.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Jesus ressuscitado continua muito perto de nós-Helena Serpa

 

9 DE ABRIL DE 2021

 

SEXTA-FEIRA DA OITAVA

 

DA PÁSCOA

 

Cor: Branco

 

1ª Leitura - At 4,1-12

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 4,1-12

Naqueles dias: depois que o paralítico fora curado, 1Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes,
o chefe da guarda do Templo e os saduceus. 2Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus. 3Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até ao dia seguinte, porque já estava anoitecendo. 4Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil. 5No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os anciãos e os mestres da Lei. 6Estavam presentes o Sumo Sacerdote Anás, e também Caifás, João, Alexandre, e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 7Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: 'Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?' 8Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: 'Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo
e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré,
- aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos -
que este homem está curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos. 'Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “com que poder falamos em nome de Jesus?”

Pedro e João inauguravam o novo tempo do Anúncio da vida nova em Cristo e, por isso, padeciam as dificuldades e incompreensões próprias da missão do evangelizador.  Foram colocados na prisão simplesmente porque, em nome de Jesus Cristo, eles haviam curado um “homem coxo” e anunciavam o Seu Nome, concretamente, com a palavra e com atos! As autoridades reuniram-se para, argui-los e saber “com que poder ou em nome de quem eles haviam feito a cura”. Pedro então, cheio do Espírito Santo e com muita coragem e ousadia anunciou a salvação de Jesus acusando-os de responsáveis pela Sua morte, mas que Deus O havia ressuscitado dos mortos. Muitos foram os que acreditaram na pregação de Pedro e se converteram. Pedro não se rendia diante das barreiras e apesar da incompreensão dos “grandes” ele atraia os “pequenos” para Jesus. As obras de Deus são difíceis de ser compreendidas pelos homens ainda hoje! Muitos ficam admirados e não entendem como é que nós também abrimos a boca em Nome de Jesus, damos testemunho das Suas maravilhas na nossa vida e ousamos interceder para que Seus milagres aconteçam na vida das pessoas.  É pelo poder do Espírito Santo que nós podemos também orar e pedir a cura para nossos e irmãs doentes que muitas vezes, ainda nem conhecem Jesus e vivem na ignorância. Só o Espírito Santo nos dá a capacidade e a força para enfrentar as barreiras da incompreensão e da ignorância dos que vivem afastados de Deus. Em Nome de Jesus nós poderemos fazer prodígios e milagres, bastando para isso, que nós, como Pedro e João, tenhamos firmeza e convicção da causa que abraçamos – Você já foi incompreendido (a) porque ousou orar em nome de Jesus, por alguém? – Em quem você confia quando ora pela cura das pessoas? – Com que poder você também tem feito todas as coisas?  – Onde você tem sido mais perseguido quando fala e age em Nome de Jesus Cristo? – O seu testemunho tem dado frutos? – Como é que você tem defendido Jesus Cristo?

 

Salmo - Sl 117, 1-2.4. 22-24. 25-27a (R. 22)

 

R. A pedra que os pedreiros rejeitaram,
tornou-se agora a pedra angular.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *
'Eterna é a sua misericórdia!'
2A casa de Israel agora o diga: *
'Eterna é a sua misericórdia!'
4Os que temem o Senhor agora o digam: *
'Eterna é a sua misericórdia!'R.

22'A pedra que os pedreiros rejeitaram, *
tornou-se agora a pedra angular.
23Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
24Este é o dia que o Senhor fez para nós, *
alegremo-nos e nele exultemos!R.

25Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *
ó Senhor, dai-nos também prosperidade!'
26Bendito seja, em nome do Senhor, *
aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos. *
27aQue o Senhor e nosso Deus nos ilumine!R.

Reflexão - Se acreditássemos mesmo no poder do Senhor e que por Ele tudo foi criado, nós teríamos uma qualidade de vida muito melhor e viveríamos sempre alegres como se esse fosse o dia mais importante da nossa vida. O Senhor derrama as suas graças e bênçãos sobre nós a cada momento, porque Ele é bom e eterna é a sua misericórdia, o que quer dizer: Ele nunca irá nos faltar. Por isso demos graças ao Senhor!

 

Evangelho - Jo 21,1-14

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 21,1-14

Naquele tempo: 1Jesus apareceu de novo aos discípulos,  à beira do mar de Tiberíades.  A aparição foi assim:  2Estavam juntos Simão Pedro,  Tomé, chamado Dídimo,  Natanael de Caná da Galiléia,  os filhos de Zebedeu  e outros dois discípulos de Jesus. 
3Simão Pedro disse a eles: 'Eu vou pescar'.  Eles disseram: 'Também vamos contigo'.  Saíram e entraram na barca,  mas não pescaram nada naquela noite.  4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem.  Mas os discípulos não sabiam que era Jesus.  5Então Jesus disse:  'Moços, tendes alguma coisa para comer?'  Responderam: 'Não'.  6Jesus disse-lhes:  'Lançai a rede à direita da barca, e achareis.'  Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora,  por causa da quantidade de peixes.  7Então, o discípulo a quem Jesus amava  disse a Pedro: 'É o Senhor!'  Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu,   e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. 
Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra,  viram brasas acesas, 
com peixe em cima, e pão.  10Jesus disse-lhes:  'Trazei alguns dos peixes que apanhastes'.  11Então Simão Pedro subiu ao barco 
e arrastou a rede para a terra.  Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.  12Jesus disse-lhes: 'Vinde comer'.  Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. 
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Jesus ressuscitado continua muito perto de nós

Mais uma vez Jesus foi à procura dos Seus discípulos e os encontrou na beira do mar, tristes e acabrunhados pelo fracasso da pesca que haviam tentado fazer. Eles estavam indo praticar as coisas do mesmo modo como faziam antes de encontrar Jesus seguindo o que já era costume para eles. Para abrir-lhes os olhos, mais uma vez Jesus lhes pediu algo para comer a fim de que entendessem ser Ele alguém muito íntimo deles. No entanto, como das outras vezes, os discípulos ainda não O reconheceram. Jesus, então, interveio e mandou que eles fizessem justamente o contrário do que costumavam fazer. “Lançai a rede à direita do barco e achareis”. Eles obedeceram e o milagre aconteceu. Somente depois que viram o milagre acontecer foi que distinguiram a Jesus e disseram: “É o Senhor!” Os discípulos ainda estavam muito apegados às obras de Jesus, por isso, não reconheciam a Sua pessoa. Hoje, também, Jesus está muito perto de nós à beira da nossa vida, nos pede de comer e nos manda lançar a rede de outro modo, de um jeito novo, do contrário do que sempre temos feito. Ele sabe realmente do que precisamos pescar e nos dá sugestões para termos sucesso, porém, continuamos envolvidos (as) com a nossa “falta de sorte” e não ouvimos o que Ele fala para direcionar a nossa caminhada. Ficamos presos (as) nas nossas expectativas e buscamos apenas os milagres que compreendemos ser necessários de acordo com o nosso entendimento. Perdemos as oportunidades e a hora da graça passa. Por isso, necessitamos ter consciência de que Jesus ressuscitado continua muito perto de nós e nos manda lançar a rede de outra maneira, de um jeito novo, do contrário do que sempre temos feito.   - Pergunte a Jesus, qual o lado certo para você lançar a sua rede? – O que você precisa fazer diferente? – Peça para que Ele lhe mostre a vida nova, o novo jeito de viver e ser feliz! – Você tem certeza de que está fazendo as coisas da maneira que Jesus quer?

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento9 de abril de 2021 às 07:56

    A dificuldade em reconhecer Jesus por aqueles que tinham convivido com Ele e a aparência física diferente com que aparecia são pontos significativos, que devemos meditar, esforçando-nos mais para reconhecer Jesus no nosso dia a dia, na convivência com nossos irmãos, que pensamos não conhecer. Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir