27 Abril
2021
4ª Semana - Terça-feira
Lectio
Primeira leitura: Actos 11, 19-26
19Naqueles dias, os irmãos que se tinham
dispersado, devido à perseguição desencadeada por causa de Estêvão,
adiantaram-se até à Fenícia, Chipre e Antioquia, mas não anunciavam a palavra
senão aos judeus. 20Houve, porém, alguns deles, homens de Chipre e Cirene que,
chegando a Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando-lhes a Boa-Nova do
Senhor Jesus. 21A mão do Senhor estava com eles e grande foi o número dos que
abraçaram a fé e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da
igreja de Jerusalém, e mandaram Barnabé a Antioquia. 23Assim que ele chegou e
viu a graça concedida por Deus, regozijou-se com isso e exortou-os a todos a
que se conservassem unidos ao Senhor, de coração firme; 24ele era um homem bom,
cheio do Espírito Santo e de fé. Assim, uma grande multidão aderiu ao Senhor.
25Então, Barnabé foi a Tarso procurar Saulo.
26Encontrou-o e levou-o para Antioquia. Durante um ano inteiro, mantiveram-se
juntos nesta igreja e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela
primeira vez, os discípulos começaram a ser tratados pelo nome de «cristãos.»
A perseguição que levou à morte de Estêvão, e
provocou a dispersão dos
«helenistas», foi providencial para a vida da Igreja. Os discípulos dispersos
tornaram-se missionários entre os pagãos. Pregaram na Samaria, na Fenícia, em
Chipre e Antioquia, dirigindo-se, não só às comunidades judaicas, mas também
aos gregos, que eram pagãos. Antioquia, na Síria, torna-se uma comunidade
cristã importante, pólo de difusão da fé entre os gregos. Os habitantes de
Antioquia dão-se conta da diferença entre a comunidade dos discípulos de Jesus
e a comunidade dos judeus. Por isso, começam a chamar cristãos aos discípulos de
Cristo. O nome novo afirma eloquentemente que se trata de uma realidade nova.
A comunidade de Jerusalém está atenta ao que se passa em Antioquia e manda dois
emissários para que verificassem o que estava a acontecer. Felizmente envia
Barnabé «homem bom, cheio do Espírito Santo», que é capaz de fazer um bom
discernimento e acaba por compreender e estimular a acção da comunidade. Para
ajudar, vai chamar Paulo a Tarso e introdu-lo na comunidade de Antioquia.
Evangelho: João 10, 22-30
Naquele Tempo, 22celebrava-se em Jerusalém a
festa da Dedicação do templo. Era Inverno. 23Jesus passeava pelo templo,
debaixo do pórtico de Salomão.
24Rodearam-no, então, os judeus e começaram a perguntar-lhe: «Até quando nos
deixarás na incerteza? Se és o Messias, di-lo claramente.» 25Jesus
respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não credes. As obras que Eu faço em nome
de meu Pai, essas dão testemunho a meu favor; 26mas vós não credes, porque não
sois das minhas ovelhas.
27As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. 28Dou-
lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará
da minha mão. 29O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode
arrancar da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos Um.»
Jesus vai ao Templo, na festa da Dedicação, e
passeia debaixo do pórtico de
Salomão. Os judeus ansiosos rodeiam-no e disparam a pergunta que os atormentava:
«Até quando nos deixarás na incerteza? Se és o Messias, di-lo claramente» (v.
24). As palavras de Jesus deixavam entender que ele é o Messias. Mas podiam ser
mal entendidas. Daí o chamado «segredo messiânico» no evangelho de Marcos.
Jesus impõe silêncio a todos aqueles que, a ver as obras de Jesus, podiam
directa ou indirectamente afirmar que Ele era o Messias. Desta vez, Jesus
responde que a pergunta já está suficientemente respondida. Basta ouvir as suas
palavras e, mais ainda, observar as suas obras. O problema é que eles não estão
dispostos a acreditar. E não querem acreditar, isto é, aderir a Jesus, porque
não lhe pertencem, não são seus, não são suas ovelhas. Não são atraídos pelo
Pai (cf. Jo 6, 4). Pelo contrário, quem O escuta, dá prova de que pertence ao
novo povo de Deus, é ovelha Jesus, escuta a sua voz, segue-O, não perecerá
jamais (cf. vv. 27-28).
Os discípulos de Jesus terão de sofrer como Ele sofreu. Mas, tal como Ele
venceu a morte, também os seus discípulos, que vivem unidos a Ele, a hão-de
vencer. Estão protegidos pelo Pai (cf. vv. 28-30).
Meditatio
Os pioneiros da igreja de Antioquia foram
missionários anónimos, tal como aconteceu em Éfeso (18, 1), em Alexandria (18,
24) e em Roma (28, 14) e em tantas outras comunidades cristãs ao longo dos
séculos. Essas igrejas são monumentos a tantos missionários desconhecidos que,
mesmo sem missão oficial, sem organização e sem propaganda, assumiram a sua
condição de baptizados e, animados pelo Espírito Santo, levaram por diante o
trabalho da evangelização. Um exemplo e um estímulo para todos nós, hoje.
No evangelho reencontramos a relação com Deus como condição de adesão a
Cristo. Para acreditarmos, é preciso que o Pai nos atraia para Jesus. Por
outras palavras, para que alguém se torne ovelha do rebanho de Jesus, e O
escute, é preciso que o Pai lho dê. «Vós não credes, porque não sois das minhas
ovelhas» (v.
26), isto é: não credes porque o Pai ainda não vos deu a mim. Por isso, não
sois minhas ovelhas, não acreditais e não me reconheceis. Quando Jesus se
apresenta a uma alma que lhe foi dada pelo Pai, acontece algo de semelhante ao
que se passa quando duas pessoas se encontram pela primeira vez e se descobrem
apaixonadas. Há um reconhecimento mútuo, há a descoberta de que se pertencem um
ao outro. E a vida torna-se mais bela. Quando o Pai apresenta uma alma a Jesus,
ela reconhece o seu Mestre e o Mestre reconhece a ovelha que o Pai lhe dá.
«As minhas ovelhas escutam a minha voz» (v. 27). Há ainda muitas ovelhas que
não estão no rebanho, na Igreja, porque ainda não ouviram a voz do Pastor.
Quando a ouvirem, vão reconhecê-la, porque o Pai lhas deu, e vão aderir a Jesus
em amor recíproco.
Nós, que pertencemos ao rebanho, temos a responsabilidade de fazer ouvir a voz
do Senhor, de modo perceptível, àqueles que ainda não a ouviram. Para isso,
havemos de dar um testemunho coerente e puro.
O Pe. Dehon sentiu pessoalmente a vocação missionária desde a primeira
infância. Escreve no último caderno do seu Diário: " O ideal da minha
vida, o voto que formulava entre lágrimas
na minha adolescência era o de ser missionário e mártir. Parece-me que este
voto se realizou por meio dos mais de cem missionários que tenho em todas as
partes do mundo".
Numa carta escrita aos seus missionários, o Pe. Dehon mostra-se orgulhoso por
esses seus filhos, porque vão para terras longínquas alargar o Reino do Coração
de Jesus, para viver a vida de reparação e de imolação, que a sua vocação
exige. Devem desejar morrer na missão, para que o sacrifício seja mais completo
e sem reservas,
para fazer conhecer e amar a Deus, e para
fazer conhecer o amor do Coração de
Jesus.
Oratio
Ó Jesus, Bom Pastor, ilumina o meu coração e
abre a minha inteligência para compreender a tua palavra. Na complexidade do
mundo em que vivo, batido por tantas propostas religiosas, diante do pulular de
tantas divindades, velhas e novas, sinto-me, às vezes, abalado, e compreendo a
incerteza, o desencanto e o cepticismo de tantos irmãos. São muitas as vozes
que lhes dificultam ouvir e discernir a tua voz.
Tem compaixão de mim. Confirma no mais íntimo do meu coração a tua
palavra, com aquela certeza que só o Espírito Santo pode dar. Tem compaixão dos
meus irmãos, perdidos e confusos, como ovelhas sem pastor. Fala-lhes ao
coração. Faz que Te escutem, não como um dos tantos mestres que por aí andam,
mas como o Mestre, porque Tu e o Pai são Um. Amen.
Contemplatio
Como Nosso Senhor é amável sob o título de Bom
Pastor, um título que resume tão bem todas as bondades do seu Coração para
connosco! Foi ele que deu a si mesmo este título e que nos recordou todas as
solicitudes, todas as ternuras, todas as dedicações de um bom pastor. O bom
pastor conhece todas as suas ovelhas. Chama-as uma a uma. Caminha diante delas.
Condu-las às melhores pastagens.
Espiritualmente, temos por alimento da nossa alma a palavra viva de Nosso
Senhor, e para o nosso coração o alimento celeste da Eucaristia. O bom Pastor
dá os seus cuidados mais diligentes a todas as suas ovelhas. Se vê algumas que
sofrem, feridas, cansadas, toma-as sobre os seus ombros, leva-as para o redil e
cuida delas amorosamente. Nosso Senhor faz isto por nós pela confissão, pela
direcção (espiritual) e pela sua Providência, tão assídua e tão delicada.
O bom Pastor não perde de vista as suas ovelhas, a sua solicitude é extrema.
Vela pela sua segurança, preserva-as da malícia dos maus e defende-os contra os
embustes do demónio. Para as salvar, dá até à última gota do seu sangue. Não é
verdadeiramente o Salvador com o seu Coração cheio de uma bondade inesgotável?
(Leão Dehon, OSP 3, p. 472)
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra:
«As minhas ovelhas escutam a minha voz» (Jo 10, 27).
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.
ResponderExcluirObrigado Senhor, obrigado Dehonianos!!!
ResponderExcluirDEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.