.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de abril de 2021

-Minhas ovelhas reconhecem a minha vós-José Salviano

 

26 de Abril de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 10,1-10

 


Primeira leitura

1ª Leitura - At 11,1-18

Também aos pagãos Deus concedeu a conversão
que leva para a vida!

Leitura dos Atos dos Apóstolos 11,1-18

Naqueles dias:
Os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judéia,
souberam que também os pagãos
haviam acolhido a Palavra de Deus.
Quando Pedro subiu a Jerusalém,
os fiéis de origem judaica
começaram a discutir com ele, dizendo:
'Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!'
Então, Pedro começou a contar-lhes,
ponto por ponto, o que havia acontecido:
'Eu estava na cidade de Jope
e, ao fazer oração, entrei em êxtase
e tive a seguinte visão:
vi uma coisa parecida com uma grande toalha
que, sustentada pelas quatro pontas,
descia do céu e chegava até junto de mim.
Olhei atentamente e vi dentro dela
quadrúpedes da terra, animais selvagens,
répteis e aves do céu.
Depois ouvi uma voz que me dizia:
'Levanta-te, Pedro, mata e come.'
Eu respondi: 'De modo nenhum, Senhor!
Porque jamais entrou coisa profana e impura
na minha boca'.
A voz me disse pela segunda vez:
'Não chames impuro o que Deus purificou'.
Isso repetiu-se por três vezes.
Depois a coisa foi novamente levantada para o céu.
Nesse momento, três homens se apresentaram
na casa em que nos encontrávamos.
Tinham sido enviados de Cesaréia, à minha procura.
O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar.
Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam
e nós entramos na casa daquele homem.
Então ele nos contou que tinha visto um anjo
apresentar-se em sua casa e dizer:
'Manda alguém a Jope para chamar Simão,
conhecido como Pedro.
Ele te falará de acontecimentos
que trazem a salvação
para ti e para toda a tua família'.
Logo que comecei a falar,
o Espírito Santo desceu sobre eles,
da mesma forma que desceu sobre nós no princípio.
Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito:
'João batizou com água,
mas vós sereis batizados no Espírito Santo'.
Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós
que acreditamos no Senhor Jesus Cristo.
Quem seria eu para me opor à ação de Deus?'
Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram
e glorificavam a Deus, dizendo:
'Também aos pagãos Deus concedeu a conversão
que leva para a vida!'
Palavra do Senhor.

 

 

REFLEXÃO

 

Era viva a presença de Deus e dos Seus Espírito acompanhando os apóstolos  o tempo todo. Foi assim que nasceu a Igreja humana de Jesus Cristo, totalmente  sob o controle de Deus Pai, de Jesus e do Espírito Santo. Toda a Trindade Santa estava com eles. Orientando-os, protegendo-os, falando com eles,  o tempo todo.

Nós também somos iluminados pelo Espírito de Deus para fazer a vontade do Pai. Quando nos prontificamos a catequisar, nós contamos com toda orientação vinda  do Espírito Santo,  que nos conduz a fazer um trabalho correto, falando a linguagem de Igreja, e nunca entrando em contradições.

Na verdade, não somos nós que falamos aos irmãos, mas sim, o Espírito Santo é que fala por meio de nós.

Por isso é que devemos estar sempre puros, na amizade com Deus, em estado de graça,  e evitando  a todo custo  a volta ao pecado.

'Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!

Esta foi a acusação feita a Pedro, pelos fiéis de origem judaica.  Veja que absurdo, que tamanha discriminação!  Isso não é seguir a Cristo, que buscou  a aproximação com os pagãos, com os sem tetos e sem terras daquele tempo.

 

EVANGELHO

Evangelho - Jo 10,1-10

Eu sou a porta das ovelhas.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,1-10

Naquele tempo, disse Jesus:
'Em verdade, em verdade vos digo,
quem não entra no redil das ovelhas pela porta,
mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.
Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A esse o porteiro abre,
e as ovelhas escutam a sua voz;
ele chama as ovelhas pelo nome
e as conduz para fora.
E, depois de fazer sair todas as que são suas,
caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem,
porque conhecem a sua voz.
Mas não seguem um estranho,
antes fogem dele,
porque não conhecem a voz dos estranhos.'
Jesus contou-lhes esta parábola,
mas eles não entenderam o que ele queria dizer.
Então Jesus continuou:
'Em verdade, em verdade vos digo,
eu sou a porta das ovelhas.
Todos aqueles que vieram antes de mim
são ladrões e assaltantes,
mas as ovelhas não os escutaram.
Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo;
entrará e sairá e encontrará pastagem.
O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

O pastor  fala com suas ovelhas e elas reconhecem a sua voz. Elas não atendem a voz estranha, a voz do ladrão.

O mesmo acontece conosco. Deus fala  o tempo  todo com cada um de nós, e bem poucos são os que percebem a presença de Deus do seu lado. Bem poucos percebem  que Deus não está ausente, que Ele está do nosso lado nos orientando  dos mais variados jeitos, a resolver os nossos problemas. Precisamos prestar mais atenção  na fala de Jesus.

Vou fazer um testemunho aqui. Recentemente me eclodiu  uma hérnia inguinal, com uma dor insuportável, principalmente na hora do banho. Rezei e busquei  um jeito de evitar cirurgia, de ter de me internar em tempos de pandemia.

Busquei contato com vários médicos, e a resposta foi uma só. Não tem solução.  Só fazendo cirurgia...

Me informaram que uma hérnia pode desaparecer.  Todos os médicos negaram isso.

Pesquisei, e descobri que uma hérnia é causada pela fragilidade na parede abdominal, e a causa maior dessa fraqueza é o sedentarismo. Por isso, as hérnias  acontecem mais nos idosos. Porém, é possível um jovem acometer um hérnia, ao fazer um esforço  errado.

Resumindo,  consegui localizar um meu velho amigo  professor de  educação física, e pesquisador, e ele me ensinou um exercício bem simples para reforçar a parede abdominal.  Acredite! Esta hérnia já não dói mais. Estou tomando os meus banhos sem nenhum problema.

Irmãos. É maravilhosa  a intervenção de Deus em nossos problemas, quando nós o pedimos com fé, acreditando que vamos receber a sua ajuda certeira.

Jesus disse: Eu sou a porta das ovelhas.

Jesus é única porta pela  qual devemos passar para irmos ao Pai. Ele é o caminho por meio do qual nós um dia chegaremos lá.  Ele é a porta por onde passamos, por que é Ele quem nos julgará no dia do Juízo Final.

 

Todos que vieram antes são ladrões. Corajosamente, aqui Jesus se refere aos fariseus que usavam do Templo para ganhar muito dinheiro. Usavam os acréscimos que fizeram na Lei de Moisés  em benefícios próprios. 

O bom pastor dá as ovelhas vida plena. Vida em abundância. Seguir o Bom Pastor é ter a garantia de vida plena, mesmo com dores, mesmo que soframos, temos em Deus o nosso alento, o nosso alívio.

O redil das ovelhas era assim como um grande barracão, onde ali ficavam todas as ovelhas de mais de um pastor. Ao amanhecer, eles, os pastores, vinham e tiravam as suas ovelhas, chamando-as pelos nomes. E elas, que reconheciam a sua voz, o seguiam para o pastoreio.

Interessante isso. Desde pequena, a ovelha recebia um nome pelo seu pastor, ele repetia muitas vezes esse nome para ela, até que ficasse gravado em sua mente. Assim, se outro pastor se aproximasse daquela ovelha, ela o rejeitava. Pois reconhecia a voz do seu legítimo pastor.

Baseado nesse fato, Jesus montou uma parábola, para nos explicar o que acontece hoje, com a existência de muitos falsos pastores, que andam por aí se dizendo de ungidos, e fazendo pregações nas quais eles metem medo aos seus seguidores, para que  lhe deem  dinheiro. Eles afirmam que serão castigados todos aqueles e aquelas que não derem dinheiro para a sua “igreja”.

E desse modo, ficam milionários arrancando dinheiro dos humildes.

Jesus disse: Eu sou a porta das ovelhas. A verdadeira porta. Pois todos aqueles que vieram antes de mim, são ladrões e assaltantes.

Se Jesus é a legítima porta, devemos entrar e sair por Ele e assim encontraremos a pastagem. Encontraremos o caminho para a salvação.

Jesus continua: O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.

O falso pastor só quer o nosso dinheiro e mais nada. Ele não está interessado na nossa salvação. Pelo contrário, ele destrói a nossa fé que tínhamos entes de conhecê-lo, e coloca no lugar da nossa antiga fé, uma teologia da prosperidade, que não tem nada a ver com o Sermão da montanha dito por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Irmãs e irmãos. Vamos seguir o verdadeiro Pastor. Pois somente Ele quer que tenhamos vida em abundância.

 

Fica com Deus. José Salviano

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário