.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de abril de 2021

-Ficaram admirados com a sabedoria de Jesus-José Salviano

 

01 de Maio de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 13,54-58

 


PRIMEIRA LEITURA

1ª Leitura - At 13,44-52

 

Vamos dirigir-nos aos pagãos.

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,44-52

No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu
para ouvir a palavra de Deus.
Ao verem aquela multidão,
os judeus ficaram cheios de inveja
e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia.
Então, com muita coragem,
Paulo e Barnabé declararam:
'Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós.
Mas, como a rejeitais
e vos considerais indignos da vida eterna,
sabei que nos vamos dirigir aos pagãos.
Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu:
'Eu te coloquei como luz para as nações,
para que leves a salvação
até os confins da terra'.'
Os pagãos ficaram muito contentes,
quando ouviram isso,
e glorificavam a palavra do Senhor.
Todos os que eram destinados à vida eterna,
abraçaram a fé.
Desse modo, a palavra do Senhor
espalhava-se por toda a região.
Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas,
assim como os homens influentes da cidade,
provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé
e expulsaram-nos do seu território.
Então os apóstolos sacudiram contra eles
a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio.
Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria
e do Espírito Santo.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

Você viu só o que aconteceu? Os apóstolos não se intimidavam com as ameaças dos líderes judaicos, e continuavam  a anunciar bravamente a palavra de Deus por toda aquela região.

E olha só o que os  judeus fizeram. Eles arrebanharam  as pessoas ricas e influentes  daquela cidade, para perseguirem os apóstolos, especialmente Paulo e Barnabé.  E o pior. Eles conseguiram. E foi então que  os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria
e do Espírito Santo.

Nos tempos atuais acontece o mesmo. Aqueles que se acham os melhores, que se bastam a si mesmo e que  não precisam de rezar, são indiferentes a palavra de Deus.  Deste modo, notamos que a Igreja se dedica mais à classe média, e às demais classes, onde as pessoas são mais tementes a  Deus.

E você? De que lado está?  Você é um daqueles ou daquelas que aceitam a palavra de Deus? Que não persegue os escolhidos pelo Pai para anunciar a sua mensagem de amor? Então meus parabéns!

 

 

EVANGELHO

E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?
Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?
E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?
E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.
E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.

Mateus 13:54-58

 

REFLEXÃO

Hoje é dia 1º de Maio, dia dedicado ao trabalhador.  Infelizmente nós não temos nada para comemorar. Ao contrário da Alemanha, onde o trabalhador é valorizado,  nós estamos atravessando uma dupla crise existencial: Uma pandemia viral, e uma grande perda de direitos adquiridos antes.

E o que é mais triste em tudo isso é que os que mais são prejudicados, se calaram. Em vez de reclamar os seus direitos perdidos, estão como que hipnotizados,  conformados, e as coisas continuam acontecendo em seu desfavor.  É isso aí. A mídia fez um bom trabalho.  O de alienar o povo sobre a verdadeira realidade.

No evangelho de hoje percebemos a dificuldade que aqueles que conviveram com Jesus tiveram em compreender sua identidade. Quem é Jesus? Durante cerca de trinta anos ele viveu com a família, na Galiléia, sem nada excepcional que chamasse a atenção sobre sua pessoa.

Jesus o tempo todo falava do Pai. Porém, ninguém via o Pai.  Foi então que Filipe resolveu pedir a Jesus que  mostrasse o Pai a que Ele tanto falava.  A resposta de Jesus foi bem clara.

Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'?
Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim?

Jesus não é apenas o filho de Deus, mais sim, Ele é o próprio Deus.  Jesus é o retrato visível do nosso Deus invisível. Jesus é o próprio Deus que desceu do Céu. Ele é o próprio Deus feito homem.

Jesus é o próprio Deus, com os mesmos poderes que o Pai. Porém,  os habitantes  daquele lugar onde Jesus nasceu, tinha dificuldade em aceitar que Ele era o filho de Deus com plenos poderes.

Nós também enfrentamos o mesmo problema. Fiquei sabendo que muitos pais de sacerdotes não se confessam com os filhos padres. Meu amigo foi ordenado diácono, e na sua casa continuou sendo o marido, o pai, o tio, sem mais nenhuma novidade a se considerar.

O catequista em sua casa pode até ser interpretado como aquele que pretende ser o dono da verdade, quando faz alguma correção, principalmente pela geração jovem. Mas nada disso pode nem deve diminuir sequer o ritmo da nossa empreitada de levar o evangelho aos que o querem ouvir. Se naquela festa da família alguém fez um sutil gracejo sobre o nosso trabalho missionário, com gracejo também devemos responder, de cabeça erguida, confiante e com orgulho de ser um evangelizador (a).

Jesus explicou que santo de casa não faz milagre.

Aquele filho que depois de sido ordenado padre, foi avisado pelos seus familiares, que a sua mãe estava muito mal, estava nas últimas.

Largando tudo, todos os compromissos, aquele jovem sacerdote foi correndo para a sua cidade natal, ver a sua querida mãe. Chegando lá, a viu prostrada em uma cama, meia sedada, e dormitando, e respirando com dificuldade. Imediatamente, o padre começou as orações que precediam a unção dos enfermos. Sua mãe, despertou e reconhecendo-o, disse: Filho, o que está fazendo? Com um olhar meio assustada, como que diria: você é apenas o meu filho! Para com isso!

Outro exemplo. Aquele jovem se formou em medicina, e era um excelente médico na cidade grande.

Em suas férias, a primeira, por sinal, ele foi matar a saudade na fazenda dos seus pais.

Disse: vou tomar leite com gosto de leite, vou sentir o cheiro do chão molhado pela chuva, vou saborear carne fresca no churrasco com meus irmãos e amigos.

E foi. Logo que chegou, ficou sabendo de muitas novidades, porém, ali ainda reinava a falta de um bom atendimento médico, era uma realidade muito triste.

Pensou consigo. Que nada! Agora é diferente. Eu sou médico. E um bom médico.

No outro dia, uma senhora amiga da família, sofreu um acidente. Ela foi atacada por um boi arisco e pegador, que passava perto de sua casa.  Muito machucada ela foi socorrida às pressas, e aquele jovem médico logo foi avisado. Correu para ajudar, mas se esbarrou com a desconfiança dos filhos daquela mulher. Eles preferiram buscar um médico na cidade mais próxima. Não confiaram na competência daquele profissional, pois para eles, aquele tal de médico não passava do filho do Sr. Pedro, o fazendeiro do outro lado do rio.

Neste Evangelho, Jesus lamenta o fato dele não ser aceito em sua cidade natal. Em sua própria terra, a cidade de sua família, Nazaré, Ele não passou de um  filho de carpinteiro. Era rejeitado  pelos próprios familiares.  Não é ele o carpinteiro? Diziam, com certo desprezo. Isto porque  um profeta só não é valorizado na sua própria terra.

 

ORAÇÃO:

Jesus. Que nunca me aconteça de ter a minha fé enfraquecida pelas maldades e ilusões deste mundo. Rogo-te pelas pessoas de fraca fé.

Dai-me força e coragem para nunca desanimar, aconteça o que acontecer, eu quero continuar firme no meu propósito de levar a o evangelho àqueles e àquelas que precisam de ajuda, que estão no caminho errado, aqueles e aquelas que têm sede de Deus. Amém.

 

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Saúde e paz.

    Estou cadastrado no seu Blog com um e-mail que não utilizo mais. Este é meu contato. reportercatolico@hotmail.com

    https://www.facebook.com/reportercatolico https://www.reportercatolico.com.br/

    Deus abençoe o seu trabalho de evangelização.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE VALDIVINO. SEJA BEM VINDO.

    ResponderExcluir