.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 8 de abril de 2021

LANÇAI A REDE À DIREITA DA BARCA-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 09/04/21 - Jo21,1-14

SEXTA-FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA!
"LANÇAI A REDE À DIREITA DA BARCA..."
Reflexão de Olivia Coutinho
Caros irmãos e irmãs em Cristo
Por mais difícil que seja a realidade em que estejamos vivendo como este tempo de pandemia, ainda assim, podemos testemunhar a ressurreição de Jesus, não com provas históricas, e sim, com o nosso testemunho de vida, com a força da superação...
A todo instante, Jesus se faz conhecer através de pequenos sinais, sinais estes, que muitas vezes passam desapercebidos aos nossos sentidos, por estarmos enfraquecidos na fé. Enfraquecidos na fé, não buscamos Jesus, sendo que o que Ele mais deseja, é de ser encontrado por nós.
A ressurreição de Jesus marcou o início da sua presença definitiva no meio de nós, o que nos dá força para sairmos das situações adversas.
A fé no Cristo ressuscitado nos devolve a alegria de viver, reacende em nossos corações a chama da esperança, coloca brilho nos nossos olhos...
O evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, nos coloca diante o mar de Tiberíades, local, onde se deu a terceira aparição de Jesus, segundo o evangelho de João.
A narrativa nos leva a crer, que mesmo depois de dois encontros com Jesus ressuscitado, de receber as instruções Dele, os discípulos ainda não conseguiam dar passos sem a presença física de Jesus, pareciam como que perdidos, sem saber por onde começar a missão que a eles fora confiada. Talvez, a fraqueza na fé, os fizera retroceder, voltar à profissão de antes.
Por um momento, o grupo, seguindo a iniciativa de Pedro (" Eu vou Pescar") abandona o barco de Jesus, isto é, abandonam a missão de pescadores de homens, e voltam à profissão de antes: pescadores de peixes.
Deste texto, cheio de simbolismo, podemos tirar várias lições, mensagens que poderão nos ajudar muito na nossa caminhada de fé!
O mar de Tiberíades significa o mundo, ou seja, o campo de trabalho onde somos chamados a atuar. O número grande de peixes (153) significa a grande quantidade de pessoas a serem “pescadas”, ou seja, a quantidade de pessoas a serem atraídas para o Reino de Deus! O insucesso da pesca, vem nos alertar sobre o perigo da autossuficiência, de falarmos por nós mesmos, de não estarmos unidos a Jesus no exercício da nossa missão. E a pesca abundante, vem nos falar da importância da nossa obediência a Deus. Os discípulos, só tiveram sucesso na pesca, porque foram obedientes à Jesus, ao que Ele disse: “Lançai a rede à direita da barca e achareis.”
A partir do mar de Tiberíades, abriram-se as cortinas para um tempo novo sinalizando os primeiros passos da Igreja missionária, uma Igreja fundamentada no amor de Cristo que através do testemunho dos apóstolos, tornou Jesus conhecido em todos os rincões da terra.
Depois da pesca milagrosa, os discípulos entraram de vez, na "Barca" de Jesus.  Foi através deles, que o anuncio do Reino se espalhou por todo o universo como fagulhas de fogo incendiando o coração da humanidade com a presença do Cristo Ressuscitado, replantando em muitos corações, a semente da fé.
Quando sentimos fugimos de nós, o horizonte da fé, é sinal de que não estamos reconhecendo a presença do ressuscitado junto de nós. O Cristo Ressuscitado, é o horizonte que não podemos perder de vista, é Ele quem nos indica o local em que devemos lançar as nossas redes que são as suas palavras...

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir