente Deus conhecia Saulo melhor que ninguém. Homem inteligente, oriundo de família rica, possuidor de grande cultura ou de muito estudo, ele tinha muita fé, ou seja, estava consciente do que estava fazendo. Ele estava crente de que o que ele fazia contra os cristãos, era a coisa certa. Uma questão de ideologia burguesa, ou coisa deste tipo. Estava a serviço das lideranças religiosas judaicas, e agia cegamente contra a Igreja de Jesus Cisto, ou melhor, contra Jesus Cristo. E foi por isso que Jesus lhe perguntou, por que ele o estava perseguindo?

 

Caríssimos, Paulo como nós o conhecemos, tinha qualidades especiais, dadas por Deus, para exercer a sua missão. Antes de nascer, com certeza, Paulo já havia sido escolhido por Deus para essa missão. A sua experiência em perseguição dos cristãos, foi algo acidental, porém já preparado por Deus, para a grande virada em sua vida.

Paulo, como o sabemos, foi o grande gigante da Igreja nascente, o grande inspirado pelo Espírito Santo, para explicar principalmente as palavras de Cristo. Paulo, além do seu grande exemplo e testemunho de vida, pela sua sabedoria vinda do Alto, nos faz compreender melhor a espiritualidade, e assimilar, assim como aceitar a nossa fé católica.   Sem Paulo, a Igreja não seria a mesma. Ele foi escolhido a dedo pelo Pai para nos ensinar a ter uma fé sólida, e firme, sem nunca desanimar diante de qualquer adversidade.

 

Evangelho

Evangelho - Jo 6,52-59

A minha carne é verdadeira comida
e o meu sangue, verdadeira bebida.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,52-59

Naquele tempo:
Os judeus discutiam entre si, dizendo:
'Como é que ele pode dar a sua carne a comer?'
Então Jesus disse:
'Em verdade, em verdade vos digo,
se não comerdes a carne do Filho do Homem
e não beberdes o seu sangue,
não tereis a vida em vós.
Quem come a minha carne
e bebe o meu sangue
tem a vida eterna,
e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne é verdadeira comida
e o meu sangue, verdadeira bebida.
Quem come a minha carne
e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele.
Como o Pai, que vive, me enviou,
e eu vivo por causa do Pai,
assim o que me come
viverá por causa de mim.
Este é o pão que desceu do céu.
Não é como aquele que os vossos pais comeram.
Eles morreram.
Aquele que come este pão viverá para sempre.'
Assim falou Jesus,
ensinando na sinagoga em Cafarnaum.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

 

Os judeus não se conformavam de Jesus sendo um homem, pretender ter uma natureza divina.  O forte apego às tradições, os dificultavam  de aceitar o Novo. Os impedia de acolher Jesus como o Filho de Deus, o Messias prometido pelos profetas. Uns ficavam mesmo era na dúvida, outros com inveja  e  o chamavam de impostor, outros eram indiferentes, e ainda  outros não estavam entendendo nada!

Porém, os humildes, os doentes curados, os famintos alimentados, pensavam bem diferente.  Para Eles, Jesus realmente era o Filho de Deus vivo.

Os líderes judaicos achavam um absurdo o que Jesus estava dizendo e repetindo por várias vezes: Que Ele é o Pão da vida e que quem come a sua carne viverá eternamente.

O mistério da Eucaristia só pode ser entendido e aceito pelo dom da fé. Pelos olhos da fé nós aceitamos Jesus eucarístico, o Pão descido do Céu para nos salvar. Sem fé não pode haver Eucaristia.

Os judeus indignados, perguntavam uns aos outros: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?”

Eles estavam até pensando em canibalismo. Isso era um tremendo absurdo para eles.

Mas Jesus voltou a insistir. “Quem come a minha carne 
e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”

Isso é para calar a boca os incrédulos que vivem dizendo que a hóstia foi mais uma invenção da Igreja.  Ao fazer essas repetidas afirmações sobre o ato de comer a sua carne, Jesus estava preparando o pessoal que o seguia, incluindo os apóstolos, para o grande dia da Última Ceia em que Ele iria instituir a Eucaristia.

 

Jesus aproveita o ato de nós alimentar o corpo com a comida, para criar um outro alimento, com a verdadeira comida. Aquele alimento que nos deixa sem sentir mais fome. Aquela comida que nos torna prontos para a vida eterna. A comida verdadeira que nos une a Cristo, semelhante à experiência de Paulo na estrada de Damasco. Uma experiência com Deus.

A Eucaristia é o alimento da nossa alma. Mesmo que o nosso corpo esteja doente, mesmo que o nosso corpo já esteja mais prá lá do que prá cá, a Comunhão nos levanta, nos reanima, nos faz suportar as dores físicas. A Hóstia consagrada nos fortalece, nos dá a alegria pela esperança da vida eterna. E torna  muito mais sublime, delicioso o contato com Deus pela experiência da oração, quando acabamos de comungar, por exemplo.

Por tudo isso, façamos o possível para receber o Cristo eucarístico todos os dias da nossa vida, enquanto podemos.

 

Fica com Deus. José Salviano

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir