.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Empunhando a bandeira da fé-Helena Serpa

 

10 DE ABRIL DE 2021

 

SÁBADO DA OITAVA

 

DA PÁSCOA

 

Cor: Branco

 

1ª Leitura - At 4,13-21

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 4,13-21

Naqueles dias: Os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas,
13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário. 15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16'O que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus.'
18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: 'Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus
que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos.' 21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “o que pode dizer aquele que não experimentou Deus?”
Nada nem ninguém poderá desmentir uma experiência real que tenhamos tido com o Cristo vivo na nossa vida. A nossa experiência com Deus é o fundamento para que sejamos ou não firmes no propósito de fazer com que o Seu reino seja conhecido. Pedro e João eram firmes e seguros quando anunciavam o poder de Jesus, porque falavam daquilo que viviam. Apesar de serem homens sem instrução e sem posses eles enfrentavam as autoridades e diziam: “Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.    Todo homem ou mulher que tenha tido uma experiência com Deus nunca poderá esquecê-la. Os momentos de dificuldades e aflições os quais enfrentamos ou a ajuda que recebemos do céu na hora do sufoco, o consolo de Deus que recebemos no nosso coração nos momentos de dor, são fatos tão vivos em nós que ninguém poderá fechar a nossa boca nem que nos ameacem. Por isso, também, muitas vezes nós somos taxados (as) de alienados (as) e acusados (as) de fanáticos (as). O que poderá dizer, porém, aquele (a) que nunca experimentou? Ninguém poderá contradizer uma pessoa quando ela fala de uma experiência vivenciada. Por isso, Jesus Cristo nos mandou ir pelo mundo inteiro e falar para toda a criatura das coisas que vimos e ouvimos. Novamente, como Pedro e João responderam aos homens do Sinédrio, nós também precisamos nos manter firmes diante do mundo quando também formos questionados (as): ... “é justo que obedeçamos a Deus e não a vós!” - Você também teve alguma experiência que não pode deixar de falar sobre ela? – Faça uma retrospectiva da sua vida e veja os momentos em que você sentiu a força e o poder do alto! – Você tem falado disso a alguém?

 

Salmo - Sl 117, 1.14-15. 16ab.18. 19-21 (R. 21a)

 

R. Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

 

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *
'Eterna é a sua misericórdia!'
14O Senhor é minha força e o meu canto, *
e tornou-se para mim o Salvador.
15'Clamores de alegria e de vitória *
ressoem pelas tendas dos fiéis.R.

16aA mão direita do Senhor fez maravilhas, +
16ba mão direita do Senhor me levantou, *
a mão direita do Senhor fez maravilhas!'
18O Senhor severamente me provou, *
mas não me abandonou às mãos da morte.R.

19Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *
quero entrar para dar graças ao Senhor!
20'Sim, esta é a porta do Senhor, *
por ela só os justos entrarão!'
21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *
e vos tornastes para mim o Salvador!R.

 

Reflexão - O Senhor nos prova, mas nunca nos abandona nas mãos da morte. Toda experiência que tivermos na vida, seja de alegria ou de sofrimento, podemos ter certeza de que o Senhor está ciente e pronto para nos ouvir. Ele espera pelo nosso clamor, espera que saiamos da nossa autossuficiência e que estejamos debaixo da Sua proteção, porque na hora exata Ele ouvirá a nossa súplica. “O Senhor é minha força e o meu canto”.

 

Evangelho - Mc 16,9-15

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 16,9-15

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito.
14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro
e anunciai o Evangelho a toda criatura! Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “empunhando a bandeira da fé”

Maria Madalena foi a primeira a anunciar a ressurreição de Jesus a Pedro e João, mas eles não acreditaram. Os discípulos de Emaús também saíram anunciando o encontro que tiveram com Cristo, mas os outros não lhes deram crédito. Só acreditaram quando Jesus apareceu aos onze.  Não é fácil também para nós acolher o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda a criatura,” enquanto não tivermos também um encontro pessoal, glorioso com a Sua Pessoa. A fé em Jesus Cristo, a certeza de que Ele age e tem influência nas nossas ações, nos nossos sentimentos e no nosso testemunho de vida será como uma bandeira para que as pessoas a quem encontramos também tenham o desejo de experimentar a salvação.  Por isso, Jesus vem a nós a cada dia e quer se deixar encontrar na Eucaristia, na Palavra, na Oração. Todos nós poderemos ter esta experiência de fé com Jesus vivo e, assim, crendo, assumir o papel de anunciadores do Evangelho. A fé abre os nossos olhos e ouvidos para enxergar e escutar a Jesus que está muito próximo de nós, nos traz a paz e sopra sobre nós o Seu Espírito Santo. Somente pelo poder do Espírito nós também podemos nos tornar anunciadores da Boa Nova de Jesus. Obedecendo a sua ordem nós seremos Seus discípulos (as) e seguidores.  Peçamos a Jesus ressuscitado que abra os nossos olhos e os ouvidos do nosso coração a fim de que tenhamos esta experiência forte com Ele. Que tenhamos o propósito de acreditar que Jesus está vivo, muito perto de nós e que assim como aconteceu com outros nós possamos também “ir pelo mundo inteiro e anunciar o Evangelho a toda criatura”!     - Faça hoje a sua profissão de Fé no Cristo morto e ressuscitado. – Reze com muita atenção o Creio em Deus Pai e vá se apossando da realidade mais concreta para o cristão: JESUS ESTÁ VIVO, AQUI!

3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento10 de abril de 2021 às 05:31

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir