.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de abril de 2021

-Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim-José Salviano

 

29 de Abril de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 13,16-20

 


PRIMEIRA LEITURA

1ª Leitura - At 13,13-25

Da descendência de Davi Deus fez surgir
para Israel um Salvador, que é Jesus.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,13-25

Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos
e chegaram a Perge da Panfília.
João deixou-os e voltou para Jerusalém.
Eles, porém, partindo de Perge,
chegaram a Antioquia da Pisidia.
E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.
Depois da leitura da Lei e dos Profetas,
os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes:
'Irmãos, se vós tendes alguma palavra
para encorajar o povo, podeis falar.'
Paulo levantou-se,
fez um sinal com a mão e disse:
'Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai!
O Deus deste povo de Israel
escolheu os nossos antepassados
e fez deles um grande povo
quando moravam como estrangeiros no Egito;
e de lá os tirou com braço poderoso.
E, durante mais ou menos quarenta anos,
cercou-os de cuidados no deserto.
Destruiu sete nações na terra de Canaã
e passou para eles a posse do seu território,
por quatrocentos e cinqüenta anos aproximadamente.
Depois disso, concedeu-lhes juízes, até ao profeta Samuel.
Em seguida, eles pediram um rei
e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis,
da tribo de Benjamim,
que reinou durante quarenta anos.
Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei
e assim testemunhou a seu respeito:
'Encontrei Davi, filho de Jessé,
homem segundo o meu coração,
que vai fazer em tudo a minha vontade.'
Conforme prometera, da descendência de Davi
Deus fez surgir para Israel um Salvador,
que é Jesus.
Antes que ele chegasse,
João pregou um batismo de conversão
para todo o povo de Israel.
Estando para terminar sua missão,
João declarou: 'Eu não sou aquele que pensais que eu seja!
Mas vede: depois de mim vem aquele,
do qual nem mereço desamarrar as sandálias'.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

Paulo, ao ser-lhe dado a palavra, fez um breve resumo  da trajetória  traçado por Deus, para  preparar a vinda do Messias. A vinda de Jesus a Terra foi preparada  desde os tempos antigos,  Ele foi anunciado pelos profetas, assim, o Antigo Testamento, foi uma preparação para que recebêssemos Jesus com amor, carinho e muita fé.

Paulo era um homem culto, conhecia todas as  escrituras,  e isso o capacitava a fazer  um excelente trabalho missionário, como realmente o fez. Sem Paulo a Igreja não seria a mesma. Ele explicou  as palavras de Jesus e foi mais adiante. Como foi um homem altamente inspirado, nos mostrou com clareza os mistérios da nossa fé.

Os demais missionários, a que se foram juntando aos apóstolos, não tinham o mesmo nível de estudo de Paulo, porém, isso foi compensado pela inspiração do Espírito Santo.

O Espírito de Deus nos lembra o que já estudamos, assim como nos oriente e nos insira a dizer a palavra certa na hora certa.

 

EVANGELHO

Evangelho - Jo 13,16-20

Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 13,16-20

Depois de lavar os pés dos discípulos,
Jesus lhes disse:
Em verdade, em verdade vos digo:
o servo não está acima do seu senhor
e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou.
Se sabeis isto, e o puserdes em prática,
sereis felizes.
Eu não falo de vós todos.
Eu conheço aqueles que escolhi,
mas é preciso que se realize o que está na Escritura:
'Aquele que come o meu pão
levantou contra mim o calcanhar.'
Desde agora vos digo isto,
antes de acontecer,
a fim de que, quando acontecer,
creais que eu sou.
Em verdade, em verdade vos digo,
quem recebe aquele que eu enviar,
me recebe a mim;
e quem me recebe,
recebe aquele que me enviou.'
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe,
recebe aquele que me enviou.

Prezadas irmãs e irmãos.  Toda aquela e aquele que foi enviado a anunciar a palavra de Deus, deve ser muito bem acolhido por nós,  pois seria a mesma coisa de estarmos  acolhendo  o próprio Jesus, pois foi Jesus quem os enviou.

É por isso que temos o dever e a obrigação de dar aos nossos sacerdotes,  toda a assistência , todo apoio, toda ajuda a que eles necessitam, como se estivéssemos atendo a  Jesus Cristo Nosso Senhor.

Precisamos levar um pouco mais a sério esta verdade dita por Jesus, pois podemos ser influenciados pelos incrédulos que vivem dizendo  palavras maldosas a respeito dos padres, como:    Eu hoje comi igual a um padre!  Levar uma vida de padre, etc.

Nós, cristãos conscientes, sabemos muito bem que a vida do padre á muito sacrificada. E o maior problema é a solidão  no final da missa de domingo. Porém, esta mesma solidão é preenchida, superada, pelo poder de Deus Pai que está sempre presente com eles.

Compete a nós, convidar sempre os sacerdotes a almoçar em nossas casas, e dar-lhes todo o carinho sincero  a que eles merecem .

Durante um longo tempo de minha vida, fiz um trabalho missionário nas escolas particulares e estaduais. Trabalho desafiador. De modo geral, eu era bem recebido, não necessariamente por uma questão religiosa, mas sim por uma questão de conveniências. A professora, ou professor, tinha um momento para respirar, durante a minha palestra. Por outro lado, a  maioria dos alunos achavam bom o fato de ter uma aulinha diferente, na qual não precisava copiar nada. Assim, a maioria me aceitava, e alguns aproveitaram isso muito bem, acolhendo, colaborando e se apresentando como participantes de grupos de jovens e suas paróquias. Muitos conversavam comigo nos intervalos, na entrada e na saída das aulas. Foi um desafio gratificante,  realizador, e santificador.

Numa dessas escolas, formamos um grupo de jovens com alguns alunos, e formamos ainda um grupo de preparação para a Crisma. Nessa escola também nós fazíamos missa campal no fim do ano, convidando o padre da catedral para celebrar.  Contribuímos também com nossos esforços para a compra de um terreno e a construção de uma igreja ali mesmo perto daquela escola.

Mas nem tudo era glória. Tive de administrar alguns enfrentamentos por parte de alguns alunos. Porém, como professor experiente eu bem sabia que aquelas investidas contra o meu trabalho, não se tratava necessariamente de uma ação anti religiosa, ou coisa parecida, não se tratava de algo pessoal, ou contra a minha pessoa em si, mas sim por se tratar de alunos problemas, que davam trabalho a todos os demais professores das demais matérias. Apesar de que tive enfrentamentos de outras religiões, como a de filhos de pastores protestantes, um deles me questionou dizendo que Jesus não era Deus, mas sim, apenas o filho de Deus... Fiquei irado, e com a ajuda do Espírito Santo refutei a sua antítese baseando-me nas palavras de Jesus, nas quais, estavam bem claro que Jesus  também é Deus .

 

A essas rebeldias geralmente eu respondia dizendo ao referido aluno que ele não estava me ofendendo, mas sim estava ofendendo a Aquele que havia me enviado ali para falar com ele e com a classe.  Procurava deixar bem claro que quem me recebia bem, estava recebendo bem a Jesus que me enviou. E não deixava de ressaltar o lado positivo, ou seja, de agradecer aos bons alunos por se comportar com a devida educação, e reforçava ainda mais aos que tinham fé e aceitavam a mensagem de Jesus.

Caríssimas, e caríssimos. O sacerdote deve ser bem recebido por todos nós, por que ele foi enviado por Deus. Do mesmo modo, o catequista, a catequista, aquele paroquiano que vem visitar a nossa casa, o ministro da palavra, da comunhão, todos são enviados por Deus, para anunciar o Reino de Deus em palavras e atos, e, por tanto precisam ser bem acolhidos por nós. E fazendo isso, estamos acolhendo o próprio Jesus Cristo.

Se você é um daqueles que aceitou por missão levar a palavra de Deus a algum lugar, não se amedronte, não amofine, não fique triste, nem desanimado quando estiver sendo alvo de algum desaforo. Quando alguém lhe disser ou fazer alguma coisa maldosa, alguma palavra feia, proveniente de uma mente descrente, ou de alguém a mando de outra religião, ou mesmo de diabo.

Lembre-se das palavras de Jesus. “Quem vos receber, a mim recebe.  E Eu estarei convosco até o fim dos tempos”. Oferece a Deus aquelas injúrias, e levantando a cabeça, continua o seu trabalho. Pois O espírito de Deus está com você, para o que der e vier. Coragem!

 

José Salviano.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário