.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de abril de 2021

-Palavra dura, ou palavra de vida eterna?-José Salviano

 

24 de Abril de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 6,60-69

 

 

Primeira leitura

1ª Leitura - At 9,31-42

A Igreja consolidava-se e
crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 9,31-42

Naqueles dias:
A Igreja, vivia em paz
em toda a Judéia, Galiléia e Samaria.
Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor
e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.
Pedro percorria todos os lugares;
e visitou também os fiéis que moravam em Lida.
Encontrou aí um homem chamado Enéias,
que estava paralítico
e, há oito anos, jazia numa cama.
Pedro disse-lhe: 'Enéias,
Jesus Cristo te cura!
Levanta-te e arruma a tua cama!'
Imediatamente Enéias se levantou.
Todos os habitantes de Lida e da região do Saron
viram isso e se converteram ao Senhor.
Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita,
nome que quer dizer Gazela.
Eram muitas as boas obras que fazia e as esmolas que dava.
Naqueles dias ela ficou doente e morreu.
Então lavaram seu corpo
e o colocaram no andar superior da casa.
Como Lida ficava perto de Jope,
e ouvindo dizer que Pedro estava lá,
os discípulos mandaram dois homens com um recado:
'Vem depressa até nós!'
Pedro partiu imediatamente com eles.
Assim que chegou,
levaram-no ao andar superior,
onde todas as viúvas foram ao seu encontro.
Chorando, elas mostravam a Pedro
as túnicas e mantos que Tabita havia feito,
quando vivia com elas.
Pedro mandou que todos saíssem.
Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou.
Depois, voltou-se para o corpo e disse:
'Tabita, levanta-te!'
ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se.
Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se.
Depois chamou os fiéis e as viúvas
e apresentou-lhes Tabita viva.
O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope
e muitos acreditaram no Senhor.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

A força de Deus que acompanhava os apóstolos era tão forte que eles realizavam milagres grandes demais! Já pensou ressuscitar uma pessoa? Pois foi o que Pedro fez!

E foram milagres acompanhados da grande eloquência ao falar,  movidos por uma fé de remover montanhas,  que impulsionou os apóstolos a continuar o seu trabalho missionário apesar das perseguições.

É o que nós precisamos ter. Confiança na proteção e na força do Alto em nós, precisamos de muita fé, e coragem para testemunhar  a ressurreição de Jesus, e levar ao mundo  os seus ensinamentos.

Muitas vezes nós desanimamos diante de uma doença,  diante da falta de dinheiro,  da falta de ajuda dos amigos, dos próprios parentes, e nos esquecemos de pedir a ajuda do Pai Eterno. Peçamos diariamente a cura dos nossos males, a solução dos nossos problemas, e insistimos. Pois mesmo que pareça que Deus está indiferente, Ele está bem aí do seu lado monitorando tudo.  Não se desespere. Continue pedindo, pois Ele pode estar provando a sua fé. Continue acreditando que Ele não o abandonou, e vai chegar a hora da sua libertação  daquele pesadelo, daquele sofrimento. Pois para Deus nada  é impossível.  Ele nos testa, nos prova, para ver até onde vai a nossa fé. Depois Ele nos socorre de forma bem forte e definitiva!  Peça, e recebe.  A tua fé te salvou..

 

Evangelho

Evangelho - Jo 6,60-69

A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna.

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,60-69


Naquele tempo:
muitos dos discípulos de Jesus
que o escutaram, disseram:
'Esta palavra é dura.
Quem consegue escutá-la?'
Sabendo que seus discípulos estavam murmurando
por causa disso mesmo,
Jesus perguntou:
'Isto vos escandaliza?
E quando virdes o Filho do Homem
subindo para onde estava antes?
O Espírito é que dá vida,
a carne não adianta nada.
As palavras que vos falei são espírito e vida.
Mas entre vós há alguns que não crêem'.
Jesus sabia, desde o início,
quem eram os que não tinham fé
e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou:
'É por isso que vos disse:
ninguém pode vir a mim
a não ser que lhe seja concedido pelo Pai'.
A partir daquele momento,
muitos discípulos voltaram atrás
e não andavam mais com ele.
Então, Jesus disse aos doze:
'Vós também vos quereis ir embora?'
Simão Pedro respondeu:
'A quem iremos, Senhor?
Tu tens palavras de vida eterna.
Nós cremos firmemente e reconhecemos
que tu és o Santo de Deus'.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

A palavra de Deus que nos foi dita por meio de seu Filho Jesus, é uma palavra dura de ser seguida. Porém, esta é que é a palavra que quando seguida, nos levará a vida eterna. Por isso Ele tem palavra de vida eterna.

Naquele dia, alguns dos que seguiam a Jesus, acabaram por desistirem, e foram embora. Pois, as palavras de Jesus para eles eram muito difíceis de serem seguidas.

E para nós?  Sim. Muito difícil!  Principalmente para aqueles que vivem sem limites, que apreciam um bom conforto, que não estão preocupados com o fim desta vida terrena, nem com a existência de  uma outra vida eterna. Esses, infelizmente, são aqueles e aquelas que rejeitam a pessoa de Jesus e o seu Evangelho, e por tanto,  agem  segundo os seus instintos, segundo as sua paixões, inclinação, ambições, ou melhor, segundo a carne e segundo  a ânsia de poder.

Rezemos por eles! 

Além dos doze, outros admiradores seguiam Jesus.  Mas no fundo, não possuíam uma fé do tamanho da fé dos escolhidos.  E foi por isso que eles disseram, que as palavras de Jesus eram duras demais para serem seguidas. Percebeu? Quanto menor a fé, maior é a dureza da palavra. Quanto maior for a fé, maior é  a força para seguir  a palavra de Deus.

Assim. Quando temos uma fé forte, nós conseguimos superar os obstáculos, as dificuldades, as tentações, e conseguimos viver, praticar  os ensinamentos de Jesus cristo.  Caso contrário, fica muito difícil, e a pessoa cai no desânimo, e vem o diabo e se aproveita dela para arrastá-la para mais pecados.

 

Aqueles seguidores disseram que a palavra de Jesus era dura demais, e que quem poderia segui-la?  Nós também achamos que as palavras de Jesus são muito duras. Achamos que poderiam ser mais flexíveis, inclusive, muitos buscam adaptá-las ao seu gosto, ao seu egoísmo.  Nos esquecemos que Jesus disse que quem desobedecer um só desses mandamentos, não se salvará, e arrumamos sempre uma desculpinha para aqui e ali, dar umas escapadinhas e cometer uns pecadinhos, só de leve, pois afinal, ninguém é de ferro...

Minhas irmãs, meus irmãos. Acontece que infelizmente nós abusamos da bondade de Deus, e volta e meia pisamos na bola, volta e meia, pecamos.

E a principal desculpa é que as palavras de Jesus são duras demais para serem seguidas. O que faremos? A QUEM IREMOS?  

Nós devemos buscar Aquele que tem palavras de vida eterna! Palavras que se forem seguidas, nos darão mais força para andar no caminho certo e alcançar um dia a vida eterna.

Devemos ir, devemos recorrer, à única fonte de água viva, de água pura, a única fonte de palavra de vida eterna!...

        

Prezados amigos. Na verdade, quase não vemos pessoas criticarem Jesus por suas palavras duras. Mas isso não significa que essas pessoas estão do lado de Jesus, e que estão seguindo as suas palavras.  Infelizmente, muitas pessoas se afastam de Jesus por causa da dureza de suas palavras, de forma silenciosa. Porque o que querem mesmo é levar uma vida light, sem muitos deveres, sem rigores que eles chamam de preconceitos, sem espiritualidade o que eles denominam de  fanatismos. E por isso muitos constroem um deus suave, um deus de amor que os permite tocar a vida como se fosse uma festa.

        

Caríssimos. Mas acontece que Deus fala firme, seu seguimento nos impõe exigências rigorosas, Ele nos ordena a fazer coisas que nos parecem impossíveis: "Não pecar contra a castidade". " Não desejar a mulher do próximo". "Convida os pobres para a tua festa." "Ame seus inimigos"... São palavras duras demais para quem tem uma fé morna e quer ser um cristão "meia boca" ou um cristão apenas social.  Desta forma, podemos ver que ou somos com Ele ou somos contra Ele. Pois não existe um modo de seguir Jesus sem colocar em prática os seus ensinamentos. E por isso, muitos fazem como aqueles seguidores de fraca fé. Retrocedem, desistem, pegam outro caminho...

Minhas irmãs, meus irmãos. Hoje Jesus está nos perguntando: Vocês também querem ir embora?  Ou vocês querem me seguir? Você está comigo, ou não?

Qual é a sua resposta?

 

 

Bom dia a todos.  José Salviano.

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir