.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

4o Domingo da Páscoa-Jorge Lorente

 

Evangelhos Dominicais Comentados

 

25/abril/2021  --  4o Domingo da Páscoa

 

Evangelho: (Jo 10, 11-18)

 

Naquele tempo, disse Jesus: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, quando vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e dispersa as ovelhas. Assim age porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Possuo ainda outras ovelhas que não são deste curral. É preciso que eu as conduza; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. O Pai me ama porque dou minha vida para de novo a retomar. Ninguém a tira de mim. Sou eu mesmo que a dou. Tenho o poder de dá-la e o poder de retomá-la. Esta é a ordem que recebi do meu Pai”.

 

COMENTÁRIO

 

A liturgia de hoje nos apresenta uma imagem de Jesus como o Bom Pastor. Aquele que dá a vida por suas ovelhas. O pastor e seu rebanho eram realidades comuns na vida do povo, no tempo de Jesus.    

 

Este relato nos mostra a intimidade, o afeto entre o pastor e as ovelhas. Percebemos que existe entre eles um amor e uma confiança muito grande. Jesus nos diz que as ovelhas não seguem um estranho.

 

Seguem só o seu pastor, porque conhecem a sua voz. Conhecer, na Bíblia, tem um significado muito profundo, conhecer significa amar. Quem conhece confia e, verdadeiramente, ama.

 

Jesus deixa bem clara a diferença entre o bom e o falso pastor. Este último vem só para roubar, destruir e matar. Por isso é comparado ao ladrão. O Bom Pastor, pelo contrário, preocupa-se com a vida. Vem para que todos tenham vida plena e em abundância.

 

O pastor é o líder e, cada um de nós, de um modo ou de outro, exercemos cargo de liderança. Seja no trabalho, na família ou na comunidade. De forma permanente ou em certas ocasiões, nós somos os líderes. Na parábola do bom pastor Jesus alerta sobre como estão sendo vividas as relações de liderança. 

 

Quando a liderança deixa de ser serviço para tornar-se poder, ela oprime e destrói. A liderança torna-se ladra e salteadora. O líder não pode ser autoritário. Liderar é conduzir para o caminho certo.

 

Quando exercemos algum cargo de liderança, sobretudo nas funções públicas e na comunidade da igreja, precisamos estar próximos das pessoas. É fundamental conhecer suas necessidades, compreendê-las, amá-las e partilhar com elas a vida.

 

A vida deve ser entendida no sentido amplo. O amor e a partilha devem estar presentes na vida comunitária, na vida religiosa, na vida familiar e também na vida profissional.

 

Em qualquer caso, o autoritarismo, a negligência e o abandono, são nocivos e levam à morte. Matam a religiosidade e a comunidade, matam a família. As ovelhas conhecem a voz do seu pastor, confiam e se deixam levar. Sabem que serão conduzidas, em segurança, para verdes pastagens e água abundante.

 

Quantos se apresentam como pastores, falam até em nome de Cristo e, no entanto, defendem a violência. Corruptos que não estão preocupados com a paz, com a liberdade, com a dignidade e, muito menos com o abandono que se encontram as crianças, doentes e idosos. Não têm a menor preocupação com o desemprego que ameaça suas ovelhas.

 

Cuidado com os falsos pastores. Eles têm a voz muito parecida com a do verdadeiro pastor. Fazem uso dos meios de comunicação. Sobem em palanques, fazem discursos inflamados e estão presentes no rádio, na tevê, nos jornais e revistas.

 

Estão presentes no nosso dia-a-dia disfarçados de bons pastores. É preciso estar atentos e abrir bem os ouvidos, para não sermos enganados. Não podemos seguir a qualquer um, vamos seguir o Bom Pastor!

 

Como reconhecê-lo? O Bom Pastor não é reconhecido por falar manso e de forma poética, Ele é reconhecido pelas verdades que diz; são palavras nem sempre doces, porém verdadeiras.

  

jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br – 25/abril/2021

 

 

 

(08694) - Palavras de Vida       [359]

 

Quarto Domingo da Páscoa – 25/abril/2021

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – Bom dia para você que nos acompanha através das emissoras interligadas à Rede Imaculada de Comunicação!

 

Loc – A partir de agora apresentamos: Palavras de Vida!

 

Loc – Vamos juntos refletir e nos alimentar da Palavra de Deus deste domingo, dia do Senhor.

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – A Palavra de Deus é simples e direta, por isso ela não pode passar despercebida, sem marcar o nosso dia a dia, sem deixar um sinal indicativo do verdadeiro caminho.

 

Loc – Celebramos hoje o Quarto Domingo da Páscoa, é chamado de o Domingo do Bom Pastor, pois todos os anos a liturgia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho de João, no qual Jesus é apresentado como o Bom Pastor. Este é, portanto, o tema central da Palavra de Deus para a nossa reflexão de hoje.

 

 

 

Vejamos as leituras de hoje:

 

 

 

Primeira leitura At 4, 8-12

 

A primeira leitura afirma que Jesus é o único Salvador e que não existe debaixo do céu outro nome pelo qual possamos ser salvos. Dizer que Jesus é o único salvador equivale a dizer que Ele é o único pastor que nos conduz em direção à verdadeira vida. Esta leitura faz um alerta para não nos deixarmos iludir por outras figuras, por outros caminhos, por atalhos e outras sugestões que nos apresentam propostas falsas de salvação. Lucas, o autor do livro dos Atos dos Apóstolos, diz que Pedro está cheio do Espírito Santo. Aqui vale dizer que os cristãos não estão sozinhos e abandonados quando enfrentam o mundo para anunciar a salvação. É o Espírito quem conduz os discípulos na sua missão e orienta o seu testemunho. Cumpre-se, assim, a promessa que Jesus havia feito aos discípulos: “quando vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de dizer em vossa defesa, pois o Espírito Santo vos ensinará, no momento próprio, o que haveis de dizer” (Lc 12, 11-12). Por isso, discípulo, discípula de Jesus, acredite e assuma sua missão. Não tenha medo, pois as palavras fluirão, nada nem ninguém poderá calar os discípulos chamados a colaborar com Jesus no anúncio da salvação. Em resumo: os discípulos receberam a missão de apresentar ao mundo Jesus Cristo, o único Salvador. É o Espírito que os anima nessa missão e que lhes dá a coragem para enfrentar as forças contrárias, a oposição das forças opressoras que recusam a proposta libertadora de Jesus.

 

Op - (06772) –  “Quero te conhecer”  5’ 58”

 

 

Salmo 117 (118)

 

Como vimos e meditamos no Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor e também no segundo Domingo da Páscoa, este salmo é uma oração coletiva de agradecimento. Dividida em grupos, a comunidade recebe a pessoa que vai agradecer e entoa o refrão, exaltando o amor de Deus. A pessoa começa a contar a experiência de ter sido atendida por Deus, e apresenta uma lição de confiança que desmascara as falsas seguranças, encontradas longe de Deus, dizendo: “este é o dia que o Senhor fez para nós; alegremo-nos e nele exultemos!” Celebrando a vitória conseguida com o auxílio do Senhor, a comunidade responde: “Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! Eterna é a sua misericórdia. A casa de Israel agora o diga: eterna é a sua misericórdia!”

 

Op - (01835) –  “Salmo 117”  1’ 42”

 

Segunda leitura 1Jo 3, 1-2

 

Na segunda leitura, tirada da primeira carta de São João, o autor nos convida a contemplar o amor de Deus pelo homem. É porque nos ama de verdade que Deus está disposto a nos levar a superar a nossa condição de fraqueza e de fragilidade. O objetivo de Deus é o de nos integrar na sua família e de nos tornar semelhantes a Ele. Nesta sua primeira carta, João escreve para uma comunidade de homens e mulheres que não cumprem os mandamentos, em particular, o mandamento do amor aos irmãos. João insiste em apresentar-lhes as diretrizes que regem a vida cristã autêntica. João lembra aos cristãos que eles são filhos de Deus e exorta-os a viver o dia a dia de forma coerente com essa filiação divina. Viver como filho de Deus implica em fazer opções que, muitas vezes, estão em contradição com os valores que o mundo considera prioritários; por isso, os discípulos são objetos de desprezo e dos ataques daqueles que não estão dispostos a conduzir a sua vida de acordo com os valores de Deus. Jesus Cristo conheceu e enfrentou essa mesma realidade; mas a sua história mostra que viver como filho de Deus não é um caminho de fracasso, mas sim um caminho de vida plena e eterna. Por tudo isso, o cristão não deve, nem pode ter medo de percorrer o mesmo caminho que Jesus percorreu, tendo sempre na lembrança que Deus Pai caminha ao seu lado .

 

Op - (03746) –  “Filho muito amado”  4’ 27”

 

 

Evangelho Jo 10, 11-18

 

O capítulo 10 do evangelista João é dedicado à catequese do Bom Pastor. O Evangelista João utiliza esta imagem para propor uma catequese sobre a missão de Jesus. A obra do Messias consiste em conduzir o homem, a mulher, toda humanidade, às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota vida em plenitude. O Evangelho apresenta Cristo como o Pastor modelo, aquele que ama as suas ovelhas de forma gratuita e desinteressada, capaz até mesmo, de dar a sua vida por elas. As ovelhas sabem que podem confiar nele de forma incondicional, pois ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho. O que é decisivo para pertencer ao rebanho de Jesus é a disponibilidade para escutar suas palavras e segui-lo no caminho do amor e da entrega. O Bom Pastor não trabalha por interesse, como acontece com outros pastores, que apenas procuram explorar o rebanho e usá-lo em benefício próprio, ele faz tudo por amor. Ele não foge quando as ovelhas estão em perigo, mas defende-as, preocupa-se com elas a ponto de dar a sua vida por elas. O Bom Pastor mantém com cada uma das ovelhas uma relação única, pessoal, conhece os seus sofrimentos, dramas, sonhos e esperanças. As qualidades de Cristo, o Bom Pastor, aqui apresentadas, devem fazer-nos perceber que podemos confiar nele, de forma incondicional e entregar, sem receio, a nossa vida em suas mãos. No rebanho de Jesus, não se entra por convite especial, nem há um número restrito de vagas a partir do qual ninguém mais pode entrar. A proposta de salvação que Jesus faz se destina a todos os homens e mulheres, sem exceção. O que é decisivo para entrar a fazer parte do rebanho de Deus é escutar a voz de Cristo, aceitar as suas indicações e tornar-se seu discípulo. Isso significa, concretamente, seguir Jesus, aderir ao projeto de salvação que Ele veio nos apresentar. Significa percorrer o mesmo caminho que Ele percorreu na entrega radical aos projetos de Deus e na doação total aos irmãos.

 

 

Op - (06377) –  “Bom Pastor”  3’ 55”

 

Loc – Com os trabalhos técnicos de ..................... e apresentação de Jorge Lorente, nós encerramos a nossa meditação da Palavra de Deus. Obrigado por seu carinho e audiência. Palavras de Vida volta no próximo domingo neste mesmo horário. Continue conosco, em instantes estaremos rezando com você através das canções que falam de fé, amor e fraternidade. Deus abençoe seu lar e sua semana. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e salve Maria Imaculada!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário