.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

SEJAMOS HOJE TESTEMUNHAS DO CRISTO RESSUSCITADO – Maria de Lourdes Cury Macedo.

 


 

Domingo, 18 de abril de 2021.

Evangelho de Lc 24, 35-48.

 

         A liturgia de hoje continua nos dizendo da experiência com o Ressuscitado nesse tempo pascal e nos propõe esse esclarecimento pelas Escrituras. O 3º Domingo da Páscoa nos apresenta Jesus Ressuscitado dos mortos, revelando-se novamente à comunidade dos discípulos, desejando: “a paz esteja convosco!” A história da Salvação tem seu centro na morte e ressurreição de Jesus. Quando escutamos a Palavra de Deus com amor e atenção desperta em nós, aflora no nosso coração a fé no Cristo Ressuscitado. Os primeiros discípulos de Jesus e hoje, nós experimentamos a sua presença por meio da Palavra e do Pão da vida. Ele nos comunica a paz e nos confirma como testemunhas do mistério de sua Páscoa. A Palavra de Deus toca profundamente na nossa alma, é o próprio Jesus falando conosco, nos instruindo, podemos sentir sua presença viva e atual. Somente a fé na Escritura pode nos ajudar reconhecer Jesus ressuscitado e transmitir essa ‘vida nova’ para outras pessoas para que também elas experimentem. Ainda há muitas pessoas que precisam conhecer melhor a mensagem de Jesus.

O Evangelho de hoje nos revela a dificuldade que os discípulos tiveram para crer na ressurreição de Jesus e a missão que eles receberam de levar o testemunho “a todas as nações, até os confins da terra, começando por Jerusalém”.

Não basta o testemunho de dois discípulos, a comunidade toda precisa testemunhar a ressurreição de Jesus. Jesus aparecera aos discípulos, no caminho para Emaús, os quais caminhavam desanimados, tristes, abatidos pensando que tudo acabara, que a morte de Jesus fora o fim, um fracasso total. Jesus fala com eles enquanto caminham de volta para casa, a tarde caía e os discípulos convidam o forasteiro a ficar com eles. Jesus aceita e se põem à mesa para comer e no gesto de partir o pão, reconhecem Jesus, testemunham a presença do ressuscitado e com o coração ardendo de amor e fé, voltam para Jerusalém para comunicar, relatar aos discípulos, fechados no cenáculo, a ressurreição de Jesus.  Mal começaram falar, Jesus entra no cenáculo, com as portas fechadas e lhes deseja a paz. E para provar que não é um fantasma mostra as marcas da crucificação. Os discípulos experimentam um misto de alegria, medo, espanto ao verem Jesus.

Jesus abre-lhes os olhos para lhes mostrar que está vivo, que não ficou morto, que sua morte não foi um fracasso, uma vergonha, mas uma vitória sobre o mal, sobre o pecado. Jesus foi morto pela sociedade injusta, mas triunfou, está vivo, ressuscitado, vitorioso, dando início a uma nova vida e comunicando a todos essa ‘nova vida’ liberta do mal. Por isso Jesus insiste na ressurreição do corpo como um dado concreto, real e palpável. Os discípulos podem olhá-lo, tocá-lo, constatar, e Jesus lhes mostra as mãos e os pés, e come um pedaço de pão e peixe. Fantasma não come, nem bebe!!! O ressuscitado possui identidade no corpo: “Olhem minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo! Toquem em mim e vejam. Um fantasma não tem carne, nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”. 

Era tamanha alegria e surpresa que os discípulos não podiam acreditar, não podia ser momentânea aquela crença, mas duradoura que leva o discípulo ao testemunho: Eu vi o Senhor! Estive com Ele; Ele realmente está vivo e no meio de nós.

A ressurreição de Jesus é o ponto central de toda a Bíblia e do projeto de Deus. A morte e a ressurreição de Jesus constituem o centro de toda a Escritura. Em Jesus toda a Bíblia se concretiza, Lei – Profetas – Salmos, tudo adquire sentido e coerência. É por meio do testemunho dos discípulos que o anúncio do ressuscitado chegará até aos confins do mundo. Agora em nome de Jesus serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, a todos os povos começando por Jerusalém. É assim que seus seguidores proclamarão que a sociedade injusta não conseguiu anular o processo de vida e liberdade que Jesus trouxe para toda a humanidade.

As dificuldades dos discípulos em acreditar na ressurreição, apesar de poder tocar no corpo de Jesus, são também as nossas dificuldades e desafios. Os discípulos precisaram passar por um encontro pessoal com Cristo ressuscitado, para passar do medo à coragem, do desânimo ao entusiasmo, para anunciar a todos o Cristo vivo ressuscitado. Recebemos dos apóstolos esse legado e assim nós também hoje precisamos nos encontrar com Cristo na Palavra e na Eucaristia para termos fé, coragem, entusiasmo e anunciar a todos a salvação que Cristo nos trouxe. Nossa “Jerusalém” de hoje são nossos lares, trabalhos, comunidades e outros ambientes onde fazemos a experiência com o Ressuscitado e de onde saímos para anunciá-lo.

Nesse tempo pascal vamos renovar nosso compromisso com Cristo, vamos deixar que Jesus seja o centro da nossa vida para nos transformar cada dia mais e ajudar nossa comunidade a vivenciar essa ‘‘vida nova’ em Cristo. Vamos trocar nossas dúvidas pela fé e batalhar para que aja paz no mundo, a paz de Cristo! 

 

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes    

6 comentários:

  1. Amém que a Fé nunca se aparte de mim

    ResponderExcluir
  2. Fé a certeza do que não se vê. A paz de Jesus e o amor de Maria.

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bom. Ótima reflexão, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  5. Amém!!! Obrigada, Maria de Lourdes! Por cada palavra redigida cheia de Fé e sabedoria de quem bebe da fonte. Assim sentimos ao ler. Assim seja, minha irmã. Que as Bençãos do ressuscitado estejam sobre você e TODOS que com Amor e Zelo destilam vida em forma de palavras. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Amém, meus irmãos em Cristo! Sou grata por vocês aproveitarem essas simples palavras, que escrevo com amor e zelo. Fico feliz com esses carinhosos comentários! Tudo por JESUS!

    ResponderExcluir