.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de abril de 2021

-Sou Eu. Não tenhais medo-José Salviano

 

17 de Abril de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 6,16-21

 

Primeira leitura

1ª Leitura - At 6,1-7

Escolheram sete homens
repletos do Espírito Santo.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 6,1-7

Naqueles dias:
o número dos discípulos tinha aumentado,
e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se
dos fiéis de origem hebraica.
Os de origem grega diziam que suas viúvas
eram deixadas de lado no atendimento diário.
Então os Doze Apóstolos
reuniram a multidão dos discípulos e disseram:
'Não está certo que nós deixemos
a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas.
Irmãos, é melhor que escolhais entre vós
sete homens de boa fama,
repletos do Espírito e de sabedoria,
e nós os encarregaremos dessa tarefa.
Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente
à oração e ao serviço da Palavra'.
A proposta agradou a toda a multidão.
Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do
Espírito Santo; e também Felipe, Prócoro, Nicanor,
Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia,
um pagão que seguia a religião dos judeus.
Eles foram apresentados aos apóstolos,
que oraram e impuseram as mãos sobre eles.
Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava.
O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém,
e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

Nem tudo foram rosas e flores no trabalho dos apóstolos, desbravadores da Nova Igreja de Jesus Cristo que se iniciava mundo afora. Discórdias bobas por vezes surgiam entre os irmãos, porem, esses desentendimentos eram resolvidos pela graça e pela presença viva de Jesus no meio deles. Os apóstolos não estavam sós. Eles eram monitorados e orientados o tempo todo pelo Espírito de Deus.

Em nossas vidas também devemos agir certo, viver na presença de Deus, para que tenhamos a assistência permanente do Criador conosco. É o Pai que nos ajuda a resolver os nossos problemas vitais, é Ele que nos dá força para suportar os fardos desta caminhada, e nos mostra as soluções dos desentendimentos que  possam acontecer no nosso relacionamento com os nossos irmãos e irmãs.

Com os apóstolos  apesar de alguns tropeços, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém,
e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.

Evangelho

Evangelho - Jo 6,16-21

Enxergaram Jesus, andando sobre as águas.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,16-21


Ao cair da tarde,
os discípulos desceram ao mar.
Entraram na barca
e foram em direção a Cafarnaum,
do outro lado do mar.
Já estava escuro,
e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
Soprava um vento forte
e o mar estava agitado.
Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros,
quando enxergaram Jesus,
andando sobre as águas
e aproximando-se da barca.
E ficaram com medo.
Mas Jesus disse:
'Sou eu. Não tenhais medo'.
Quiseram, então, recolher Jesus na barca,
mas imediatamente a barca chegou à margem
para onde estavam indo.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

Já estava escuro, e soprava um vento forte, e o mar estava muito agitado por causa do vento.  Aí, eles viram Jesus andando sobre as águas sem se afundar... e se aproximando da barca.  Os discípulos ficaram com muito  medo,  ficaram mesmo apavorados, pensando que era um fantasma.

Porém, Jesus os acalmou, dizendo:    Sou eu. Não tenhais medo.
nos nossos momentos de desesperos, Jesus está sempre nos dizendo: Não tenhais medo!

Os nossos medos são reações normais do nosso psiquismo que funciona em busca da autopreservação. Porém, medo exagerado e constante, é sinal de falta de fé.  Em outra circunstância  na mesma barca,  em que o vento forte ameaçava a vida dos pescadores, Ele, Jesus, gritou: Por que temeis, homens de pouca fé?

Quem tem fé, tem confiança na proteção divina, e esta atitude funciona de verdade! Por várias vezes Jesus disse aos que ficavam curados  muitas vezes só em tocar nas suas vestes: A tua fé te salvou!

Sem fé não pode acontecer o milagre. Com fé, mesmo diante da maior tempestade, daquelas que acontecem  constantemente em nossas vidas, como brigas, desentendimentos, acidentes, etc, nós conseguimos sobreviver, suportar o peso da diversidade, e em seguida tudo passará com a graça de Deus.

Só que aí, nós nos esquecemos de agradecer.  Nós fazemos como  aqueles nove leprosos mal agradecidos que só se lembram do poder de Jesus, na hora em que pediram a sua ajuda. Depois seguiram em frente e somente um voltou para agradecer.

Confiar em Deus, e fazer a nossa parte. Fazer o bem e evitar o mal e seguir a vontade do Pai.

Os discípulos ficaram com medo ao ver Jesus andando sobre as águas. Não deu para distinguir o que estavam avistando ao longe. Chegaram a pensar que fosse um fantasma!

Quantas vezes isso já aconteceu conosco. Quantas vezes já gritamos. Porque? Porque! O que é isso! Ou, isso não está me acontecendo!

Ficamos inconformados, desesperados,  com alguma desgraça que nos acontece. Perdemos a sintonia de nós mesmos, e no desespero muitos até perguntam: onde está Deus? E o pior, alguns têm dito: Se Deus existisse nada disso aconteceria!

Homens de pouca fé! Jesus teria repetido a mesma frase que disse aos pescadores.

Mas no Evangelho de hoje, a frase de Jesus, foi: “Sou eu. Não tenhais medo!”.

O medo é um fenômeno psicológico de autodefesa. Por medo nós podemos deixar de fazer certas coisas, certas loucuras e com isso preservamos a nossa vida. Sentir medo, portanto, é normal a todo tipo de animal. Tanto irracional, como racional.

Dizem que o bêbado não tem medo de nada, que não percebe nada. Faça um teste. Passa a mão no bumbum dele. Logo ele com muita dificuldade, se defenderá da sua agressão ousada. Ou então, põe a mão no bolso dele, e veja como reage.

Dizem também que o louco não tem medo de nada. Também não é bem assim. Neste caso, já fica um pouco difícil, para não dizer perigoso, fazer um teste. A verdade é que o louco não enfrenta um carro, não se joga no canal, não enfrenta uma arma seja branca ou de fogo.

Então, sentir medo, é coisa de todos os mortais. Homens e animais. Até um Pit Bull tem medo pelo menos de banho e de gato. Assim dizem.

Porém, o medo exagerado, o medo desesperado incontrolável, já é coisa de homens e mulheres de pouca fé.

O medo extremo só acontece com quem não confia em Deus, na proteção divina.

Ao contrário, os homes e mulheres de muita fé, têm pouco medo. Ou seja, eles só sentem o medo natural a todos os mortais, não aquele medo apavorante.

Pois é muito confortante saber que em nossas tempestades, Jesus vem sempre ao nosso encontro andando sobre as águas e dizendo: Sou eu... não esquenta,  não tenha medo! Tudo vai dar certo!  Não chore. Como Ele disse àquela viúva que acabara de perder o seu filho.

Só Jesus é capaz de andar por cima dos nossos problemas sem se afundar. Só Ele é capaz de acalmar todas as nossas tempestades, só Ele pode acalmar as nossas dores, mal-estares, angústias, e todas as enfermidades do nosso corpo limitado e sujeitos a arranhões e enfermidades.

Oremos. Senhor. Entra na barca da nossa vida e acalme as nossas tempestades, as tormentas que vivem nos atormentando. Proteja-nos de tudo aquilo que nos faz sentir medo! Amém.

 

 

Sem medo! E fica com Deus. José Salviano

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir