.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 6 de abril de 2021

-Nascer do Espírito-José Salviano

 

13 de Abril de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 3,7b-15

 

 

1ª Leitura - At 4,32-37

Um só coração e uma só alma.

Leitura dos Atos dos Atos dos Apóstolos 4,32-37

A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma.
Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía,
mas tudo entre eles era posto em comum.
Com grandes sinais de poder,
os apóstolos davam testemunho
da ressurreição do Senhor Jesus.
E os fiéis eram estimados por todos.
Entre eles ninguém passava necessidade,
pois aqueles que possuíam terras ou casas,
vendiam-nas, levavam o dinheiro,
e o colocavam aos pés dos apóstolos.
Depois,
era distribuído conforme a necessidade de cada um.
José, chamado pelos apóstolos de Barnabé,
que significa filho da consolação,
levita e natural de Chipre,
possuía um campo.
Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.
Palavra do Senhor.

Reflexão

Para alguns, esta foi a primeira experiência socialista da História da humanidade. Seria mesmo? Claro que não! Aqui se nota acima de tudo, a fraternidade, a caridade, muita fé e um grande empenho de levar adiante o trabalho iniciado por Nosso Senhor Jesus Cristo.  Aqui, nesta experiência santa não houve nenhum traço de politicagem. O que na realidade aconteceu, foi uma grande PARTILHA DOS BENS necessários à sobrevivência básica de todos, para que o trabalho missionário acontecesse com grande sucesso como o foi.

Quando impera o amor a Deus e o amor ao próximo, é isso o que acontece. É todos por um, e um por todos. A união faz a grande força, e o amor entre eles demonstrou que eram  amigos e seguidores de Jesus Cristo e de seu Plano de amor fraterno!

 

Evangelho

Evangelho - Jo 3,7b-15

Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele
que desceu do céu, o Filho do Homem.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3,7b-15

Naquele tempo disse Jesus a Nicodemos:
Vós deveis nascer do alto.
O vento sopra onde quer
e tu podes ouvir o seu ruído,
mas não sabes de onde vem, nem para onde vai.
Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito'.
Não te admires por eu haver dito:
Vós deveis nascer do alto.
O vento sopra onde quer
e tu podes ouvir o seu ruído,
mas não sabes de onde vem, nem para onde vai.
Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito'.
Nicodemos perguntou:
'Como é que isso pode acontecer?'
Respondeu-lhe Jesus:
'Tu és mestre em Israel,
mas não sabes estas coisas?
Em verdade, em verdade te digo,
nós falamos daquilo que sabemos
e damos testemunho daquilo que temos visto,
mas vós não aceitais o nosso testemunho.
Se não acreditais,
quando vos falo das coisas da terra,
como acreditareis
se vos falar das coisas do céu?
E ninguém subiu ao céu,
a não ser aquele que desceu do céu,
o Filho do Homem.
Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto,
assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado,
para que todos os que nele crerem
tenham a vida eterna.
Palavra da Salvação.

 

Nicodemos teve dificuldade de entender o palavreado de Jesus. Então para  que Nicodemos entendesse, Jesus fez referência à estátua de bronze que  Moisés levantou no deserto, para que  o povo  se voltasse para o alto, e não ficassem procurando serpentes no chão.

Olhar para Jesus pregado na Cruz, nos conduz a olhar para o Alto, nos conduz a nascer do Espírito. Pois é o Espírito Santo que dá sentido à nossa vida  espiritual, à nossa santidade.

Olhemos a transformação  que aconteceu aos discípulos, após receber as línguas de fogo,  do Espírito de Deus, no dia de Pentecostes!

Eles nasceram do Espírito naquele momento! Eles foram transformados em outras pessoas!  E foi somente graças a esse evento histórico, que os apóstolos puderam iniciar  a Igreja viva, a Igreja humana com tanto sucesso. O fogo do Espírito de Deus queimou toda  a sua covardia, todo os seus medos, receios, vergonha de dar testemunho,  e no lugar de tudo isso colocou muita garra, muita coragem, muita valentia, e acima de tudo uma fé de remover montanha. E isso foi constatado pelos milagres realizados por eles.

Nascer do espírito é deixar que o Espírito de Deus governe, ilumine, oriente, todos os nossos passos, todos os nossos pensamentos. Pois são dos pensamentos que brotam tudo, como disse Jesus.

Jamais conseguirei fazer um belo sermão, se o tentar fazer com a minha inteligência limitada. Mais a partir do momento em que  eu deixar o Espírito Santo falar por meio de mim, aí então teremos um belo sermão, que irá convencer a todos de que  o viver segundo o espírito é a melhor opção.

As pessoas  que vivem segundo a carne se tornam opacas, sem brilho, sem vida, sem espiritualidade, sem santidade, e consequentemente fora do contado com o Criador.  Deus continua     as monitorando. Porém tais pessoa cortam o  fio condutor  de contato com o Pai.

Só por meio da conversão,  por meio do sacramento da confissão, é que se consegue voltar  a espiritualidade,  é que se consegue nascer do espírito.  Mas é necessário ficar muito vigilante, pois a qualquer momento, uma simples tentação poderá nos arrastar de novo para  a vida de pecado. Porém, a força do Espírito Santo é mais do que suficiente para nos manter de pé, para nos manter no convívio com a Trindade Santa.

Minha irmã, meu irmão. Se você anda triste, desanimado, sem encontrar o verdadeiros sentido da vida, que  tal nascer do Espírito?  Você pode fazer isso hoje mesmo.  De preferência por meio  de uma confissão,  e por meio da Eucaristia,  seguido de muita oração.  Volte para os pensamentos  do Espírito, volte a  receber a luz do Espírito de Deus. 

Não estamos  aqui falando de espiritismo.  Isso é outra coisa, que não faz parte da vida de um cristão seguidor de Jesus Cristo.

O espírito a que nos referimos até agora,  tem a ver com o Espírito do Pai,  que está disponível para nos tirar da angústia,  da tristeza,  dos medos,  e nos proporcionar uma vida  alegre, cheia de confiança na proteção divina, e na misericórdia de Deus. Uma vida parecida com a vida dos novos discípulos, depois que receberam o
Espírito Santo.  

 

Fica com Deus, José Salviano.

 

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, também sempre acompanho. Obrigada pela dedicação em evangelizar ensinando a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir