.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de abril de 2021

-A minha paz vos dou-José Salviano

 

04 de Maio de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 14,27-31a

 


PRIMEIRA LEITURA

1ª Leitura - At 14,19-28

Reuniram a comunidade.
Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 14,19-28

Naqueles dias:
De Antioquia e Icônio chegaram judeus
que convenceram as multidões.
Então apedrejaram Paulo
e arrastaram-no para fora da cidade,
pensando que ele estivesse morto.
Mas, enquanto os discípulos o rodeavam,
Paulo levantou-se e entrou na cidade.
No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé.
Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade
e feito muitos discípulos,
voltaram para Listra, Icônio e Antioquia
Encorajando os discípulos,
eles os exortavam a permanecerem firmes na fé,
dizendo-lhes: 'É preciso
que passemos por muitos sofrimentos
para entrar no Reino de Deus'.
Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade.
Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor,
em quem haviam acreditado.
Em seguida, atravessando a Pisídia,
chegaram à Panfília.
Anunciaram a palavra em Perge,
e depois desceram para Atália.
Dali embarcaram para Antioquia,
de onde tinham saído, entregues à graça de Deus,
para o trabalho que haviam realizado.
27Chegando ali, reuniram a comunidade.
Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles
e como havia aberto a porta da fé para os pagãos.
28E passaram então algum tempo com os discípulos.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

 

Apedrejaram a Paulo, deixando-o derrubado, tão destroçado que até pensaram que ele estivesse morto. Porém, pela força de Deus, Paulo se levantou e continuou a sua missão indo para outros lugares.

Muitas vezes nós podemos até pensar que Deus nos abandou no sofrimento, e outros até duvidam da existência de Deus quando o sofrimento é muito grande.  Amigos. O sofrimento é exatamente para testar a nossa fé. Lembra de Jó? Lembra de Abraão quando Deus lhe pediu o seu próprio filho em sacrifício?

Nunca devemos nos desesperar diante das dificuldades, diante da dor, pois o Senhor Deus nunca nos abandona. E é nestes momentos que Ele está mais perto de nós, nos observando, porém nos amando. Confiemos nele, peçamos a sua  cura, e logo  tudo passará, assim como se dissipou aquele vento forte que deixaram os discípulos apavorados na barca! Prezadas irmãos e irmãos. O sofrimento é necessário para a nossa purificação. É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus. Confia em Deus, nosso Pai amoroso.

EVANGELHO

Evangelho - Jo 14,27-31a

A minha paz vos dou.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,27-31a

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Deixo-vos a paz,
a minha paz vos dou;
mas não a dou como o mundo.
Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.
Ouvistes que eu vos disse:
'Vou, mas voltarei a vós'.
Se me amásseis,
ficaríeis alegres porque vou para o Pai,
pois o Pai é maior do que eu.
Disse-vos isto, agora, antes que aconteça,
para que, quando acontecer,
vós acrediteis.
Já não falarei muito convosco,
pois o chefe deste mundo vem.
Ele não tem poder sobre mim,
amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai,
eu procedo conforme o Pai me ordenou.
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

 

A melhor paz é a paz de Cristo. É a paz da consciência limpa, tranquila, e sem pecado.  A paz de Cristo é a paz verdadeira. É quando estamos bem conosco, com os irmãos, e acima de tudo  na amizade com Deus.

A paz de Jesus é a paz de quem está  contente, feliz, com o que tem, sem aquele dessespero de querer sempre mais, e mais. A ambição exagerada nos deixa inquietos, no desconforto da alma e do corpo, e não nos faz nenhum bem, ao contrário do que pensam os ambiciosos.

A paz do mundo é uma paz mentirosa. Ou seja, ela na verdade não existe em profundidade. Pode-se até ter uma certa calma no relacionamento entre as pessoa, porém, se formos verificar a fundo, há muito interesse e  falsidade envolvida.

De modo geral, o ser humano acredita que para se viver em paz, é preciso estar preparado para a guerra. O poderoso, se reveste de toda proteção, para poder viver em paz.  A paz do mundo.  Países para viver em paz, se armam até os dentes, gastando grandes verbas em todo um aparato de guerra, dinheiro este que poderia ser direcionado para melhorar a vida de muitos necessitados e famintos.

Estamos nos referindo a chamada PAZ ARMADA! Para se evitar uma guerra, acreditam que é necessário estar armados, preparados para o que der e vier.

Na paz de Cristo mesmo, eles nem pensam!

Neste Evangelho, Jesus nos lembra de uma verdade muito importante a respeito do capeta. ...pois o chefe deste mundo vem.
Ele não tem poder sobre mim...

Você viu isso? O DEMÔNIO NÃO TEM PODER SOBRE JESUS. Então para nos livrarmos dele, é só chamar o nome de Jesus. É só nos apegar a Jesus, e estaremos livres do maligno!

Não tenhamos medo do demônio. Para nos livrar dos seus laços e armadilhas, basta nos aproximar cada dia mais de Jesus. Pois se estamos com Jesus, com Deus, quem poderá contra nós?

Antes de partir, Jesus desejou aos apóstolos a sua paz. Não a paz do mundo, mas a sua paz.

E Jesus avisa que o diabo, aquele que nos dá uma falsa paz, aquele que nos tira a verdadeira paz, aquele que nos induz à guerra, ao sofrimento, e ao inferno, virá para nos atormentar.

Nos noticiários temos todos os dias um desfile de falta de paz. Mortes, brigas, desafetos de todos os tipos entre os filhos de Deus, que vivem sem Deus. Vivem segundo os ditames do “chefe do mundo”, o diabo que os atentam 24 horas.

Paz não é só ausência de conflitos entre nós. Paz é viver em harmonia com Deus, conosco, com nossa consciência, e com as irmãs e os irmãos.

Aquela e aquele que está em paz consigo e com Deus, não tem por onde fomentar a intriga entre os irmãos.  Se vivo em paz, não quero a desarmonia para os outros.

A paz consigo mesmo é a paz da consciência limpa, por não ter cometido atos injustos, sujos, corruptos, etc.

Por isso, a paz depende de cada um de nós, pois ela começa dentro de nossa mente. Para alcançar a paz, devemos parar e pensar: Vou voltar para Deus, viver com Deus e em Deus. Vou largar tudo o que faço de errado, e seguir os ensinamentos de Jesus. Pois só assim terei a paz que Jesus nos deseja!

Do que adianta roubar milhões dos cofres públicos, e ter uma vida atormentada pela consciência pesada? Sabendo que aquele dinheiro fez falta na manutenção das escolas, na manutenção das instalações da polícia e dos hospitais, que estão sucateados.

A FALSA PAZ DO MUNDO – O mundo nos propõe uma falsa paz baseada em festas, bebedeiras, na hipocrisia, no acúmulo de bens materiais, e na superficialidade. Como exemplo disso poderemos citar, que a Páscoa de muitos por aí, significa dar presentes, comer chocolate, e apenas dizer uns aos outros: Boa Páscoa.

Eles ignoram a verdadeira alegria pela comemoração da Páscoa, que é a RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO que vive no meio de nós, e quer que nós vivamos em paz uns com os outros, tolerando-nos, suportando-nos, desejando para os outros o mesmo que desejamos para nós.

E Deus quer que nós agimos assim, não para satisfazer a sua autoridade, mas sim por que VIVER EM PAZ É BOM PARA NÓS MESMOS. A paz faz bem à saúde da mente, do coração e de todo o corpo.

Ao contrário, o desassossego, a ameaça de morte, nos deixa em frangalhos, nos deixa em pânico, em desespero tão grande que não dormimos, não comemos e a nossa saúde vai por água a baixo, chegando até a ocasionar a nossa própria morte.

Não é isso que Jesus nos deseja, meus irmãos. Jesus nos deseja a paz. A sua paz, e não essa falsa paz do mundo!

 

Fica em paz. José Salviano

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário