.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

A Unidade do Espírito Santo-Helena Serpa

 

25 DE ABRIL DE 2021

 

DOMINGO DA QUARTA SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor: Branco

1ª Leitura - At 4,8-12

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 4,8-12

Naqueles dias: 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: 'Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, - aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos - que este homem está curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação,
pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - "Jesus é a pedra que nos sustenta”
É pelo nome de Jesus Cristo que vivemos e crescemos. Somos os construtores do mundo de hoje e Jesus é a pedra que nos sustenta. Ele é a base firme na qual podemos nos apoiar para termos sucesso nos nossos planos e ações. A felicidade não está à venda nos supermercados nem nas lojas nas quais nós buscamos ilusões. A felicidade consiste em viver de acordo com a vontade de Deus. E a vontade de Deus é que sejamos justos e santos. Para sermos justos e santos, porém, precisamos viver em consonância com os mandamentos de Deus. Nós nunca iremos salvar a nossa vida com o nosso próprio esforço nem esperando das pessoas que têm poder aqui na terra.  O homem quer ser senhor absoluto de todas as causas e tem a ilusão de que pode tudo, por isso não procura seguir os ensinamentos d’Aquele que o criou e que sabe como as coisas funcionam. Na maioria das nossas ações nós entendemos que “Deus é um obstáculo para nós” e queremos fazer tudo à revelia do que Ele nos propõe. Não queremos realizar nada em Nome de Deus, precisamos de reverências e de ser reconhecidos, porque nos “achamos” donos do mundo e salvadores de nós mesmos. “Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram”. Em Nome de Jesus nós, como Pedro, poderemos fazer o bem e seguir curando e libertando os homens de boa vontade. - Você tem procurado salvar a sua vida pelo muito que trabalha e faz no mundo? - O que significa para você estar salvo? – O que é para você a salvação de Cristo? – Você tem contribuído na construção de um mundo fraterno de acordo com os ensinamentos de Cristo?

 

Salmo - Sl 117,1.8-9.21-23.26.28cd.29 (R. 22)

 

R.A pedra que os pedreiros rejeitaram,*
tornou-se agora a pedra angular.

Ou: R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
'Eterna é a sua misericórdia!'
8É melhor buscar refúgio no Senhor,*
do que pôr no ser humano a esperança;
9é melhor buscar refúgio no Senhor,*
do que contar com os poderosos deste mundo!'R.
21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes*
e vos tornastes para mim o Salvador!
22'A pedra que os pedreiros rejeitaram,*
tornou-se agora a pedra angular.
23Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:*
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!R.

26Bendito seja, em nome do Senhor,*
aquele que em seus átrios vai entrando!
28Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço!*
Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!
29Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!*
'Eterna é a sua misericórdia!'R.

 

Reflexão - Quando reconhecemos que a nossa felicidade está em Deus nós podemos, também, como o salmista, dar graças a Ele porque é Bom. Quando buscamos o refúgio e a proteção no Senhor nós nos desvencilhamos da escravidão aos poderosos desse mundo e conseguimos verdadeiramente ser livres. Jesus se torna para nós o centro dos nossos ideais e a fonte da nossa felicidade. Aí, então, é que podemos nos apossar da Sua Misericórdia que é Eterna  e nunca nos  abandonará. Somos também eternos (as) na Sua misericórdia quando a Ele entregamos a nossa miséria.

 

2ª Leitura - 1Jo 3,1-2

 

Leitura da Primeira Carta de São João 3,1-2

Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu:
de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!
Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.
2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “o Pai quer que sejamos parecidos com o Seu Filho”

O saber que somos filhos (as) de Deus, é algo muito decisivo para a nossa vivência terrena. Significa que como filhos e filhas nós temos a mentalidade e a essência do Pai.  Se pararmos para pensar perceberemos que tendo a mentalidade e a essência de Deus nós poderemos também fazer proezas e motivar uma grande revolução aqui na terra. O mundo não nos reconhece porque a sua mentalidade é diferente e segue outra orientação! Muitas vezes, raciocinamos que, pelo fato de estarmos em evidência no mundo, tendo sucesso e fazendo inveja a outras pessoas, estamos vivendo tudo o que o Pai quer nos dar como filhos! Quanto engano: o Pai quer que sejamos parecidos com o Seu Filho Jesus. Ele é o Modelo do Filho de Deus e, na Sua vida terrena, não teve sucesso, segundo à mentalidade mundana. Enquanto aqui estamos vivendo, somos chamados a perseguir os passos de Jesus e procurar imitá-Lo. A Palavra, no entanto, nos afirma que “nem sequer se manifestou o que seremos” e “que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é”.  Enquanto isso, firmados nesta esperança nós podemos caminhar vivendo a Sua Palavra, irradiando a Sua Luz nas diversas situações da nossa vida. Fé, esperança e caridade! São estas as virtudes que nos fazem viver aqui na terra como Jesus viveu.  -  Você sabe quais são as características de Jesus? – Há alguma característica que o (a) leva a identificar-se com o Filho de Deus? – Você sabe quais as características dos filhos do mundo? – Quais as características que o (a) identificam com o mundo? – Reflita!

 

Evangelho - Jo 10,11-18

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,11-18

Naquele tempo, disse Jesus: 11Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai.
Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai'.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “A Unidade do Espírito Santo

O próprio Jesus nos afirma que é o Modelo do Bom Pastor: “Eu sou o bom pastor”! Ele, então, nos ensina qual é o segredo para que sigamos o Seu modelo: “o bom pastor dá a vida por suas ovelhas”. De alguma forma, aqui na terra todos nós também pastoreamos as ovelhas do rebanho do Senhor. O Pai criou o mundo e nos entregou a Criação, para que pudéssemos governar. No livro do Eclesiástico nós lemos: "Deus criou o homem da terra, formou-o segundo a sua própria imagem;" "Impôs a cada um deveres para com o próximo." (Eclo 17, 1.12) Portanto, a todos nós, homens e mulheres, pais, mães, irmãos, educadores, religiosos, governantes e todos os que somos responsáveis por alguém ou algum empreendimento, o Senhor chama a zelar pelo Seu rebanho. Precisamos, então, trabalhar para que isto aconteça, porque esta é a vontade do Pai e ter a consciência de que o bom pastor não abandona as ovelhas que lhe são entregues. De alguma forma todos somos chamados a edificar o reino de Deus, por isso precisamos estar atentos para perceber se as ovelhas estão reconhecendo em nós o bom de pastor, isto é, se estamos dando a nossa vida por elas. Dar a vida é dispensar cuidado, zelo, atenção, amor, para exortar, direcionar, mas principalmente dar testemunho de vida.  Quando nos propomos a pastorear o rebanho do aprisco de Jesus nós precisamos ter um espírito de unidade com ovelhas de outros rebanhos, pois o próprio Jesus nos diz que chegará a hora em que haverá um só rebanho e um só pastor. A Igreja de Jesus Cristo é uma só e mesmo que os Seus membros estejam temporariamente afastados, nós sabemos que um dia, todos nós viveremos a Unidade do Espírito Santo. - Como você poder dar a vida pelas suas ovelhas?  - Quando o lobo chegar o que você fará? – Você conhece a voz das suas ovelhas? – E a sua própria voz, você conhece? - A que conclusão você chega? –  Você é realmente um pastor, (a)? – Como estão as suas ovelhas?  O que você precisa fazer mais por elas? – Peço ajuda ao Bom Pastor!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário