8 Abril
2021
1ª Semana - Quinta-feira
Lectio
Primeira leitura: Actos 3, 11-26
Naqueles dias, o coxo de nascença que tinha
sido curado 11não largava Pedro e João, e todo o povo, cheio de assombro, se
juntou a eles sob o chamado pórtico de Salomão.12Ao ver isto, Pedro dirigiu a
palavra ao povo:
«Homens de Israel, porque vos admirais com isto? Porque nos olhais, como se
tivéssemos feito andar este homem por nosso próprio poder ou piedade? 13O Deus
de Abraão, de Isaac e Jacob, o Deus dos nossos pais, glorificou o seu servo
Jesus, que vós entregastes e negastes na presença de Pilatos, estando ele
resolvido a libertá-lo.
14Negastes o Santo e o Justo e pedistes a libertação de um assassino. 15Destes a
morte ao Príncipe da Vida, mas Deus ressuscitou-o dos mortos, e disso nós somos
testemunhas. 16Pela fé no seu nome, este homem, que vedes e conheceis, recobrou
as forças. Foi a fé que dele nos vem que curou completamente este homem na
vossa presença. 17Agora, irmãos, sei que agistes por ignorância, como também os
vossos chefes. 18Dessa forma, Deus cumpriu o que antecipadamente anunciara pela
boca de todos os profetas: que o seu Messias havia de padecer.
19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam
apagados; 20e, assim, o Senhor vos conceda os tempos de conforto, quando Ele
enviar aquele que vos foi destinado, o Messias Jesus, 21que deve permanecer no
Céu até ao momento da restauração de todas as coisas, de que Deus falou outrora
pela boca dos seus santos profetas.
22Moisés disse: 'O Senhor Deus suscitar-vos-á um Profeta como eu, de entre os
vossos irmãos. Escutá-lo-eis em tudo quanto vos disser. 23Quem não escutar esse
Profeta, será exterminado do meio do povo.' 24E, por outro lado, todos os
profetas que falaram desde Samuel anunciaram igualmente estes dias. 25Vós sois
os filhos dos profetas e da aliança que Deus concluiu com os vossos pais,
quando disse a Abraão:
'Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da Terra.' 26Foi
primeiramente para vós que Deus suscitou o seu Servo e o enviou para vos
abençoar e para se afastar cada um de vós das suas más acções.»
O discurso de Pedro revela o sentido e a
justificação da cura do coxo, junto à Porta Formosa e, ao mesmo tempo, serve de
apoio para a exposição do Kerygma cristão. Os ouvintes reagem com admiração,
vendo a cura como uma acção de Deus realizada graças à bondade e à santidade
dos apóstolos. Pedro reage negando tal interpretação: o que aconteceu deve-se
unicamente a um poder novo, agora presente no mundo, porque se cumpriram as
profecias do Antigo Testamento. Acabou o tempo da ignorância. A Ressurreição de
Jesus não deixa margem a dúvidas ou erros. Quem não O aceitar merece ser
excluído do Povo de Deus. Por outro lado, o arrependimento e a aceitação de
Jesus podem apressar o tempo das bênçãos messiânicas quando, no fim dos tempos,
Deus enviar Jesus pela segunda vez. Então, também os seus inimigos e os
incrédulos O hão-de reconhecer como Messias.
Pedro cita Moisés, que disse: «O Senhor Deus suscitar-vos-á um Profeta como eu»
(v. 22). Lucas lê: «O Senhor fará ressuscitar» o profeta como Moisés, isto é,
Jesus. É, pois, preciso escutá-l´O. Quem não O escutar será excluído do monte
santo. Lucas sublinha a continuidade do Povo de Deus, por meio dos Judeus que
acreditam em Jesus. Por meio deles, todas as nações serão abençoadas na
descendência de Abraão.
Evangelho: Lucas 24, 35-48
Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram
o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer,
ao partir o pão.
36Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz
esteja convosco!» 37Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um
espírito. 38Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais
dúvidas nos vossos corações? 39Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo.
Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que
Eu tenho.» 40Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41E como, na sua
alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes:
«Tendes aí alguma coisa que se coma?» 42Deram-lhe um bocado de peixe assado;
43e, tomando- o, comeu diante deles.
44Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda
estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito
está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» 45Abriu-lhes então o
entendimento para compreenderem as Escrituras 46e disse-lhes: «Assim está
escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao
terceiro dia; 47que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o
perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. 48Vós sois as
testemunhas destas coisas.
O texto, que hoje escutamos, completa a
narrativa da aparição aos discípulos de Emaús, sublinhando as provas sobre a
Ressurreição de Jesus. Terá sido a Ressurreição de Jesus uma fantasia (cf. v.
39), em contradição com todo o caminho religioso de Israel no Antigo Testamento?
Para responder à segunda interrogação, Lucas afirma: «Assim está escrito que
o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia».
Para responder à primeira questão Lucas aponta o contacto físico dos discípulos
com Jesus: «Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai
que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho» (v. 39),
bem como o pedido: «Tendes aí alguma coisa que se coma?» (v. 41). Outra prova é
espiritual, fundada na inteligência da Palavra nas Escrituras: «Assim está
escrito...» (v. 46ss.)
A Páscoa de Jesus é o sentido da história de Israel, é o fundamento da fé da
Igreja e da sua obra missionária: «em seu nome, havia de ser anunciada a
conversão para o perdão dos pecados a todos os povos» (v. 47).
Meditatio
Pedro fala da segunda vinda de Jesus como
Messias. Serão tempos de conforto (v. 20), tempos da restauração de todas as
coisas (v. 21). A história de Israel é um caminho para Jesus, o verdadeiro
consolador de Israel, o restaurador de todas as coisas. A sua segunda vinda
será o dia da bênção messiânica sobre todas as coisas, a partir de Israel até a
«todas as famílias da Terra» (v. 25), a toda a criação. A Igreja, desde o seu
começo, tem um horizonte universal, que abrange toda a realidade redimida pela
cruz de Cristo.
Pedro olha com optimismo o futuro de Deus, porque sabe que a ressurreição
de Cristo é um acontecimento decisivo. Mas também sabe que haverá um acto final
em que todo o mistério salvífico da ressurreição de Cristo será plenamente
revelado e alargado a todos os povos e à própria criação. As suas palavras
anunciam o já e o ainda não da história cristã. Entre o já da Páscoa e o ainda
não da ressurreição
definitiva de todas as coisas, está o tempo
oportuno para a conversão, para nos tornarmos dignos das bênçãos messiânicas.
Os Apóstolos não esperavam a aparição de Jesus «em pessoa». Por isso, pensaram
tratar-se de um fantasma. Mas Jesus dá-se-lhes a conhecer com sinais bem
claros: «Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo» (v. 39). Deus, em
Cristo, começou uma nova criação: tomou um corpo humano e fez dele um corpo
espiritual, em continuidade com o primeiro. A ressurreição de Jesus dá um
sentido novo e definitivo às Escrituras: «Abriu-lhes então o entendimento para
compreenderem as Escrituras» (v. 45). Muitas coisas, que pareciam enigmáticas e
obscuras, tornaram-se luminosas, ao serem lidas como profecia da paixão e da
ressurreição de Cristo. Em certos casos, a paixão é representada de modo real,
enquanto a ressurreição não o pode ser, porque teríamos todo o mistério.
Noutros casos, é prefigurada a ressurreição, mas não a morte. Vejamos alguns
exemplos.
Abel, morto pelo seu irmão, é figura de Cristo na sua paixão e morte. Consumado
o crime, Deus diz a Caim: «A voz do sangue do teu irmão clama da terra até mim»
Gn 4, 10). Abel, morto, continua a falar. O NT viu nestas palavras uma pálida
figura da ressurreição.
Na sacrifício de Isaac, a ressurreição é prefigurada de modo mais real. Depois
do sacrifício, Isaac continua vivo, Abraão tem o seu filho vivo. Não houve
verdadeira morte. Abraão levantou o braço para o matar, mas não o matou. Foi um
sacrifício simbólico.
José é também figura da morte e da ressurreição de Cristo. No Egipto, acolhe
vivo os irmãos que o quiserem matar, tal como Cristo acolhe os irmãos depois da
Paixão que sofreu pelos pecados deles. José abriu aos irmãos as riquezas de um
mundo novo, tal como Cristo Ressuscitado abre aos homens as riquezas do Reino
de Deus. Também no caso de José a morte não aconteceu realmente. Mas foi
simbolicamente morto, ao ser lançado ao poço.
Muitos outros símbolos representam o mistério da Páscoa, tal como o templo
destruído e reconstruído depois do exílio. A Páscoa de Cristo realiza e ilumina
todas as profecias e prefigurações.
«Enviado na plenitude dos tempos, - lembram as nossas Constituições - Cristo,
em obediência ao Pai, prestou o seu serviço em prol das multidões. "O
Filho do Homem não veio para ser servido mas para servir e dar a sua vida em
resgate por todos" (Mc 10,45). Com a sua solidariedade para com os homens,
qual novo Adão, Ele revelou o amor de Deus e anunciou o Reino: este mundo novo
já presente em germe nos esforços hesitantes dos homens, encontrará a sua
realização, para além de todas as expectativas, quando, por Jesus, Deus for
tudo em todos. "Sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de
parto até ao presente. Não só ela, mas também nós, que possuímos as primícias
do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adopção, a redenção do nosso
corpo" (Rom 8,22-23). "E quando tudo lhe estiver sujeito, então
também o próprio Filho Se submeterá Àquele que Lhe sujeitou todas as coisas, para
que Deus seja tudo em todos" (1 Cor 15,28) (Cst 10).
Oratio
Senhor Jesus, Morto e Ressuscitado, abre a
minha mente e o meu coração para que compreenda as Escrituras e admire com
reconhecimento e amor o grande mistério que em Ti se realizou para a minha
salvação e para a salvação de todos os povos.
Ajuda-me também a ver os meus pequenos problemas de cada dia à luz do
vasto horizonte da história da salvação, do já da tua Ressurreição e do ainda
não da reconstrução final. Terão, assim, outro respiro as minhas pequenas acções
e as minhas pequenas ou grandes preocupações.
Projecta sobre mim a luz da tua Ressurreição,
para que não viva como nos tempos da ignorância, mas, deixando-me converter,
espere activa e confiadamente a consolação de Deus. Amen.
Contemplatio
Nosso Senhor tem pressa em manifestar a chaga
do seu lado, é um presságio da devoção ao Sagrado Coração, que se expandirá
mais tarde.
Os Apóstolos estão fechados no Cenáculo, talvez barricados, têm medo dos
Judeus. Perguntam-se, se, depois da Páscoa, não será a sua vez de serem
crucificados.
Madalena tinha vindo de manhã dizer-lhes que tinha visto o Cristo ressuscitado,
mas não ousam acreditar nela.
De repente, Jesus mesmo mostra-se no meio deles: Stetit in medio. É para eles
como um raio. Mas vão certificar-se. Jesus tem a dignidade de um rei e de um
mestre, mas tem também o sorriso e a bondade de um pai, de um irmão e de um
amigo.
«Não temais, diz-lhes docemente, sou eu. Porquê este medo nos vossos corações?
Vede as minhas mãos e o meu lado (ostendit eius manus et latus); vede e tocai,
um espírito não tem nem carne nem ossos como vedes que eu tenho» (Lc
24,38).
O bom Mestre tem pressa em manifestar a chaga do seu Coração desde a sua
primeira aparição. De lá partem as suas primeiras graças. (Leão Dehon, OSP 3, p.
385).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra:
«O Messias havia de sofrer e ressuscitar» (Lc 24, 36).
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.