.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de abril de 2021

-Quem é do Alto pensa e fala coisas do Alto-José Salviano

 

 

15 de Abril de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 3,31-36

 


Primeira leitura

1ª Leitura - At 5,27-33

Disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 5,27-33

Naqueles dias:
Eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio.
O sumo sacerdote começou a interrogá-los,
dizendo: 'Nós tínhamos proibido expressamente
que vós ensinásseis em nome de Jesus.
Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém
com a vossa doutrina.
E ainda nos quereis tornar responsáveis
pela morte desse homem!'
Então Pedro e os outros apóstolos responderam:
'É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens.
O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus,
a quem vós matastes, pregando-o numa cruz.
Deus, por seu poder, o exaltou,
tornando-o Guia Supremo e Salvador,
para dar ao povo de Israel a conversão
e o perdão dos seus pecados.
E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo,
que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem.'
Quando ouviram isto,
ficaram furiosos e queriam matá-los.
Palavra do Senhor

 

Reflexão

Os apóstolos  foram levados ao  Sinédrio para serem interrogados pelo sumo sacerdote, o qual fez uma séria advertência a eles pelo fato deles terem desobedecido a sua ordem de não falar mais de Jesus Cristo, e de acusá-los de terem matado o Filho de Deus. Porém a coragem daqueles apóstolos, não era uma coisa normal, não era coisa da parte humana, mas sim, uma força especial vinda de Deus Pai. E esta mesma força assustava os líderes judaicos, de forma aterrorizante. Eles ficavam atônitos, sem rumo e  sem saber exatamente o que fazer com eles. Pois prisão não adiantava.

Os apóstolos não se amedrontavam por nada. Não acovardavam por nenhuma ameaça, e reafirmaram que É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens.
Caríssimas e caríssimos. Cada um de nós também pode experimentar esta força do Alto para enfrentar as dificuldades da vida, para suportar os nossos sofrimentos, as nossas dores, assim como as injustiças dos homens e das mulheres. Pois se Deus é por nós, quem poderá contra nós?  Contando com a força do Pai, nós nos tornamos imbatíveis diante das dificuldades desta vida mortal e passageira.

E a melhor parte, assim como os apóstolos, nós que somos catequistas, temos conosco a grande força do Pai que nos orienta, nos inspira, nos protege, e nos dá muita coragem para falar das coisas de Deus. Para anunciar o Evangelho sem medo, e com muita garra!

 

 

Evangelho

Evangelho - Jo 3,31-36

O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3,31-36

- 'Aquele que vem do alto
está acima de todos.
O que é da terra,
pertence à terra e fala das coisas da terra.
Aquele que vem do céu
está acima de todos.
Dá testemunho daquilo que viu e ouviu,
mas ninguém aceita o seu testemunho.
Quem aceita o seu testemunho
atesta que Deus é verdadeiro.
De fato, aquele que Deus enviou
fala as palavras de Deus,
porque Deus lhe dá o espírito sem medida.
O Pai ama o Filho
e entregou tudo em sua mão.
Aquele que acredita no Filho
possui a vida eterna.
Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida,
pois a ira de Deus permanece sobre ele'.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

É muito fácil conhecer o que se passa no interior das pessoas. Ou seja, é fácil saber com quem estamos lidando. Pois as pessoas ao se exporem ao falar, elas colocam para fora, o sue interior. O que se passa nos seus pensamentos dominantes, no seu modo de pensar e de valorizar.

Por vezes isso se torna muito difícil, pois existem aqueles que disfarçam muito bem, aqueles e aquelas que são verdadeiros atores e atrizes, conseguindo nos enganar, se fazendo passar por pessoas honestas, quando na verdade são verdadeiras aves de rapina.

Como exemplo, podemos citar aqueles que só pensam em dinheiro e investimentos. Sua conversa gira em torno de juros, bolsas de valores, investimentos mil, e assim por diante.

Os que vivem segundo a carne, tem sempre um sorriso malicioso, gostam de piadas picantes, e aproveitam tudo para generalizar tornando o diálogo ou a conversa sempre uma coisa muito banal.

Já os intelectuais, podem agir de duas maneiras. Silenciando-se, pois nem sempre gostam de expor as suas idéias para quem não está preparado, ou por que são tímidos. Outros intelectuais, não fecham a matraca, falam, sobre tudo, e praticamente exigem que todos concordem com o que eles pensam e dizem. Muitos desses na verdade, não são nem estudiosos, mas sim, grandes comerciantes, ou políticos natos, se fazendo passar por intelectuais.

Porém, existem aqueles e aquelas que são tementes a Deus, que vivem o Evangelho e optaram pela vida de honestidade, seguindo a Jesus Cristo.  Por tanto o eles são do Alto, pensam e falam coisas do Alto. O seu falar é completamente diferente dos demais. Neles nós sentimos firmeza, pois eles nos inspiram confiança. Esses seguem aquele que é caminho, verdade e vida.

O texto se refere ao próprio Filho de Deus que veio do Alto e que pertencia ao Alto. Por isso, Ele pensava e falava as coisas do alto, embora estivesse cá em baixo nos proporcionando  a salvação eterna.

Jesus é Aquele que veio do alto com plenos poderes no Céu e na Terra. Sua sabedoria não conhece limites. Por exemplo. Ele demonstrou conhecer toda a escritura na ponta da língua. Sempre dizia: Está escrito...Não tentarás o Senhor teu Deus... Nem só de pão vive o homem... Odiarás teu inimigo... Nós, ao contrário, temos um conhecimento limitado, e para o qual precisamos ficar estudando muitas e muitas horas e dias da nossa vida. Além disso, precisamos sempre avivar a nossa memória, pois o esquecimento faz parte dos nossos processos mentais. Nós pensamos, falamos e agimos sobre as coisas da Terra. Estamos apegados a esta vida terrena de tal maneira que não queremos ir para a outra vida. Temos muito medo da morte, e fazemos de tudo para adiar a nossa ida.

Jesus veio do alto e sabe de tudo. Ele nos fala daquilo que ouviu do Pai, mas muitos não aceitam o seu testemunho, e prefere seguir o seu caminho errado. Mas aqueles que aceitam o seu testemunho, aceitam o Deus verdadeiro, pois Jesus disse: “Quem me viu, viu o Pai”...

Caríssimas e caríssimos. Não tenhamos mais dúvidas de que Jesus veio do Alto, veio da parte do Pai, para nos mostrar a sua face até então invisível. Jesus é parte de Deus, e é amado por Ele que lhe deu plenos poderes. Portanto, para que tenhamos a vida eterna, precisamos acreditar no Filho. Pois aqueles que não aceitam Jesus, que não acreditam nos seus ensinamentos, nunca terão a vida eterna.

 

Jesus termina este Evangelho de hoje com uma frase assustadora: “Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele...”

Você já pensou ter a ira de Deus sobre nós?  Se você é um daqueles ou daquelas que ainda tem dúvidas, reza diariamente o CREDO, e peça a Deus que AUMENTE A SUA FÉ, PARA QUE NÃO LHE ACONTEÇA O PIOR...

 

Fica com Deus. José Salviano.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário